Apesar de casos de covid-19, Grêmio se mostra confiante em protocolos e testes frequentes

Nove casos foram detectados nos últimos dias, entre atletas e comissão técnica


Fonte: Gaúcha ZH

Apesar de casos de covid-19, Grêmio se mostra confiante em protocolos e testes frequentes
Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA
Envolvido na disputa por vaga na fase de grupos da Libertadores, o Grêmio vive uma preocupação à parte: o surto de covid-19 no grupo de jogadores e comissão técnica. Os desfalques prejudicaram o time na trajetória na competição continental e também na largada do Estadual. Apesar do histórico recente, o clube confia no protocolo existente e na realização de bateria de testes frequentes.



Procurado por GZH, o departamento médico não quis se manifestar sobre o tema. Há o entendimento, no entanto, de que as medidas adotadas pelo Tricolor junto aos atletas e funcionários cumprem e até vão além das normas exigidas pelos órgãos sanitários e entidades que comandam o futebol no Brasil e na América do Sul. A testagem frequente e os cuidados no dia a dia seguirão os mesmos.


Linha do tempo de casos

O primeiro caso relatado pelo clube envolveu Paulo Miranda. O defensor teve teste positivo divulgado no dia 28 de março, quando o Tricolor enfrentou o Pelotas — primeira partida disputada com o time principal no Gauchão. Desde então, o zagueiro não ficou à disposição. A sua recuperação plena foi completada nos últimos dias, e ele está relacionado para encarar o Del Valle-EQU nesta quarta-feira.


Na véspera do jogo contra o São Luiz de Ijuí, em Passo Fundo, também pelo Gauchão, o preparador físico Reverson Pimentel também foi diagnosticado com a doença. O anúncio foi feito no último dia de março. Ele já voltou ao expediente no CT Luiz Carvalho após 10 dias de afastamento, seguindo o protocolo gremista.


Logo depois do Gre-Nal 430, vencido pelo Grêmio, Renato Portaluppi ficou da viagem para Quito, capital equatoriana, por sintomas gripais. De forma preventiva, seguindo a recomendação médica, o treinador foi cortado da relação e permaneceu em Porto Alegre. Horas depois, ele foi diagnosticado com covid-19. Ainda está em isolamento e deverá retornar aos trabalhos presenciais nos próximos dias.


Com o deslocamento realizado em território estrangeiro, a delegação do Tricolor seguiu as normas da Conmebol e passou por nova bateria de exames PCR. Dois novos casos no elenco foram detectados no dia 6 de abril: Paulo Victor e Vanderson.


A preocupação equatoriana fez com que o Grêmio tivesse restrições no país e a partida, inicialmente agendada para o dia 7 de abril, fosse impedida de acontecer na sede do Independiente del Valle. Desta forma, a Conmebol adiou o duelo para sexta-feira e o transferiu para o Paraguai.


Outros dois jogadores, Victor Ferraz e Emanuel, foram retirados da delegação de forma preventiva, apesar de terem apresentado resultados negativos inicialmente. Eles apresentaram sintomas e, mais tarde, também testaram positivo. O quarteto retornou em voo sanitário com custo aproximado de R$ 300 mil, enquanto os demais atletas seguiram para o novo destino: Assunção.


Em paralelo, para suprir as ausências, Felipe, Guilherme Guedes e Luiz Fernando foram levados às pressas à capital paraguaia para completar o plantel.


No último sábado, por iniciativa própria, o Grêmio testou todos os jogadores que regressaram da viagem por Equador e Paraguai. Mais um caso foi encontrado: David Braz. O camisa 14 anunciou o diagnóstico em suas redes sociais e disse estar bem — ele deverá se transferir para o Fluminense.


O sétimo caso apenas entre o elenco foi oficializado na noite desta terça. Diogo Barbosa testou positivo na bateria realizada exclusivamente para o confronto da volta contra o Del Valle. Ele está em isolamento e assintomático, de acordo com a nota publicada no site do clube.



O comunicado reforça que, desde o retorno da delegação do Paraguai, foram feitos 202 testes entre estafe, comissão técnica e atletas. No total, desde maio de 2020, quando os trabalhos presenciais foram retomados, 5.769 exames foram realizados entre os colaboradores do futebol profissional gremista.

#gremio #imortal #tricolor #protocolos #covid

VEJA TAMBÉM
- Grêmio acumula R 24 milhões em perdas após seis meses sem patrocinador máster na camisa
- Fragilidades defensivas expõem Grêmio a nova derrota e aproximam equipe da zona de rebaixamento
- Atacante do Grêmio recebe sondagens do Brasil e do exterior e pode deixar o clube




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

10/6/2026






9/6/2026