Em formato inédito, Brasileirão pode ter volta do mata-mata em 2016

Discussão sobre o formato partiu do presidente gremista Romildo Bolzan Jr.


Fonte: Diário Gaúcho

Em formato inédito, Brasileirão pode ter volta do mata-mata em 2016
O Campeonato Brasileiro por pontos corridos pode viver, em 2015, a sua última edição. Reunião dos principais dirigentes do futebol brasileiro na sede da CBF, no Rio de Janeiro, na última segunda-feira, teve a volta do mata-mata como um dos assuntos, de acordo com a ESPN. A ideia, inicialmente proposta pelo presidente gremista Romildo Bolzan Jr., não estava prevista na pauta, mas foi comentada pelos presidentes de clubes.

Segundo o repórter Gustavo Zupak, da Rádio Globo, o formato proposto está perto de ser consolidado. O sistema em turno e returno atual seria mantido, mas o campeonato ganharia fases semifinal e final — os quatro melhores colocados da primeira fase seriam os classificados. Para possibilitar o aumento do Brasileirão, seriam reduzidas as datas disponíveis para os campeonatos estaduais.

O presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Novelletto, se mostrou contrário à mudança:

— Para mim, é retrocesso. Já temos campeonatos em mata-mata. Na metade do campeonato, já tem muito desclassificado que só brigará contra o rebaixamento. A Federação Gaúcha é contra isso. Não temos que inventar a roda, é assim (pontos corridos) no mundo inteiro — disse, em entrevista a Zero Hora.

Em janeiro, Romildo Bolzan justificou a decisão de iniciar as discussões sobre a volta do mata-mata.

— Lancei a ideia e teve uma boa aceitação. Se seguir como está, o futebol brasileiro vai ter uma diferença tremenda. Estamos propondo a volta do equilíbrio. Os playoffs permitem equilíbrio e motivação — explicou.

O Brasileirão foi lançado em 1971. Nas mais diferentes fórmulas, teve fases finais até 2002. No último formato antes da entrada dos pontos corridos em 2003, todos os times se enfrentavam em turno único. Os oito melhores classificados disputavam quartas de final, semifinal e final — 25 datas. O novo modelo proposto exigiria 42 datas.

VEJA TAMBÉM
- Arthur recebe propostas para retornar ao futebol brasileiro
- Bruxos de Renato jogam dois pontos fora: Reinaldo e Rodrigo Caio não podem jogar no Grêmio
- Erro de Reinaldo, reação de Braithwaite e sinceridade de Monsalve no vestiário gremista






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

16/9/2024




















15/9/2024