Grêmio quer aproximar tecnologia da torcida e cogita espaço SAP na Arena

Empresa alemã pode ter local para interação com gremistas em dias de jogos


Fonte: Globoesporte.com

Grêmio quer aproximar tecnologia da torcida e cogita espaço SAP na Arena

Romildo Bolzan Júnior presidente do Grêmio em Fórum da SAP em São Paulo (Foto: Reprodução/SAP)


Enquanto trabalha para implementar o sistema de gestão administrativa SAP de fato no dia a dia do clube, o Grêmio também procura maneiras de aproximar o torcedor gremista da empresa alemã que fornecerá os softwares para aprimorar o gerenciamento e a análise de dados do futebol tricolor. Trata-se de um “espaço SAP” na Arena para que os gremistas possam interagir com a tecnologia. 
A ideia era se aproximar ainda mais dos alemães, que já contam com a experiência de sucesso no Hoffenheim. Internamente, o Grêmio debate a criação de uma espécie de loja da SAP na Arena, para ser aproveitado em dias de jogos. Não com venda de produtos, mas com demonstração e interatividade do real potencial da para os torcedores que estiverem presentes na partida. 


Durante o Fórum SAP, no qual o presidente Romildo Bolzan Júnior e dirigentes do Grêmio estiveram presentes nesta semana, em São Paulo, foi possível uma máquina para compra de alimentos com tela ampla e sensível ao toque. Nela, é possível realizar compra e pagamento de comida e bebida, de forma ágil. No evento, o mandatário gremista foi um dos que discursou para uma plateia de cerca de 12 mil pessoas.


Durante o Fórum SAP, que o presidente Romildo Bolzan Júnior e dirigentes do Grêmio estiveram presente nesta semana, em São Paulo, foi possível testar uma tela ampla sensível ao toque que o torcedor poderia fazer a compra de comida e bebida. Como nas máquinas atuais de venda de refrigerante e salgadinhos, mas mais rápida. No evento, o mandatário gremista foi um dos que falou para uma plateia de cerca de 12 mil pessoas.


Máquina de salgadinho tela sensível SAP  (Foto: Reprodução/SAP)Máquina de salgadinho com tela sensível
(Foto: Reprodução/SAP)

O Grêmio projeta iniciar a utilizar o Team Performance para análise de dados em tempo real nos jogos a partir de junho, a partir da compra de dados de uma outra empresa. Para os treinamentos, ainda não há uma data certa, já que o clube terá de investir em equipamentos, como chips, sensores e câmeras, entre outros. 


Na gestão, a previsão é que o clube use o software a partir de janeiro de 2016. A parte administrativa do clube estará toda interligada pelo programa, que possibilita um controle maior em gastos e custo-benefício de funcionários. Além disso, também dá a chance de os gestores projetarem cenários minusciosos dentro das necessidades financeiras do clube. Por exemplo, se um gasto for feito, quantos sócios novos serão necessários para ele ser coberto, com variáveis diferentes.


O software foi comprado no ano passado, por R$ 3,5 milhões, para qualificar a gestão e também revolucionar o uso de dados no futebol. O clube trabalha na capacitação de profissionais que farão a leitura de tudo o que for gerado pelo programa e depois repassarão para a comissão técnica.


Trata-se do mesmo software - chamado de SAP Hana - utilizado pela seleção da Alemanha na Copa do Mundo, por exemplo, mas em outro molde, já que cada projeto é individualizado.


Fórum SAP em São Paulo (Foto: Reprodução/SAP)Fórum SAP em São Paulo (Foto: Reprodução/SAP)


VEJA TAMBÉM
- Arthur recebe propostas para retornar ao futebol brasileiro
- Bruxos de Renato jogam dois pontos fora: Reinaldo e Rodrigo Caio não podem jogar no Grêmio
- Erro de Reinaldo, reação de Braithwaite e sinceridade de Monsalve no vestiário gremista






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

16/9/2024




















15/9/2024