Na mesma noite em que Marcelo Oliveira anunciou sua aposentadoria, o Grêmio parece ter ganho um novo dono da lateral esquerda. Em sua quarta aparição com a camisa tricolor — a terceira desde o início, como titular —, Diogo Barbosa foi um dos destaques da vitória sobre o Coritiba nesta quarta-feira (7).
O fato de ter cruzado para o gol de Luiz Fernando, logo a três minutos de jogo, ajuda a explicar por que foi apontado com a nota mais alta da Cotação GZH (7) e a segunda maior no site SofaScore (7.6, atrás apenas de David Braz, com 7.9). Mas o atleta trazido do Palmeiras também se destacou nas estatísticas defensivas, o que pode ter lhe credenciado de vez à briga com Bruno Cortez.
"Eu estou rodando o grupo. Se eu tenho jogadores de qualidade, pelo menos dois em cada posição, não tem por que ficar repetindo toda hora a mesma equipe. Vou ter entrosamento, mas posso perder jogadores, como aconteceu. Então, a melhor coisa a se fazer é o rodízio. Não adianta forçar a barra e colocar o jogador toda hora para jogar. Como eu confio em todos, posso rodar o grupo", sentenciou o técnico Renato Portaluppi, sem querer sacramentar a titularidade de um dos laterais.
Quando o Grêmio se impôs, em busca do ataque, Diogo Barbosa mostrou-se muito participativo. De acordo com os números do SofaScore, o Tricolor realizou 15 cruzamentos em toda a partida, e apenas quatro alcançaram seu destino dentro da área. Destes, porém, dois saíram dos pés do camisa 32.
O lateral também foi o segundo atleta que mais vezes tocou na bola: 81 vezes, três a menos do que Matheus Henrique. Foi o terceiro que mais acertou passes (41), atrás do mesmo volante e do zagueiro David Braz, que tiveram 58 e 42, respectivamente.
Além disso, defensivamente, Diogo não comprometeu. Durante os 90 minutos, o lateral venceu cinco dos seis duelos aéreos, nove dos 12 embates pelo chão e realizou três desarmes.
E chama a atenção o fato de mais de um jogador do Coritiba ter caído por sua zona de atuação. Com as substituições promovidas pelo técnico Jorginho, três atletas diferentes ocuparam o lado direito de ataque paranaense — começou com o volante Matheus Sales, depois abriu o meia Gabriel e, por fim, colocou o meia-atacante Yan Sasse. Nenhum deles conseguiu se sobressair.
Confira os números de Diogo Barbosa contra o Coritiba:
90 minutos
Toques na bola: 81
Passes certos: 41 (85,4%)
Assistências: 1
Cruzamentos: 4 (2 certos)
Finalizações: 2 (1 para fora e 1 bloqueada)
Bolas longas: 2 (1 certa)
Duelos no chão: 12 (9 ganhos)
Duelos aéreos: 6 (5 ganhos)
Perda de posse de bola: 14 vezes
Cortes: 4
Interceptações: 1
Desarmes: 3
Dribles sofridos: 1
Tentativas de dribles: 3 (2 com sucesso)
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio promove mudanças estratégicas no departamento de futebol feminino.
Luiz Felipe Scolari assume papel de coordenador técnico na equipe.
Missões do Técnico Luís Castro no Grêmio: Objetivos e Estratégias para Vitórias
Tetê diz sim ao Grêmio, mas entrave milionário trava o retorno
Grêmio observa volante do Flamengo, sonda Scarpa e define prioridade nos bastidores
Gremio pode receber cobrança por contratação de volante sem custos.
Joia 2026: Autor de Cavadinha na Seleção Torna-se Aposta no Grêmio de Luís Castro