Felipão freia euforia e diz que joia de 16 anos ainda tem de "aprender muito"

Treinador dá suas primeiras impressões sobre Lincoln, promessa da base tricolor


Fonte: Ge

Felipão freia euforia e diz que joia de 16 anos ainda tem de aprender muito
Lincoln é visto com muita expectativa pelo Grêmio (Foto: Lucas Rizzatti/GloboEsporte.com)

Partiu de Felipão, naquele seu jeito franco e um tanto casmurro, a voz dissonante sobre Lincoln, joia de 16 anos que é cercada de expectativas e de elogios, sobretudo após a atuação no primeiro coletivo do ano em Gramado, onde o Grêmio realiza a pré-temporada. O treinador tratou de conter a euforia e disse que o meia é "igual a todo mundo" e que precisa "aprender muito

- Não tem estrela, é igual aos outros meninos. Terá que aprender muita coisa - sentenciou.

Essas impressões foram passadas em conversa informal com a imprensa na sexta-feira, sem a formalidade de uma entrevista coletiva. É bem verdade que Felipão aprovou o desempenho de Lincoln, mas fez uma ressalva, pelo fato de a maioria dos jogadores ainda estar se readaptando fisicamente, o que facilitaria o brilho de um jovem ainda em idade de juvenil.

Por falar em categorias de base, Scolari esperava não ter que precisar agir diretamente na evolução dos fundamentos do garoto. Considera esse um trabalho do departamento de formação. Felipão foi além e detectou o principal problema de Lincoln: a pouca familiaridade com o pé direito, além de aprimoramentos a serem feitos no posicionamento e na marcação.

- Ele não usa o pé contrário. Não seria para eu corrigir, tem que vir da base. Todo o canhoto é privilegiado, mas é fato que só usa esse pé - explica.

Felipão ainda lembrou dos ensinamentos que passou à dupla de meias campeã da Libertadores de 1995. Ambos pratas da casa, Arilson e Carlos também eram canhotos:

- Eles só usavam o pé direito para fazer passes e assistências. Mas aprenderam.

Elogios do zagueirão ao presidente

Lincoln viveu dias de popstar, muito embora não tenha concedido entrevistas nem jogado uma partida decisiva. Bastou o coletivo de quinta para tal. O chapéu ocorreu ainda no primeiro tempo do trabalho que terminou em 6 a 0 para os titulares. O lance de rara habilidade saiu em espaço curto de campo, na metade do gramado.A torcida foi ao delírio.

Um dos líderes do vestiário tricolor, Rhodolfo admitiu surpresa com a maturidade do garoto ao vê-lo submetido a um costumeiro "ritual de iniciação" de novatos no grupo, uma espécie de sabatina no jantar. Além disso, o zagueiro brincou sobre o "cheque em branco" que o jovem pode render ao clube - o contrato da joia vai até o fim de 2017.

- O moleque tem muita qualidade. Apesar de ser novo, é muito tranquilo. A gente pediu para ele dar uma entrevista no jantar, mas parecia veterano nessa brincadeira nossa. Vamos dar um suporte bom porque ele vai garantir nosso futuro e nosso salário - sorriu Rhodolfo.

Antes, o presidente Romildo Bolzan Júnior definiu a joia como "exuberante".

- Ele está completamente integrado, a fim de jogar, preparado. É muito maduro para quem tem 16 anos. Não tem vício de boleiro. Com aquele pé canhoto, é exuberante. Felipão deu moral para ele. Não sei se vai ser titular. Sinalizou que é um jogador que está no grupo e será importante ao longo da temporada.

O passo decisivo para o salto de Lincoln se deu em 18 de agosto. Os garotos do sub-17 desafiariam os reservas que não atuaram na partida anterior do Grêmio, pelo Brasileirão. Lincoln foi tão bem que, no segundo tempo da atividade, foi puxado para a equipe profissional reserva. Destacou-se ainda mais. Assim que terminou o treino, Felipão queria subir o garoto. Mas Lincoln ainda tinha 15 anos e sequer firmara contrato profissional. Precisava completar 16 para tal.

- Mas quando ele faz aniversário? - insistiu Scolari, que o definiria como "diamante negro".

Faltavam três meses ainda. Imediatamente a cúpula gremista tratou de "esconder" a joia descoberta. Vitrine excessiva naquele momento poderia custar a vida longa ao projeto de craque no Grêmio. O zelo deu resultado e, ao celebrar 16 anos em 7 de novembro, Lincoln assinou seu primeiro contrato profissional, por três anos.

VEJA TAMBÉM
- STJ não gosta do Grêmio: é premente recorrer à injustiça que foi feita
- Renato Gaúcho faz declaração sobre possível ida para o Cruzeiro
- Botafogo x Grêmio será em campo neutro






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

7/9/2024