Grêmio promove exposição fotográfica “Mãe é puro sentimento”

A mostra ocorre a partir desta terça-feira, 3, na Arena


Fonte: Site Oficial

Grêmio promove exposição fotográfica “Mãe é puro sentimento”
Em homenagem ao Dia das Mães, comemorado no próximo dia 8 de maio, o Departamento de Responsabilidade Social do Grêmio promove uma exposição fotográfica inédita, usando como modelos, as mães da Comunidade Tri. A Mostra intitulada “Mãe é puro sentimento” inicia na próxima terça-feira, dia 3, no saguão do portão A, na Arena, aberta ao público e com entrada franca. A iniciativa reúne 38 imagens de 12 fotógrafos gaúchos , muitos dos quais, reconhecidos pela torcida gremista: Beliza Boniatti, Dudu Contursi, Eurico Salis, Evandro Veiga, Fernando Bueno, João Mattos, Karla Nyland, Lucas Uebel, Manoel Petry, Manoella Petry, Maria Elisa Faccioli e Richard Ducker.

Segundo Giovanni Forneck, um dos diretores do DRS, a ação tem como objetivo retratar momentos e emoções das mães que residem nos bairros que circundam a Arena com os seus filhos. A exposição segue até o dia 16/05, das 10h às 17h.

Os fotógrafos:

Beliza Boniatti:
Graduada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012). Discente de Especialização em Economia da Cultura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi Chefe do Gabinete da Primeira-Dama do Governo do Estado do Rio Grande do Sul com projetos políticos em fotojornalismo e fotodocumentarismo. Atualmente participa de projetos culturais na Ásia e Europa.

Áreas de interesse: Economia da Cultura, Economia Criativa, Fotografia, Fotojornalismo, Fotodocumentarismo, Comunicação.

Dudu Contursi: Dudu Contursi herdou do avô, Carlos Contursi, a vocação pelos cliques. O primeiro contato com a foto publicitária aconteceu em 96, no estúdio de Dennis Magalhães. Formou-se em Publicidade e Propaganda pela PUC/RS em 98. Lá teve como professor de fotografia publicitária Fernando Bueno. Em 2004, foi convocado pelo mestre para integrar o projeto “São Paulo – 450 anos em 24 horas”. O convite rendeu a parceria que dura até hoje. Já são mais de 20 livros em parceria com os Bueno. Em seu último trabalho fotográfico “ Arquitetura Neoclássica em Porto Alegre - uma revisão histórica e crítica, além das fotos, executou também o design gráfico, a direção de arte, o tratamento das imagens e a pré-impressão do livro. É membro da Diretoria do Instituto de Fotografia e Artes Visuais de Canela e da Diretoria da ARFOC/RS 2014/2017. Membro da ARFOC Brasil, FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas), IFJ (International Federation of Journalists) e associado NAPP (National Association of Photoshop Professionals). Além de fotógrafo, trabalha com manipulação de imagens, arte que aprendeu com mestres como Alexandre Keese, Al Hamdan e Jack Davis.

Eurico Salis: Nasceu em 1959. Apresentou no Museu de Artes do Rio Grande do Sul (1983) sua primeira exposição individual. Participou de diversas mostras coletivas e individuais. Foi free lancer da revista Bizz (1986-87), especializada em música. Produziu fotos para capas de discos de grupos de pop rock. Trabalhou para as revistas Veja e Exame (1991-93). Viajou o Brasil com o jornalista Luiz Americano para ilustrar o livro “100 Retratos Brasileiros Apaixonados por Carro” (2000). Também em parceria com Luiz Americano, lançou o livro “Piá Prenda e Peão – Acampamento Farroupilha de Porto Alegre” e “Caminhos Gaúchos – Olhar dos Viajantes”. Publicou“Porto Alegre - Cenas Urbanas, Paisagens Rurais”, premiado com o Açorianos de Literatura de melhor projeto gráfico(2008). Lançou “Cidades Gaúchas – Paisagens Urbanas” (2010). Neste ano, recebeu o Prêmio Joaquim Felizardo de Fotografia. Publicou o livro Centro Histórico de Porto Alegre (2011), com fotografias p&b focando a capital gaúcha. Em 2012, Eurico Salis foi agraciado com o prêmio de melhor livro gaúcho da Abigraf-RS (Associação Brasileira de Indústria Gráfica), pela obra Porto Alegre Centro Histórico. Em 2013, publicou “Rio Grande do Sul – O Solo e o Homem”, com amplo destaque na mídia nacional. Em 2015, ao lado do fotógrafo Manoel Petry, publicou o livro “A Força da Terra – Histórias de quem faz avicultura e suinocultura brasileira. No mesmo ano, realizou a exposição fotográfica “The Power of the Land”, no pavilhão do Brasil, durante a ExpoMilano 2015, em Milão, Itália. Em março de 2016, realizou a exposição “Califórnia”, nas Sals Negras do Margs, reunindo imagens de paisagens do estado norte americano.

