Sem vaga, Felipão pode terminar ano com números superiores a Renato

Grêmio de Scolari precisa de uma vitória sobre o Flamengo no próximo domingo para bater aproveitamento da equipe de Portaluppi no Campeonato Brasileiro de 2013


Fonte: Globoesporte.com

Sem vaga, Felipão pode terminar ano com números superiores a Renato
Felipão precisa de uma vitória para superar números de Renato (Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)

Felipão assumiu o Grêmio no final de julho com a missão de tirar a equipe do ostracismo do meio da tabela, rumo à briga como protagonista, no "bolo" da ponta de cima no Brasileirão. Ao seu estilo, empregou face mais aguerrida à equipe, que pulou da 11ª à confortável 3ª posição em 20 jogos, antes de sofrer três derrotas nas últimas três partidas e dar adeus às pretensões de disputar a Libertadores em 2015. Mesmo sem a almejada vaga, o técnico resguarda ainda uma motivação particular para o confronto final, diante do Flamengo.

O Tricolor adota o discurso de jogar pela "honra" na partida da última rodada, às 17h do próximo domingo, na Arena. Mas entra em campo, também, para assegurar ao comandante uma importante marca pessoal. Suspenso da partida por uma punição do STJD, Felipão conta com o pulso firme do auxiliar Ivo Wortmann à beira do campo para obter uma vitória sobre os cariocas. Assim, supera em aproveitamento a campanha de Renato Gaúcho no vice-campeonato brasileiro em 2013, que levou a equipe à classificação direta à fase de grupos da competição continental de 2014.

Em sua segunda passagem como técnico do Grêmio, o herói do mundial gremista em 1983 foi chamado por Fábio Koff em julho de 2013 para substituir Vanderlei Luxemburgo, demitido após a eliminação na Libertadores e uma má arrancada no Brasileirão. Renato encontrou a equipe na sétima colocação, com oito pontos conquistados, após cinco partidas disputadas.



Em 33 jogos, amealhou 57 pontos, com 16 vitórias, nove empates e oito derrotas - aproveitamento de 57,5% - e conquistou cinco posições. Encerrou o campeonato na segunda colocação, com 65 pontos, a nove do Cruzeiro, campeão. A pontuação atingida por Renato ao término do Brasileirão não seria suficiente para assegurar o Tricolor na Libertadores de 2015. Na edição atual da competição, Inter e Corinthians, terceiro e quarto colocados, somam 66 pontos e asseguraram a vaga com uma rodada de antecedência.

Em caso de triunfo no domingo, a terceira "Era Felipão" no Grêmio encerrará com 13 vitórias, cinco empates e sete derrotas. Aproveitamento de 58% com 46 pontos conquistados em 25 jogos - marca superior à de Renato.

Técnico da Seleção na Copa de 2014, Scolari foi o escolhido pelo mesmo Fábio Koff para dar novo rumo à equipe no Brasileirão, após 12 jogos de pouco rendimento com Enderson Moreira. O ex-treinador deixou a equipe na 11ª colocação, com 19 pontos, após 12 jogos - o interino André Jardine comandaria a equipe em uma partida, antes da estreia do novo treinador.

Ídolos das principais conquistas do clube, Felipão e Renato Gaúcho ficam atrás ainda de Vanderlei Luxemburgo, que somou 62,3% de aproveitamento durante os 38 jogos do Brasileirão em 2013. Sob o comando do treinador, o Tricolor somou 71 pontos, com 20 vitórias, 11 empates e sete derrotas, e encerrou a participação na terceira colocação - condição que levou à primeira fase da Libertadores.


Felipão cobrou atletas no treino do Grêmio desta terça-feira (Foto: Eduardo Deconto/GloboEsporte.com)

Felipão, porém, atenua projeções numéricas. Sem maiores pretensões no Brasileirão, o treinador já sinalizou que pretende mandar a campo uma equipe repleta de jovens, tendo em vista o aproveitamento dos garotos na próxima temporada.

- Vou estudar isso, vou precisar de jogadores mais jovens, em virtude da contenção de despesas. Quem sabe, não teremos quatro ou cinco da base saindo jogando na próxima rodada juntos? Estou feliz, contente, satisfeito com os jogadores, com o Grêmio. