Mais uma vitória, a oitava consecutiva, sexta com Tiago Nunes, deixa o foco do Grêmio sólido e único nos próximos dois clássicos Gre-Nais, pela final do Gauchão. Ao vencer o Lanús por 3 a 1 com mais um teste no meio-campo, o Tricolor se encaminhou na Sul-Americana e deu mais um passo para se solidificar com o treinador. Rafinha se consolida cada vez mais como regente da equipe e foi o pilar da atuação.
Com 12 pontos no Grupo H, o Grêmio está seis à frente do próprio Lanús e do La Equidad. Assim, um empate em dois jogos basta para estar na próxima fase. Pode, portanto, garantir isso mesmo com uma equipe com preservações contra o Aragua, na próxima semana, entre os Gre-Nais.
O time se solidifica cada vez mais a partir do seu meio-campo. Tiago Nunes testou desde o início Lucas Silva, Thiago Santos e Matheus Henrique juntos. Logo nos primeiros minutos, Matheus apareceu na área para outro gol de cabeça - já havia feito contra o Caxias, no domingo.
Dar liberdade ao camisa 7, como já ocorrera com Darlan, tem se mostrado efetivo. A Lucas Silva pareceu faltar naturalidade no estilo de toques rápidos para fazer o 4-1-4-1 bem desenhado fluir.
"Trocamos bastante, criamos variações, testamos atletas diferentes. Estamos ainda procurando os atletas que melhor se complementam. Isso varia jogo a jogo. Agora é entender a melhor formação para domingo", comentou Tiago Nunes.
Foram cerca de 40 minutos de teste, já que Thiago Santos sentiu dor na coxa e deu lugar a Maicon, um volante de mais saída. Lucas Silva recuou e passou a fazer a função antes exercida pelo camisa 5.
O Grêmio viu o Lanús pressionar com uma linha de quatro jogadores, com De La Vega, Orsini, Sand e Lautaro Acosta. Inicialmente, apresentou problemas para sair jogando e, como sofreu o empate logo na sequência, em bola aérea, não havia nem a possibilidade de administrar o resultado.
Rafinha, especialmente, entrou em ação. Jogador mais acionado da etapa inicial, passou a virar o jogo com bolas mais longas e evitar a pressão do rival. Apesar de faltar volume ao Grêmio, o segundo gol veio em grande lance de Ferreira, um dos nomes do time, com o lateral. Cruzamento na cabeça do camisa 11.
Depois, o lateral-direito ainda participaria do terceiro gol, com um passe digno de meia, encontrando Diego Souza às costas da marcação — é verdade que o centroavante parecia impedido, mas a arbitragem nada assinalou.
Rafinha foi o jogador com mais passes completos da partida (73) e conduziu o Grêmio. O time não manteve um ímpeto tão grande, mas trocou passes, apareceu no campo ofensivo e mostrou ações coordenadas para deixar Ferreira brilhar.
Também é verdade que sofreu em alguns momentos, especialmente a partir de erros próprios. Ruan tinha a bola dominada, tentou afastá-la, mas deu no pé de um adversário. Na área, Sand recebeu e perdeu na cara de Brenno no primeiro tempo.
No segundo, Ferreira tentou um chute após cobrança de escanteio curta e foi bloqueado. O ataque rápido do Lanús levou perigo.
O resultado, no entanto, deixa um cenário tranquilo para Tiago Nunes. Um treinador não começava com seis vitórias consecutivas no Grêmio desde Evaristo de Macedo, em 1997.
Com um clássico Gre-Nal que vale taça pela frente, nada melhor que um bom início para solidificar as bases do trabalho. O Grêmio volta a treinar nesta sexta-feira, à tarde, no CT Luiz Carvalho.
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
ERRO DO ÁRBITRO! Grêmio prepara ofício à CBF após polêmica de arbitragem contra o Bragantino
COMISSÃO SOB PRESSÃO! Grêmio mantém Luís Castro em meio a crise e clássico se aproxima
EM TRATATIVAS! Grêmio avança em renovação com atacante; reunião ocorre hoje
Depois da derrota angustiante, Grêmio avalia futuro de Luís Castro em três jogos decisivos
CITOU ABEL FERREIRA! Luís Castro desabafa após derrota do Grêmio e pede respeito
REVÉS! Grêmio sofre gol nos acréscimos e aumenta crise antes dos Gre-Nais
NA CORDA BAMBA! Luís Castro fica pressionado no Grêmio após derrota para o RB Bragantino
Fabián Balbuena a caminho do Libertad: o desafio financeiro que pode selar a transferência
CBF coloca holofotes sobre clássicos entre Grêmio e Internacional em busca de novos talentos
Luís Castro defende seu trabalho e pede respeito após derrota que mantém Grêmio em crise
Arbitragem controversa agrava crise do Grêmio após derrota nos acréscimos para o Bragantino
Pressão aumenta sobre Luís Castro após Grêmio se afundar na crise e mira reabilitação contra rivais diretos
Grêmio em alerta: derrota nos acréscimos intensifica pressão sobre Luís Castro antes do clássico
Pressão cresce no Grêmio após frustração em campo e críticas à arbitragem elevam a apreensão
Erro decisivo de Villasanti agrava crise do Grêmio em meio à preparação para clássico Gre-Nal
Gol de Gustavo Marques nos acréscimos coloca Bragantino na zona de conforto em meio a polêmica contra o Grêmio
Grenal em foco: Internacional e Grêmio duelam por vaga nas semifinais da Copa do Brasil
Bragantino e Grêmio se enfrentam em duelo crucial por recuperação e posições opostas na tabela
ESCALADO! Grêmio tem Krovinovic, Tetê e Braithwaite como titulares contra o Bragantino
FOCO TOTAL! Wallace revela rotina rígida que chama atenção no Grêmio
FICA NO GRÊMIO? Clube quita dívida com Pavón e avalia renovação do argentino
HOJE TEM GRÊMIO! Tricolor encara Bragantino pressionado e busca primeira vitória fora de casa