Braian supre lacuna no ataque, ganha elogios e vira referência para jovens

Centroavante uruguaio é cercado de elogios pelos colegas, é espelho para colegas menos experientes se torna opção para "aguentar bolas difíceis" durante as partidas


Fonte: Globo Esporte

Braian supre lacuna no ataque, ganha elogios e vira referência para jovens
Braian Rodríguez ocupa espaço no ataque e no elenco (Foto: Lucas Uebel/Grêmio,Divulgação)

A lesão no ombro esquerdo de Braian Rodríguez ainda não garante que o uruguaio fique fora do duelo com o Lajeadense, no domingo, às 18h30. Mas se ficar, o centroavante já será figura sentida pelos companheiros, mesmo que só tenha atuado em dois jogos na temporada - e tendo marcado uma vez. Há duas semanas no Grêmio, o jogador já recebe elogios dos companheiros, vira espelho para os mais jovens e preenche uma lacuna que havia sido deixado no setor ofensivo.

A rapidez com a qual Braian conquistou os colegas se justifica. O ataque era o setor mais carente. Lucas Coelho e Everaldo vinham se revezando no setor após as saídas de Barcos e Marcelo Moreno, dois jogadores já afirmados. Coelho nem está mais no clube e foi emprestado ao Goiás. O uruguaio nem precisou de muitos treinos para ganhar a vaga no ataque. Mas Felipão optou por iniciar com Yuri Mamute contra o Ypiranga, dia 11, com o reforço entrando no segundo tempo.

A estreia como titular veio no último sábado. Braian começou o jogo contra o então líder Cruzeiro-RS, na Arena. O novo camisa 9 atuou posicionado, foi acionado no pivô e teve algumas finalizações pelo alto. Mas, mais do que participativo, foi decisivo: sofreu o pênalti desperdiçado por Luan e marcou o gol da vitória ao receber livre de Giuliano na área. Foi o meia o primeiro a tecer elogios ao gringo.

- É um jogador de área, que tem presença, é alto, na bola por cima cabeceia bem, se posiciona bem. Aguenta a bola no momento difícil. Vai nos ajudar ainda mais, foi só o primeiro jogo em casa. Vai crescer ainda mais e dar alegria ao nosso torcedor - comentou o meia gremista.

Braian Rodríguez agradece Giuliano por gol contra o Cruzeiro-RS (Foto: Lucas Uebel/Grêmio, Divulgação)

O jogador é visto com bastante tranquilo nos bastidores, mais quieto e na dele. Nos trabalhos e após a vitória na Arena, foi possível ver que está mais próximo do compatriota Cristian Rodríguez, do argentino Matías Rodríguez e do equatoriano Erazo. Os dois uruguaios inclusive andam juntos para ir aos treinos ou retornar para casa, como após o jogo de sábado. Foram vistos também jantando juntos em Porto Alegre.

Aos 28 anos, Rodríguez também chega como uma espécie de referência para os jovens. Mesmo que não tenha tido o mesmo sucesso na Europa do que com a camisa do Huachipato, sua experiência na Libertadores o coloca em outro status. Virou espelho para seu possível substituto, Yuri Mamute. O grande problema ainda é a comunicação entre eles, conforme brincou o jovem, pelo espanhol carregado do reforço.

Matías, Cristian e Braian Rodríguez tomam mate na concentração do Grêmio (Foto: Reprodução/Twitter)

- O Braian se machucou, mas é um ótimo jogador, veio para nos ajudar bastante. Me ajuda bastante, é uma grande pessoa. Apesar de ser gringo, tem um pouquinho de dificuldade de entendê-lo - brincou Mamute, antes de completar: - É posicionamento, essas coisas. Como ele é rodado, experiente, jogou Libertadores, eu olho ele nos treinamentos para aprender o posicionamento. Converso também com o Ivo (Wortmann, auxiliar) e com o Murtosa sobre posicionamento.

Além do centroavante, Cristian Rodríguez e Maicon também engrossaram a lista de jogadores mais experientes do elenco, que já contava com Rhodolfo, Marcelo Grohe, Erazo, Marcelo Olivera e Douglas. Mas, pelo caráter decisivo da função de Braian, o uruguaio se sobressai nestes primeiros momentos no clube.

Até pelos antecessores. Barcos era a principal liderança do Grêmio nos últimos dois anos. Capitão e estrangeiro com mais gols na história do clube, o argentino saiu para a China e abriu espaço para Marcelo Moreno. Só que o boliviano seguiu os rastros do Pirata e deixou o Tricolor órfão de um jogador de peso no ataque. Aos poucos, mas com rapidez, Braian já se acomodou no espaço deixado para brilhar com a camisa gremista.

VEJA TAMBÉM
- Arthur recebe propostas para retornar ao futebol brasileiro
- Bruxos de Renato jogam dois pontos fora: Reinaldo e Rodrigo Caio não podem jogar no Grêmio
- Erro de Reinaldo, reação de Braithwaite e sinceridade de Monsalve no vestiário gremista






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

16/9/2024




















15/9/2024