Leonardo Gomes voltar a jogar pelo Grêmio após 743 dias afastado

Lateral, que não atua desde 2019 e superou duas cirurgias no joelho direito, está relacionado para partida pelo Brasileirão de Aspirantes, na quinta-feira


Fonte: Zero Hora

Lucas Uebel / Grêmio FBPA
O jogo entre Grêmio e Ceará pelo Brasileirão de Aspirantes, na quinta-feira (16), pode não ser decisivo para o futuro dos dois clubes, mas ficará marcado na carreira de um jogador gremista. Depois de dois anos sem entrar em campo, o lateral-direito Leonardo Gomes voltará a disputar uma partida de futebol profissional.



De certa forma, as coisas nunca mais foram as mesmas para o Tricolor sem Léo Gomes. Quando o atleta deixou o gramado da Arena da Baixada para receber atendimento, naquele 4 de setembro de 2019, o time gaúcho tinha vantagem de dois gols e se encaminhava para mais uma final de Copa do Brasil. Foi justamente na sua ausência que o Athletico-PR achou espaço para abrir o placar em um jogo que acabaria com o Grêmio eliminado nos pênaltis.



Contratado em 2017 junto ao Boa, o lateral conquistou aos poucos seu espaço na Arena. No ano de estreia, foi reserva de Edilson e Léo Moura. Em 2018, viu Moura e Madson abrirem a temporada brigando pela vaga, mas assumiu a posição no segundo semestre. E foi aí que começou a se destacar: além de entregar ao time vigor físico e consistência defensiva, marcou gols em jogos importantes, como na semifinal da Libertadores de 2018 e no primeiro Gre-Nal de 2019.


O casamento entre Grêmio e Leonardo Gomes era um sucesso sob todos os aspectos. Para o clube, por ter encontrado um lateral barato e que, aos 23 anos, havia se firmado como titular em pouco tempo. Para o jovem jogador, a possibilidade de disputar grandes títulos e ganhar projeção nacional — à época, era cogitado inclusive para a seleção brasileira olímpica.

Mas tudo mudou naquela semifinal em Curitiba. De lá para cá, Léo enfrentou duas cirurgias no joelho direito e 743 dias sem jogar. E o Grêmio sofreu para encontrar uma reposição à altura. Passaram por ali Rafael Galhardo, Orejuela e Victor Ferraz, todos sem brilho. Até o zagueiro Paulo Miranda foi improvisado. Só em 2021, com o surgimento de Vanderson e a contratação de Rafinha, a lateral gremista deixou de ser problema.


Inicialmente previsto para junho de 2020, o retorno precisou ser adiado quando ele reclamou de dores durante o processo de fisioterapia. Os exames detectaram uma fratura patelar no joelho lesionado, e uma nova operação precisou ser feita. A partir daí, o defensor passou a receber agrados simbólicos: ergueu a taça de campeão gaúcho do ano passado ao lado de Geromel e Marcelo Oliveira, foi inscrito na Libertadores e chegou até a ser relacionado para uma partida do Brasileirão.

Mas nada deixou o atleta mais animado do que a liberação do departamento médico no final de julho, quando passou a treinar com bola junto do elenco de Felipão. O dia a dia no campo e a chance de retomar a carreira fizeram bem ao jogador.

— Leonardo aguentou dois anos muito difíceis. Felizmente, está 100% recuperado e treinando normalmente com o grupo, com muito empenho e dedicação para recuperar o tempo perdido. O astral dele mudou demais nas últimas semanas. Voltou a brincar, hoje o astral dele é outro — disse o vice-presidente de futebol Marcos Herrmann.

Ele agora tentará mostrar à comissão técnica que ainda tem bola para ser titular do Grêmio. Com contrato renovado até o dezembro de 2022, deve usar os jogos com a equipe de transição para recuperar o ritmo e a confiança para abrir a próxima temporada em alto nível.

— Ele está treinando normalmente há um mês. Tem evoluído muito. Faz parte dos nossos planos para o presente e também para o futuro, se tudo correr bem — afirmou o dirigente.

Futebol, Grêmio, Leonardo Gomes, Brasileirão de aspirantes



LEIA TAMBÉM: Veja todas as informações sobre o duelo entre Grêmio e Juventude neste domingo (17)

E MAIS: Na estreia de Mancini, Grêmio recebe o Juventude na Arena




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

18/10/2021























17/10/2021