1Win

Governo do RS publica decreto que libera retorno gradual de torcedores a estádios

Decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira e já passa a valer a partir de sábado


Fonte: Globoesporte.com

Governo do RS publica decreto que libera retorno gradual de torcedores a estádios
Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio
O governo do Rio Grande do Sul publicou, em edição extra do Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira, o decreto que permite o retorno do público a estádios e ginásios esportivas com capacidade limitada. A medida já passa a valer neste sábado.



A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) anunciou à noite que a sétima rodada da Série A2 do Gauchão, que começa no fim de semana, poderá ter jogos com torcida, desde que respeitados alguns requisitos. Os clubes gaúchos que disputam o Campeonato Brasileiro pretendem aguardar aval da CBF para anunciar medidas de retorno do público.


Conforme anunciado na última quarta pelo Piratini, o limite máximo de torcedores nos eventos será de 2,5 mil pessoas. Além disso, cada setor das praças esportivas só poderá receber 40% da capacidade total.


"A abertura dos estádios vem com a tranquilidade de que observarmos redução das internações, dos casos e das hospitalizações e de que estamos avançando em ritmo acelerado na vacinação de toda a população. Esperamos poder chegar à conclusão da aplicação da segunda dose para pessoas acima de 18 anos ainda em outubro, se for confirmado o cronograma de envio do Ministério da Saúde, e aí poderemos avançar para mais liberações com segurança", afirmou o governador Eduardo Leite.


Mesmo assim, os torcedores que forem aos estádios terão de seguir protocolos rígidos de segurança sanitária, como manter-se sentados com distanciamento de um metro e uso obrigatório de máscara durante todo o evento.


As associações regionais também terão autonomia para criar medidas complementares em combate ao coronavírus, entre elas a venda de ingressos de forma virtual para evitar aglomerações.


A presença de público nos estádios foi vetada em março de 2020, quando a pandemia do novo coronavírus começou a se propagar no Brasil. Até o momento, 34.296 pessoas perderam a vida pela Covid-19 no Rio Grande do Sul em um total de 1.411.194 casos registrados da doença.


Veja as regras estabelecidas pelo governo do RS:

- Público exclusivamente sentado, com distanciamento mínimo de 1 metro entre as pessoas e/ou grupos de coabitantes.

- Teto de ocupação de 40% das cadeiras ou similares, por setor, até o limite máximo de 2,5 mil pessoas por estádio/ginásio/espaço total da atividade (é vedado concentrar em único setor).

- A autorização será dada conforme o número de pessoas (público) presentes ao mesmo tempo:

- até 400 pessoas: sem necessidade de autorização
- de 401 a 1,2 mil: autorização do município sede;
- de 1.201 a 2,5 mil: autorização do município sede e autorização regional (aprovação de no mínimo dois terços dos municípios da Região Covid ou do Gabinete de Crise da Região Covid);
- acima de 2.501: não autorizado



Protocolos variáveis

- Reforço na comunicação sonora e visual dos protocolos para público e colaboradores.

- Abertura antecipada dos portões, para evitar aglomeração.
Ordenamento na saída por setor, para evitar aglomeração na dispersão.

- Manutenção de distanciamento de 1 metro entre grupos, vedada aglomeração.

- Presença de monitores para fiscalização do cumprimento dos protocolos de distanciamento e uso de máscara por parte do público (1 para cada 150 pessoas).

- Venda ou distribuição de ingressos presenciais exclusivamente em datas anteriores à do evento.

- Venda ou distribuição de ingressos na data do evento exclusivamente por meio eletrônico.

#gremio #imortal #tricolor #publico #torcida #estadios #pandemia

VEJA TAMBÉM
- Grêmio perde para o Vasco em São Januário na estreia do Brasileirão
- Tricolor escalado para o jogo contra o Vasco
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

18/4/2024

















































17/4/2024