Foi ruim, mas foi bom: Grêmio vê lado positivo em ausência na Libertadores Comente


Fonte: UOL Noticias

Foi ruim, mas foi bom: Grêmio vê lado positivo em ausência na Libertadores Comente
Felipão considera que ter apenas o Gauchão no começo do ano não é ruim

O Grêmio tentou de todas as formas conquistar vaga na Libertadores deste ano. Mas após uma arrancada interessante, perdeu jogos importantes na reta final do Brasileiro passado e acabou ficando fora.

Só que a queda não é vista de forma totalmente negativa. Sem os compromissos mais difíceis, o clube se autoriza a usar o primeiro semestre, no qual só há disputa do Estadual e das primeiras fases da Copa do Brasil, para testar jovens vindos das categorias de base.

A avaliação foi feita pelo técnico Luiz Felipe Scolari. Em conversa informal com os jornalistas que cobrem a pré-temporada do Tricolor, Felipão admitiu que não é ruim ter apenas o Gauchão para o começo do ano. Até porque o Grêmio passa por uma grave crise financeira e, sem a Libertadores, não se obriga a fazer grandes investimentos em reforços. Pode apostar em um grupo mais barato e jovem.

Mesmo que a ausência na relação de participantes da competição mais importante do continente simbolize menos verbas para o futebol ou mesmo contratos que poderiam surgir a partir da exposição internacional, o momento de reconstrução pelo qual o Grêmio está passando indica a necessidade de ter uma competição mais fraca pela frente logo de cara.

O clube resolveu pagar todas as suas contas e se adequar a uma tendência mundial de recuo nos pagamentos a profissionais de futebol. E está caminhando sempre sob estes mandamentos. Reduziu salários, se desfez de uma série de jogadores, apostou em jovens das categorias de base, e não gastou um centavo sequer em contratações.

E para dar 'bagagem' aos mais novos, o Campeonato Gaúcho surge como ótima opção. Com as fases iniciais apontando duelos apenas contra times mais fracos, com o Internacional como único rival de igual grandeza e que ainda deve estar priorizando a Libertadores, o torneio pode dar experiência a atletas considerados promissores, como Gabriel Silva, Araújo, Marcelo Hermes e Lincoln, bem cotados para iniciar a temporada como titulares.

Scolari vê o Estadual como teste. Os que mostrarem potencial seguirão no elenco. Dos 33 que estão na pré-temporada, sete serão devolvidos para as categorias inferiores. E para selecionar os mais capacitados, os jogos contra oponentes menores soam como ideais.

A estreia no Campeonato Estadual está marcada para dia 31, às 17h, diante do União Frederiquese. Neste sábado, o elenco trabalha apenas pela manhã. No domingo será disputado o primeiro jogo-treino do ano, diante do Gramadense, às 16h, no estádio dos Pinheirais.

VEJA TAMBÉM
- STJ não gosta do Grêmio: é premente recorrer à injustiça que foi feita
- Renato Gaúcho faz declaração sobre possível ida para o Cruzeiro
- Botafogo x Grêmio será em campo neutro






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

7/9/2024