Joia e ataque gringo não brilham, e reservas salvam Grêmio em 1º teste

Everton e Paulinho fazem os gols do Grêmio no segundo tempo em Gramado


Fonte: Globo Esporte

Joia e ataque gringo não brilham, e reservas salvam Grêmio em 1º teste
Everton e Paulinho, nas extremidades da foto, fizeram os gols do Tricolor (Foto: Lucas Rizzatti/GloboEsporte.com)

O futebol é cheio de surpresas e reviravoltas. E pode pregar suas peças quando menos se é esperado. Ocorreu neste domingo, no Estádio dos Pinheirais, em Gramado, onde o Grêmio realiza a pré-temporada. No primeiro jogo-treino do ano, diante do sub-20 do Gramadense, a vitória saiu, mas não sem suor e a participação decisiva de quem não estava cotado para brilhar. Esqueça comentários elogiosos a Douglas, Barcos, Marcelo Moreno e, inclusive, a joia Lincoln. O minguado 2 a 0 diante de um time amador foi construído no segundo tempo, com gols dos reservas Éverton e Paulinho.

O Grêmio vai a campo sem Marcelo Grohe, poupado por desgaste muscular, e Werley, liberado para negociar com o Santos. O time: Leo; Matias, Gabriel Silva, Rhodolfo e Marcelo Hermes; Ramiro, Fellipe Bastos, Douglas e Lincoln; Marcelo Moreno e Barcos. O banco: Tiago, Vitor, Galhardo, Lucas Costa, Liverson, Araújo, Negueba, Balbino, Luan, Everaldo, Lucas Coelho, Everton, Paulista, Pedro Rocha, Paulinho e Erik.

Apesar do clima todo favorável ao Grêmio, de estádio cheio, estreia do uniforme novo, confeccionado pela Umbro, e euforia sobre o meia de 16 anos e o ataque de gringos, o time começou preso. Faltaram compactação e velocidade, sobretudo no meio-campo. Alvo de grande expectativa, o garoto Lincoln teve dificuldades de sair da marcação por vezes tripla dos jogadores do Gramadense. Ao seu lado na criação, Douglas igualmente se mostrava pouco efetivo. Moreno e Barcos foram muito aplicados na ao assédio sob pressão aos zagueiros e ainda foram responsáveis pelas duas melhores chances.

A dificuldade em criar era tanta que a primeira boa oportunidade surgiria apenas aos 21 minutos. O valente Marcelo Hermes cruzou da esquerda para cabeceio violento de Marcelo Moreno, que vestia a 11. A finalização passou perto do travessão. Depois, Barcos tentou resolver na base da individualidade. Driblou três e parou no goleiro.

Por falar em goleiro, Léo, que substituiu Marcelo Grohe, com dores musculares, fez milagre em cabeceio do centroavante Dan, à queima-roupa, aos 31 minutos. Mesmo com atuação precária, o Grêmio seguia apoiado pela torcida, mais de 2 mil presentes no campo do Gramadense. Alguns torcedores colados à grade destoavam ao tentar pressionar o jovem Lincoln: "Vamos jogar bola, garoto, vamos jogar!". Ao final do primeiro tempo, o menino reconheceu a atuação aquém do esperado da equipe de Felipão.

- No coletivo acho que a gente estava mais compacto, nesse nosso primeiro jogo-treino acho que a gente deu mais espaço, não ficou muito junto para fazer a tabela - analisou, ratificando sua maturidade precoce.

Grêmio faz jogo-treino em Gramado com Moreno e Lincoln de titulares (Foto: Lucas Rizzatti/GloboEsporte.com)

Após o intervalo, saíram Léo, Matías Rodríguez, Fellipe Bastos, Marcelo Moreno, Barcos, Lincoln e Douglas. Entraram Galhardo, Everton, Araújo, Tiago, Luan, Everaldo e Paulinho. Mudanças que podem confundir quem lê, mas que acabaram ajudando o Grêmio.

Logo aos seis minutos, Paulinho, que retornou de empréstimo do Londrina, cruzou para o jovem Everton desviar de cabeça e marcar o primeiro gol do Grêmio em 2015. Minutos depois, foi Paulinho quem desviou com categoria do goleiro do Gramadense, após jogada do centroavante Everaldo.

A partir daí, os ânimos arrefeceram. O Grêmio insistiu à frente, mas com poucas jogadas agudas. Até porque, diante de tantas substituições, pesou à falta de entrosamento entre os garotos, maioria no segundo tempo. Ainda entraram Liverson no lugar de Hermes, Negueba na vaga de Ramiro e Lucas Costa para a saída de Rhodolfo. Mais perto do fim, o volante Balbino ingressou na vaga do zagueiro Gabriel Silva.

O jogo-treino reservou ainda um momento pitoresco. Por alguns minutos, o Gramadense chegou a atuar com 12 atletas durante o segundo tempo. O treinador precisou gritar no mais alto volume para avisar o atleta, que deixou o campo zunindo, mas também com um sorriso no rosto. A torcida, claro, não perdoou. Já a atuação do Grêmio, longe do brilho dos dois coletivas, está relevada. Até porque o ano apenas começou.


VEJA TAMBÉM
- Santos Dá Chapéu no Grêmio e Mira Soteldo para Brilhar na Série A!
- Clima de decisão! Grêmio treina com força máxima para o Gre-Nal do ano!
- Grêmio, pare de insistir em medalhões ou em jogadores despejados por outros clubes






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

17/10/2024