OFF - Dilma vai assinar MP para refinanciar dívida dos clubes; Entenda o trâmite

Presidente irá validar texto nos próximos dias e o L! explica o que pode acontecer


Fonte: LANCE!Net

OFF - Dilma vai assinar MP para refinanciar dívida dos clubes; Entenda o trâmite
Dilma Rousseff vai dar decisão na quinta-feira (Foto: Divulgação)

O governo federal apresentou nesta terça-feira o conteúdo de uma Medida Provisória que aborda o refinanciamento da dívida dos clubes com a União e estabelece contrapartidas a dirigentes e agremiações, como perda de pontos e rebaixamento. A presidente Dilma Rousseff deve assinar a MP na quinta-feira. Mas qual o trâmite desse tipo de medida?

O site da Câmara dos Deputados explica:

As medidas provisórias (MPs) têm força de lei desde a edição e vigoram por 60 dias, podendo ser prorrogadas uma vez pelo mesmo período. Se em 45 dias a Câmara e o Senado não tiverem concluído a votação da MP, ela passará a trancar a pauta da Casa em que estiver tramitando. Ou seja, nenhuma proposta legislativa poderá ser votada no plenário da Casa onde estiver a MP, até que se conclua sua votação.

Se a Câmara ou o Senado rejeitar a medida provisória ou, ainda, se ela perder sua eficácia, os parlamentares terão que editar um decreto legislativo para disciplinar os efeitos que tenha gerado durante sua vigência.

Se o conteúdo de uma medida provisória for alterado, ela passa a tramitar como projeto de lei de conversão. A Câmara dá a palavra final sobre o projeto, já que todas as medidas provisórias começam a tramitar nesta Casa. Sempre que há alteração, o projeto é enviado à Presidência da República para sanção.

O presidente tem a prerrogativa de vetar o texto parcial ou integralmente, caso discorde das alterações feitas pelo Congresso.

Se a medida provisória for aprovada sem alterações, é promulgada pelo Congresso, sem necessidade de sanção.

VEJA TAMBÉM
- Grêmio avança nas tratativas para ter Keylor Navas; veja como está a negociação
- Arthur recebe propostas para retornar ao futebol brasileiro
- Bruxos de Renato jogam dois pontos fora: Reinaldo e Rodrigo Caio não podem jogar no Grêmio






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

16/9/2024





















15/9/2024