'Xodó' de Felipão, Araújo supera 'luta na roça'para ganhar lugar no Grêmio

Elogiado por Scolari durante a pré-temporada, volante de 19 anos deve ser titular em amistoso neste domingo contra o Cascavel, após assinar contrato de três anos


Fonte: Ge

Xodó de Felipão, Araújo supera luta na roçapara ganhar lugar no Grêmio
Araújo conquistou a confiança de Felipão na pré-temporada, em Gramado (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

Um misto de saudades, orgulho e felicidade toma conta de Teodoro Araújo toda vez em que fala do filho, Teodoro Junio. O assunto também desperta lembranças dos tempos em que se desdobrava para suportar a árdua lida diária na roça, no interior de Goiás, para assegurar o futuro do garoto, hoje com 19 anos, fruto de seu longínquo casamento com Maria das Neves. Também pudera.

O ainda franzino Junio, que despertava a atenção da vizinhança em Aparecida de Goiânia, transformou-se no volante Araújo, que conquistou o respaldo de Luiz Felipe Scolari durante a pré-temporada do Grêmio, em Gramado. Sucesso que faz valer o esforço que tanto maltratou mãos e pés nas lavouras décadas atrás.

Hoje, seu Teodoro abandonou as plantações de arroz, mandioca ou milho para trabalhar com a esposa como vendedor ambulante de roupas, nas ruas de Goiânia. Mesmo distante, mantém contatos diários com o filho e resguarda o sonho de ir a Porto Alegre para ver de perto o êxito de Araújo com a camisa gremista.

- Eu nem costumo falar muito da luta na roça, porque ele já viu. Sabe como é e segue a própria luta dentro de campo. A minha maior vontade é de ir a Porto Alegre para ver ele jogar, eu sei que um dia vai acontecer. Eu já fui a Salvador e a Brasília. A vontade é ir a todos, mas o dinheiro é pouco. Minha esposa até chora de saudades, mas, graças a Deus, ele está mais feliz lá, está muito alegre, trabalhando certinho - afirma Teodoro por telefone ao GloboEsporte.com.

Toda a energia dispensada pelo pai zeloso ao manejar enxadas e arados no campo era destinada para assegurar à família o suficiente para sobreviver e a evitar que o filho tivesse de seguir o mesmo destino. O volante se via livre para dedicar seu tempo às obrigações escolares, às constantes idas à igreja e ao futebol. Discreto e quieto fora das quatro linhas, assumia o protagonismo entre os amigos nos campos de areia.

Ele gostava de jogar, chegava da escola e ia para os campos. Claro, sempre mantendo as notas boas no colégio. Não tem jeito, quando a pessoa tem o dom, começa a chamar a atenção da vizinhança. A gente tinha que apoiar, não ia escravizar o menino. Alguns olheiros viram, gostaram do futebol dele e o levaram ao Juazeiro - ressalta.

No Juazeiro, o sucesso dentro de campo não tardou a despontar. Volante de vocação defensiva, Araújo logo interessou ao Grêmio, clube que o contratou por empréstimo, no início de 2014, até o próximo 31 de janeiro. Curiosamente, foi apenas prestes a encerrar o vínculo com o Tricolor que Araújo enfim despertou os olhares de Felipão, durante a pré-temporada, em Gramado, em 2015. Foi aprovado no "vestibular" do treinador e ganhou de presente um contrato em definitivo por mais três anos.

- Eu procuro manter o que vem sendo feito, o que pode ser feito no dia a dia. Estou mostrando o meu trabalho e não vem de agora. É fruto de tudo o que passei. Você não conquista isso em vão. Estou ganhando respaldo do grupo, vou me empenhando e fazendo o simples, que é o que temos que fazer, dar o melhor, procurar manter a postura e fazer o que tem que se feito. Eu sigo os conselhos que o próprio Ivo Wortmann, o Flávio Murtosa e o Felipão vêm orientando - disse o volante, em entrevista coletiva nesta sexta-feira.


Araújo disputa a bola com Lucas Coelho no treino desta sexta-feira (Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio)

Araújo começa a vivenciar o sucesso como profissional, mas não se esquece das origens. Além dos apupos de Felipão, recorre todos os dias aos conselhos ouvidos do pai, em conversas por telefone.

- A gente se fala todos os dias. Eu falo para ele que tem de fazer tudo bem feito. Tudo de bom. Não pensar em coisas ruins e dar valor ao trabalho. Tem que fazer tudo certinho e não recorrer a nada que não presta. É muito fácil desviar o caminho - pondera seu Teodoro.

Araújo deve ser titular do Grêmio no próximo domingo, às 17h, em amistoso diante do Cascavel, no último teste da equipe antes do início do Gauchão.



VEJA TAMBÉM
- STJ não gosta do Grêmio: é premente recorrer à injustiça que foi feita
- Renato Gaúcho faz declaração sobre possível ida para o Cruzeiro
- Botafogo x Grêmio será em campo neutro






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

7/9/2024





















6/9/2024