Formação e títulos continentais unem técnicos da dupla Gre-Nal

Técnicos se enfrentam pela primeira vez no clássico deste domingo, às 16h, no Beira-Rio


Fonte: Globoesporte.com

Formação e títulos continentais unem técnicos da dupla Gre-Nal
Foto: Infoesporte
As cabeças de Miguel Ángel Ramírez e Tiago Nunes maquinam sem parar as estratégias de Inter e Grêmio para o primeiro Gre-Nal da final do Gauchão, neste domingo, às 16h, no Beira-Rio. Mas não se engane pela careca do espanhol das Ilhas Canárias ou pelos fios brancos do gaúcho de Santa Maria.



Os cabelos (ou falta de) são mero despiste para dois técnicos jovens – Ramírez, de 36 anos, e Tiago Nunes, de 41. Representantes da nova geração que estarão frente a frente à beira do campo nos dois clássicos decisivos.


Não se engane também pelo contraste de aparências. Os técnicos levam ao duelo uma trajetória com muitos pontos em comum. Ambos têm formação acadêmica, se forjaram como treinadores em trabalhos nas categorias de base e são campeões continentais.


O treinador gremista foi campeão da Copa Sul-Americana pelo Athletico em 2018. No ano seguinte, Ramírez conduziu o Independiente del Valle, do Equador, ao mesmo título.


O gaúcho e o espanhol também vivem o início de seus trabalhos nos clubes e também de seus históricos em Gre-Nais. Há menos tempo no Tricolor, Tiago estreia em clássicos no profissional. O treinador colorado tenta a primeira vitória, após a derrota na primeira fase do Gauchão.


Os treinadores opõem as suas trajetórias pela primeira vez neste domingo. Unidos por semelhanças, como o ge conta abaixo:


Gre-Nais para afirmação

Os dois Gre-Nais da final do Gauchão são as primeiras grandes decisões para os dois treinadores em seus inícios de trabalho. E se o resultado dos duelos – seja como campeão ou vice – não serão definitivos para os respectivos futuros, é inegável que os clássicos têm peso de sobra para respaldar ou abalar as trajetórias de Ramírez e Tiago.


Contratado para fazer uma ruptura no jeito do Inter jogar, Ramírez já conseguiu implementar muitas de suas ideias. A equipe atua à sua maneira e emplacou mais goleadas (cinco) do que derrotas (quatro). Uma prova de que o Colorado pratica um estilo ofensivo.



Mas que ainda sofre com oscilações, como as vividas nas duas derrotas fora de casa na Libertadores. Aliás: o Inter está invicto no Beira-Rio, com 88,8% de aproveitamento, e vê este número cair pela metade como visitante. Tanto que não vence longe de casa há mais de um mês.


Nada que abale o respaldo da diretoria em seu trabalho. Os elogios à metodologia são recorrentes entre os dirigentes. Além dos treinos, Ramírez mudou a rotina no CT do Parque Gigante. Faz jogadores chegarem mais cedo, treina em dias de jogos e usa vídeos em ambiente privado para corrigir erros.


A trajetória de Tiago Nunes no Grêmio é ainda mais recente. O treinador sequer tem um mês de clube, após substituir ninguém menos do que o maior ídolo da história: Renato Portaluppi.


Logo de cara, o técnico convive com uma maratona de jogos, sem intervalos durante a semana para treinos. Mas já com resultados. São seis vitórias consecutivas em sua arrancada no comando, algo alcançado pela última vez em 1997, por Evaristo de Macedo.



A dedicação chama atenção. Tem "tomado café da manhã bem cedo" no CT Luiz Carvalho, conforme relato de dirigentes gremistas. No dia a dia, ensaia os movimentos que os jogadores farão nos treinos com a comissão técnica e também usa uma lousa em campo para explicar algumas das atividades.


Campeões continentais

Se hoje duelam na tradicional rivalidade gaúcha, Ramírez e Tiago Nunes devem muito seus cargos atuais aos seus títulos da Sul-Americana. O gringo que o diga.


Após muito militar nas categorias inferiores, o espanhol assumiu pela primeira vez uma equipe profissional no Del Valle. Foi de diretor da base a treinador do time principal em 2019. E forjou um estilo de atuar que hoje tenta implementar no Inter.



Deu tão certo que conquistou a Copa Sul-Americana naquele mesmo ano. O título o projetou no cenário continental. No Brasil, o Palmeiras tentou sua contratação antes de ele fechar com os colorados.


A Sul-Americana também catapultou Tiago Nunes, como fez com Ramírez. Mas o treinador, apesar de jovem, já pode ostentar um título nacional no currículo, a Copa do Brasil de 2019, conquistada justamente sobre o Inter no Beira-Rio.


Ao todo, são seis finais disputadas na fase mais recente da carreira, em clubes de elite, com quatro títulos e dois vice-campeonatos. Além da Sul-Americana e da Copa do Brasil, Tiago foi campeão paranaense em 2018 e da Levain Cup no ano seguinte.



Formação acadêmica

Basta ouvir as entrevistas pós-jogo. Tanto Ramírez quanto Tiago são didáticos para explicar os pormenores táticos de suas equipes e também justificar escolhas por substituições e jogadores titulares. Trata-se de uma faceta de dois treinadores com formação acadêmica.


Além de cursos para treinador e a licença PRO da Uefa, ambos são formados em Educação Física. Ramírez cursou em Madri. Tiago se formou na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).


Categorias de base

Além do cartaz pelos títulos da Sul-Americana, os dois treinadores chegaram referendados pelo trabalho com as categorias de base. Tanto Inter quanto Grêmio priorizaram um perfil de treinador para lapidar e lançar os jovens na equipe principal.


O currículo de Ramírez é moldado para isso. O treinador só trabalhou com a base antes de assumir o Del Valle. Inclusive no próprio clube. Antes de chegar ao Equador, ele trabalhou na base do Las Palmas e do Alavés, na Espanha, e da Academia Aspire, no Catar.


Tiago, por sua vez, trabalhou nas categorias de base do próprio Grêmio. Em 2013, ele assumiu a equipe sub-15 e permaneceu até o ano seguinte. Trabalhou inclusive com Jean Pyerre e Darlan. Depois, assumiu o sub-20 do Juventude e comandou também a mesma categoria no Ferroviária.


Mas sua bagagem é mais ampla em termos de futebol profissional. Ele foi até preparador físico antes de virar treinador. Em quase 20 anos de carreira, foram 20 clubes de Norte a Sul do Brasil.



Tudo isso será posto à prova e em lados opostos a partir das 16h deste domingo, no Gre-Nal da ida da final do Gauchão, no Beira-Rio. A volta está marcado para o próximo domingo, também às 16h, na Arena.

#gremio #imortal #tricolor #grenal #tiagonunes #ramirez

VEJA TAMBÉM
- Atacante do Grêmio recebe sondagens do Brasil e do exterior e pode deixar o clube
- Em pausa para a Copa, Grêmio inicia intertemporada e planeja reforços
- Alex Telles pode deixar o Botafogo e já interessa a Palmeiras, Cruzeiro e Grêmio




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

10/6/2026




9/6/2026