1Win

[OPINIÃO] O descrédito das categorias de base

Apesar da qualidade dos jovens de casa, clubes buscam soluções fora e caras


Fonte: Gaúcha ZH

[OPINIÃO] O descrédito das categorias de base
Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio
Muito se fala acerca da qualidade de jogadores que advém das categorias de base de clubes grandes. Claro que isso existe, mas não é somente isso. Vou me ater nos dois grandes aqui do Sul, no caso, a dupla Gre-Nal.



O Grêmio acaba de fazer uma contratação milionária de atleta vindo do futebol colombiano, com 21 anos de idade. Dizem que foi a maior aquisição da história do clube. Faço uma premissa, se confirmar suas apregoadas qualidades, se vingar como grande jogador, deixa de ser caro e Campaz passa a ser barato, pelo que produzir. Afora este aspecto, que é fundamental, com os valores dispendidos nas categorias de base, com vários times "sub alguma coisa" disputando competições, será que não há mais de um jogador de 20 anos capaz de ser titular? Um jovem colombiano é claramente superior aos jovens gremistas, já integrados ao clube?


Se a resposta for positiva, algo está errado. Ou o colombiano é ou será um fenômeno ou a base não produz bons jogadores. Vale o mesmo para o Inter, que recém-contratou dois jovens de 20 anos, além de outros anteriormente. E consideremos também que atletas oriundo da base, como regra geral, só entram no time por necessidade.



Penso que pode haver um maior investimento na base para que bons jogadores sejam avaliados e aproveitados assim que forem conhecidas suas aptidões. Por fim, apesar de tudo, de visíveis dificuldades, acho que Grêmio e Inter ainda fazem um razoável trabalho dentro de suas possibilidades.

#gremio #imortal #tricolor #cacalo #opiniao #categoriasdebase

VEJA TAMBÉM
- Grêmio ganha do Estudiantes com um a menos e conquista primeira vitória na Libertadores
- Tricolor escalado para o jogo contra o Estudiantes
- Grêmio confiante para a Libertadores, e as lesões intermináveis





Comentários



Luis Rogerio     

Exato , essa historia dos guti da base nao e assim, mas vamos olhar os clubes brasileiros, quem lança 3 ou 4 por ano? Para o Gremio tudo e uma falaiada danada, sempre tem erro , mesmo no acerto tem um mas, ate parece politica brasileira. Porque o atleta colambiano nao,oode ser melhor? Por ele ser bom e nao precisa ser craque para ser adquirido, mas que legal ja tem gente fritando o jigador, a direçao, dao um tempo. O gremio pode e deve comprar destaques sim, base tb da gasto. Acho que deve atacar todos os flancos, menos ficar brigando para contratar jogador que ja pede passagem no master ou fut7

Leia Boaroli     

Essa base tem muita mentira

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

24/4/2024
















































23/4/2024