Fernando Bueno: Graduado em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Cursou Economia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Iniciou como fotógrafo em 72 no Jornal Zero Hora, atuando em jornalismo com fotos para o Jornal do Brasil, Estado de São Paulo e O Globo. Em 1976 criou a FBueno Produções Fotográficas com Estúdio. Desde 1978 é representado pelo The Image Bank (hoje Getty Images). Um ano depois, ampliou sua relação com a companhia, assumindo o Licensee The Image Bank, para os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina até agosto de 2000. Fez parte da Diretoria do Clube de Criação do RS e é membro da Abrafoto desde 87, onde atuou como Diretor da Abrafoto Regional Sul de 1990/2002. Foi professor de Fotografia Publicitária para o Curso de Comunicação Social na PUC em 1997/98. Fernando iniciou em 2002 o projeto Canela Workshops. Em 2006 teve seu trabalho aceito na 15a. edição da Coleção Pirelli/Masp de fotografia, uma das mais importantes coleções no país.

João Mattos: Fotógrafo, formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pela PUCRS (1994). Trabalha como freelancer de fotografia e como diretor de fotografia na LedTV. Faz fotos de eventos, corporativas, personalidades, shows, arquitetura, políticas e jornalísticas. Foi editor de Fotografia durante dez anos, do Jornal do Comércio, onde trabalhou por 13 anos. Também tem experiência com imagem publicitária e participou de publicação de livros. Vencedor do Prêmio Press, na categoria Melhor Repórter Fotográfico, por três anos. Distinção concedida após votação pública em que participam mais de 500 mil votantes por edição.

Karla Nyland: Fotógrafa, produtora cultural, psicóloga formada pela PUC/RS, pós-graduada em Psicánalise dos Vínculos pelo Contemporâneo Instituto de Psicanálise e Transdisciplinaridade de Porto Alegre, Pós-Graduação Lato Sensu em Marketing pela UFRGS. Diretora Geral da Câmera Viajante - Escola de Fotografia e Cinema. Ministra aulas e palestras em Marketing para fotógrafos. Participou de diversas exposições coletivas de fotografia e produziu, além de várias exposições fotográficas, o I e II Fórum Interlocuções do Imaginário em 2007 e 2009.

Lucas Uebel: Lucas Uebel, graduado em Jornalismo pela PUCRS em 2006, atua há nove anos no ramo do fotojornalismo. Desde 2010, trabalha como fotógrafo oficial do Grêmio Football Porto Alegrense. Além disso, presta serviços para jornais e revistas, regionais e nacionais, e agências internacionais. Também participou de projetos de livros, como "Rio Grande Do Sul, Seu Povo Sua Alma" (2008), "Arena do Grêmio" (2013), "Os Gigantes Estiveram Aqui" (2015) e das exposições "Futebol a Paixão do Brasil" (2014) e "Um Ano de Copa" (2015). Em 2013, foi um dos vencedores do concurso "Alemanha no Brasil - Um Espelho em Fotos" e foi eleito o "Repórter Fotográfico do Ano", em 2014, no Prêmio Press.

Manoel Petry: Iniciou sua carreira fotográfica na publicidade na década de 90. Cursou fotografia pela Ulbra, na qual se formou em 2009. De cliques autoral a trabalhos profissionais, divide suas obras fotográficas em três diferentes linhas: Publicidade, Autoral e fotojornalismo. Com inúmeros trabalhos publicados, ao longo dos anos, suas fotos ilustraram peças publicitárias, revistas, relatórios, livros, sites, exposições e banco de imagens – nacionais e internacionais. Criatividade, qualidade e olhar crítico, são fatores que norteiam seu trabalho. Manoel é também publicitário, diretor de criação e vídeomaker, estando à frente da Agência Capella.

Manoella Petry: Fotógrafa inquieta com olhar peculiar e curioso que procura trazer para as suas imagens a emoção e as sutilezas do momento. Estudante de Comunicação Social na ESPM-Sul. Atua por mais de cinco anos como assistente de fotografia na área de publicidade e já teve seus trabalhos publicados em sites, livros e campanhas publicitárias. Realizou a exposição "Instantes de New York" com fotos autorais, junto com Manoel Petry, na Barber Shop Porto Alegre (2014) e no Café do MARGS (2015/16).

Elisa Faccioli: Graduada em direito, vem desenvolvendo trabalhos na área da imagem desde os anos 90, como uma das sócias fundadora da empresa Sequencia Cinema e Tv, na produção de filmes ,videos e programas para a tv por assinatura. Nos últimos anos vem se dedicando a produção cultural atraves de sua empresa FK eventos & cultura , como Tampart de educação e arte sustentável; e a produção fotografica através de participação em festivais no Brasil e exterior e em exposições coletivas.

Richard Ducker: Sócio do Clube há 20 anos, também foi conselheiro. É o responsável pelo site www.ducker.com.br, que contém mais de 20 mil imagens da torcida do Tricolor ao longo dos últimos dez anos. Cobriu as Olimpíadas de Londres em 2012 e a Copa do Mundo em 2014.

VEJA TAMBÉM
- GRÊMIO EM BUSCA DE GLÓRIA NA BASE! Competição tradicional promete fortes emoções!
- IMORTAL DE OLHO EM REFORÇO INTERNACIONAL! Negociação avança nos bastidores e empolga a torcida!
- BASTIDORES PEGANDO FOGO! Disputa entre gigantes brasileiros resulta em contratação surpreendente!






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

10/1/2025





9/1/2025