Grêmio vê sina da bola parada e tem reforços mais altos que antecessores

Direção e comissão técnica detectam problema em 2014 e contratam jogadores com estatura avantajada em relação aos atletas de mesma posição que foram embora


Fonte: Ge

Grêmio vê sina da bola parada e tem reforços mais altos que antecessores
Erazo tem 1m92cm e é exemplo perfeito do novo perfil tricolor (Foto: Eduardo Moura/GloboEsporte.com)


O novo Grêmio de Felipão passa por uma política severa de corte de gastos e aposta na base. Mas não é só isso. As contratações, embora pontuais e sem grande alarde, atendem a um perfil estudado com detalhe: de jogadores altos, fortes e que podem fazer a diferença na bola aérea.

Os números respaldam a teste gremista, de elevar a estatura da equipe e diminuir os "baixinhos" entre os titulares. Prova maior foi o último reforço, o zagueiro equatoriano Erazo e seus 1m92cm.

O Grêmio acertou quatro reforços, três deles para a defesa. Do trio, todos são mais altos que os atletas que saíram dessas posições. O lateral-direito Rafael Galhardo supera Pará (1m76cm x 1m73cm), Marcelo Oliveira é mais alto do que Zé Roberto (1m84cm x 1m75cm), e Erazo ganha na altura de Geromel (1m92cm x 1m90cm), lesionado, e vence com tranquilidade em estatura Bressan e Saimon (1m82cm e 1m84cm), que se transferiram para outros clubes.

A zaga gremista merece uma atenção especial. Com a mais recente saída de Werley (1m84cm) para o Santos, somente os dois mais jovens defensores do grupo de Felipão têm menos de 1m90cm. Mesmo assim, Lucas Costa (1m86cm) e Gabriel Silva (1m87cm) superam Werley, Bressan e Saimon no quesito. Nessa conta, exclui-se Gabriel, que se recupera da quinta cirurgia no joelho esquerdo e sequer tem prazo de retorno ao futebol, e inclui-se jovem Rafael Tyhere (1m90cm), reintegrado ao elenco após período de empréstimo. A média fica em 1m90cm.



A preocupação com opções mais altas surgiu no final do ano passado. A avaliação deu conta de que o Grêmio pecava em demasia na bola área, sobretudo ofensiva. Precisava, portanto, aumentar o tamanho de seus jogadores.

- Nós tivemos uma experiência que nos levou a isso. Tínhamos muita dificuldade em relação à bola parada. A gente sabe que o futebol é muito competitivo, a bola parada é importante, é muito interessante ter essa arma. O futebol tem certas exigências, de jogadores rápidos, móveis e de boa estatura. Estamos conseguindo isso. Jogadores de porte, de imposição e jogadores altos. O funcionamento vai ser bem diferente neste ano - promete o auxiliar técnico Ivo Wortmann.

Douglas para cruzar e ainda Moreno

No Brasileirão passado, o histórico foi alarmante. O Grêmio conseguiu anotar apenas dois gols oriundos de escanteio, diante dos catarinenses Chapecoense e Criciúma. Para voltar a fazer gols de bola aérea, a direção argumenta que, além de aumentar a estatura, é preciso melhorar a bola parada. De altura mediana, 1m74cm, o meia Douglas foi contratado exatamente com esta incumbência, dar qualidade aos cruzamentos.

- Também não podemos ter um preconceito com jogadores mais baixos. O Ramiro (1m68cm) é um gigante, homem da nossa confiança. Mas esse perfil foi debatido no final do ano passado. Vimos uma deficiência na bola parada. Quando se tem qualidade e estatura, se potencializa. Houve uma mudança de perfil. Se a gente conseguir aliar bons batedores e jogadores altos, a equação vai nos favorecer - explica o diretor executivo Rui Costa.

O ataque também está mais alto, ao menos durante a pré-temporada. Felipão está testando uma dupla de centroavantes, com Barcos (1m89cm) e Marcelo Moreno (1m87cm). Companheiro do Pirata no ano passado, o hoje palmeirense Dudu tem 1m67cm.

O Grêmio fará mais um treino em Gramado nesta terça. Na quarta, ainda na cidade serrana, recebe o Novo Hamburgo, às 16h, em amistoso de despedida da pré-temporada. No domingo, vai ao Paraná enfrentar o Cascavel. A estreia no Gauchão ocorre em 31 de janeiro, diante do União Frederiquense, na Arena.


Em retorno de empréstimo, Moreno também deixa o ataque mais alto para 2015 (Foto: Fernando Rech)

VEJA TAMBÉM
- STJ não gosta do Grêmio: é premente recorrer à injustiça que foi feita
- Renato Gaúcho faz declaração sobre possível ida para o Cruzeiro
- Botafogo x Grêmio será em campo neutro






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

7/9/2024





















6/9/2024