Guerra responde quais são as saídas financeiras para o Grêmio Coube à reportagem do ge fazer a última foto de Alberto Guerra na mesa da presidência da Arena do Grêmio após três anos de gestão (2023-2025). O agora ex-presidente tricolor, que entregou o cargo nesta segunda-feira à noite para Odorico Roman, colocou a administração no divã. Ao contrário do que a torcida — ou ao menos parte dela — possa pensar, Guerra diz ter motivos para se orgulhar ao fim do trabalho. Cita a valorização do elenco, que passa a ter jogadores com potencial de venda, como Gustavo Martins, Wagner Leonardo, Gabriel Mec e Alysson, e o trabalho feito nas categorias de base, que tem no sub-17 nomes de talento como Thiaguinho e Luis Eduardo, da seleção brasileira. Também foi na gestão Guerra que a Arena finalmente passou a ser do Grêmio. Claro, com o investimento fundamental do empresário Marcelo Marques que doou a gestão do estádio para o clube. Por outro lado, os resultados dentro de campo estiveram longe do esperado pelos gremistas. O vice-campeonato brasileiro de 2023 veio com nada menos do que Luís Suárez no elenco. Nos dois anos seguintes, o time rondou o rebaixamento no Brasileirão e, em 2025, perdeu o Gauchão para o maior rival. Fora das quatro linhas, a situação tornou-se tensa. A dívida do clube cresceu R$ 220 milhões.
O valor da dívida com os empresários Celso Rigo e Marcelo Marques é de R$ 143 milhões. Alberto Guerra, que no momento retorna à advocacia e acredita que não voltará à vida política do Grêmio, repassa os últimos três anos do clube em conversa com o ge. Veja abaixo. ge — O senhor destaca que o elenco se valorizou ao longo da gestão, mas por que não houve resultado dentro de campo? Alberto Guerra — Quando todas as peças estiverem à disposição, temos um time bastante competitivo para a próxima gestão.
Obviamente, algumas peças podem ser trocadas, mas tem uma espinha dorsal muito boa. Agora, por que não alcançamos os objetivos desportivos esse ano? Eu elencaria três situações. A primeira, a gente errou. Lembro de alguns jogos que, antes dessas contratações da última janela, estivemos muito próximos de vitórias. A bola não entrou por pouco, e não entrar por pouco é erro nosso. E, às vezes, tomava uns gols infantis.
A segunda questão é que esse ano sofremos absurdamente com o número de lesões. Nós tivemos 12 lesões traumáticas e 11 cirurgias. Isso não é normal. Quando traçamos as estatísticas dos últimos anos, às vezes é zero, às vezes é dois. Talvez um clube que tenha sofrido muito é quatro, cinco, mas 12 traumáticas com 11 cirurgias é algo que acaba impactando, porque normalmente são paradas muito longas. Então, não conseguia repetir muito a equipe.
Para ter uma ideia, mesmo após a janela que fizemos — todo mundo disse que foi uma excelente janela do Grêmio —, em um dado momento, dos oito jogadores contratados, tínhamos seis fora por lesão. E acho outra razão, sem ser choro de quem não alcançou os objetivos. Eu entendo que a arbitragem é normal se equivocar, errar, tem o que ganha e perde normal nos campeonatos brasileiros, mas acho que esse ano é um consenso até nacional, quando eu falo com outros presidentes, que o Grêmio é um dos mais prejudicados pela arbitragem. Tem muito ponto deixado ali para trás. Guerra comenta o porquê o time do Grêmio não deu resultado Se a sua gestão não tivesse passado pela enchente e pelas lesões deste ano, onde o time poderia ter chegado? — O "se" nunca sabemos.
Mas eu vejo nessa gestão, especialmente na parte desportiva, que a enchente como um divisor de águas. Estávamos numa crescente, fizemos um 2023 muito bom. Então, mesmo com a saída do Suárez, conseguimos aumentar mais ainda o quadro social, disputar uma Libertadores.
VEJA TAMBÉM
- Grêmio inicia troca do gramado da Arena com tecnologia usada na Copa de 2026
- Grêmio mantém cautela sobre possível acerto com Luís Castro no futebol.
- Craque chegando? Grêmio avança em negociação para empréstimo de jogador de grande clube sul-americano

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Estudo aponta jogador brasileiro como uma das maiores apostas de valorização.
Grêmio garante liderança do Grupo D e vaga nas quartas da Copinha Feminina.
Grêmio inicia troca do gramado da Arena com tecnologia usada na Copa de 2026
Novo brasileiro em destaque na Premier League: Formula Estêvão impressiona jornais.
Arena do Grêmio inicia transição para gramado utilizado na Copa do Mundo.
Grêmio mantém cautela sobre possível acerto com Luís Castro no futebol.
Grêmio negocia transferência de jovem talento para equipe da Premier League
Negociações Futebolísticas: Tentativas Recusadas, Negócios e Investimentos Internacionais.
Nova direção do Grêmio promete reforços pontuais e evita confirmar Luís Castro
Grêmio encaminha negociação de Alysson com clube inglês: confira detalhes
Novo departamento de futebol do Grêmio: conheça as novidades e mudanças.
Alysson próximo de transferência para o Aston Villa: negociação avança
Clube da Premier League avança por promessa do Grêmio, Alysson.
Victor Ferraz planeja aposentadoria após carreira de sucesso em clubes brasileiros
Grêmio encaminha acerto com o técnico Luís Castro para próxima temporada
Grêmio anuncia Alex Leitão como CEO do clube.
Grêmio triunfa na Copa Sul Sub-15 com conquista inédita histórica.
Grêmio encaminha acordo com Luís Castro para avançar na equipe.
Grêmio recebe propostas por jovens talentos e tem potencial de receita milionário
Novo contrato de Luis Castro e saídas no clube: proposta recusada.
Mosqueteiras avançam em campanha histórica na Copa São Paulo de Futebol Júnior