Dever cumprido (até aqui)


Fonte: Globoesporte.com

Dever cumprido (até aqui)
Vencendo o Novo Hamburgo por 1x0, o Grêmio se garantiu nas quartas-de-final, cumprindo seu dever de classificação no Gauchão. O placar magro não foi fiel ao jogo, principalmente pelos erros grotescos da arbitragem, a qual anulou dois gols legítimos do tricolor.

Digna de campeonato amador, a arbitragem sem critério distribuiu cartões aos gremistas, enquanto estes eram ceifados pelas chuteiras de enxada dos jogadores do Noia. Não gosto de focar meus textos em arbitragem, ainda mais numa vitória, mas é impossível não se indignar com os absurdos das marcações do juiz, que só não foram ainda mais revoltantes porque o Grêmio saiu vencedor, apesar das injustiças em campo.

Deixando isso de lado, vimos um time que troca mais passes e que já prevê o posicionamento do jogador ao lado, tornando mais veloz a bola trabalhada. São consequências de uma equipe que, aos poucos, se adequa taticamente. Giuliano foi muito bem no tempo que jogou, fez uma bela jogada no lance do gol marcado pelo Ramiro e participou ativamente no ataque.

Aliás, se não me falha a memória, Giuliano participou de todos os gols do Grêmio desde que voltou de lesão. Ou da grande maioria deles, pelo menos. Voltou em ótima forma e, por estar focado com o time, consegue aplicar seu bom futebol em campo.

Giuliano tem papel tático na linha de meias como ponta direita. Entretanto, as inversões de posicionamento que faz com Luan e às vezes até com Braian, têm sido a principal arma do Grêmio no ataque. As defesas dos times que o tricolor enfrentou até aqui, não conseguiram fazer essa leitura de jogo, logo não acompanharam a marcação e abriram a defesa. Essa é uma jogada que vai ser ainda melhor executada na medida que o time entrosa – e já é eficiente agora muito por causa da inteligência de Giuliano.

O volante Maicon também foi destaque. Ele tem um futebol elegante, preciso na saída de bola e muito inteligente em campo. Os passes muito bem executados fazem dele um dos jogadores mais técnicos do elenco. Ele e Ramiro foram bem na meia-cancha.

Entretanto, o Grêmio cedeu muitos espaços. A linha dos três meias (Luan, Douglas e Giuliano) não efetuam a recomposição defensiva com agilidade, o que acaba descompactando o time e deixando a defesa vulnerável. No esquema com pontas, a recomposição destes é importantíssima para a consistência da equipe no jogo, pois o posicionamento dos laterais e dos volantes, defensivamente, está intimamente dependente da recomposição dos pontas.

Com a classificação garantida, o Grêmio já começa a pensar na estreia na Copa do Brasil, que será daqui uma semana. Antes disso, ainda joga contra o São Paulo de Rio Grande, no domingo, na Arena. Vai ser o último teste do time antes do primeiro passo na Copa, aquela que será a obsessão dos gremistas durante todo o ano. Está chegando a hora!


VEJA TAMBÉM
- GRÊMIO SE PREPARA PARA 2025! Reforços na mira enquanto negociações com técnico ganham força!
- GRÊMIO JÁ SE MOVIMENTA PARA 2025! Reforços na mira enquanto define treinador!
- NOVO COMANDANTE? Gustavo Quinteros cotado para assumir Grêmio em 2025, aponta jornal argentino






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

26/12/2024

25/12/2024