"Mr. Copa do Brasil", Felipão busca quinto título na competição junto com o Grêmio

Técnico tricolor é o maior vencedor da competição, tendo sido campeão por três equipes diferentes


Fonte: Diário Gaúcho

Mr. Copa do Brasil, Felipão busca quinto título na competição junto com o Grêmio
Técnico foi campeão da Copa do Brasil com o Grêmio em 1994
Foto: Diego Vara / Agencia RBS


Assim que o Grêmio entrar em campo contra o Campinense, na próxima quarta-feira, a história mais vencedora da Copa do Brasil ganha mais um capítulo. E não se trata apenas do Tricolor, dono de quatro títulos e três vice-campeonatos na competição: Luiz Felipe Scolari é, com certa folga, o técnico de mais sucesso no torneio.

Felipão, bem como o Grêmio, também soma quatro títulos na Copa do Brasil, além de um vice. E, curiosamente, apenas uma das conquistas não envolveu o Tricolor – seja como time que comandava, seja como adversário.

O primeiro título de Felipão veio em 1991, com o Criciúma, que surpreendeu o País e venceu a competição ao superar o Grêmio na decisão. As finais terminaram em 1 a 1, no Olímpico, e 0 a 0, no Heriberto Hülse, no único título nacional de elite de um time catarinense até hoje, e na primeira vez que um time do estado vizinho se classificou à Libertadores.

Com o título, Felipão ficou em evidência no mercado nacional e, pouco mais de dois anos depois, foi contratado pelo próprio Grêmio, logo após a derrota tricolor para o Cruzeiro na final da Copa de 1993. O treinador substituiu Sérgio Cosme e ficou no cargo até o fim do mandato de Fábio Koff.

A parceria de sucesso rendeu frutos logo no ano seguinte: em 94, o Grêmio venceu a Copa do Brasil pela segunda vez, ao vencer o Ceará por 1 a 0 na finalíssima, no Olímpico. O título foi a porta para a conquista da Libertadores do ano seguinte.

Felipão seguiu com bons trabalhos na Copa em 95, quando levou o Grêmio mais uma vez à final. Desta vez, porém, o Tricolor foi derrotado pelo Corinthians.

Em 1996, após a conquista do Brasileirão, Felipão deixou o Grêmio e foi para o Cerezo Osaka, do Japão, mas em 97 acertou sua volta ao futebol brasileiro, para treinar o Palmeiras. E no clube paulista, obteve seu terceiro título da Copa do Brasil, ao vencer o Cruzeiro na decisão. Foi o único título do treinador na competição sem ter enfrentado ou treinado o Grêmio.

Depois disso, Luiz Felipe participou da competição em 99, 2000 e 2001, até assumir a Seleção Brasileira e, em seguida, dar sequência à carreira no exterior. Ele só voltou à Copa do Brasil em 2011, novamente pelo Palmeiras. E foi novamente pelo time do Palestra Itália que o treinador conseguiu seu quarto título: em 2012, o Palmeiras foi campeão ao superar o Coritiba na final. Na semi, passou pelo Grêmio em dois jogos, com vitória por 2 a 0 no Olímpico e empate em 1 a 1 em Barueri.

VEJA TAMBÉM
- Arthur recebe propostas para retornar ao futebol brasileiro
- Bruxos de Renato jogam dois pontos fora: Reinaldo e Rodrigo Caio não podem jogar no Grêmio
- Erro de Reinaldo, reação de Braithwaite e sinceridade de Monsalve no vestiário gremista






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

16/9/2024




















15/9/2024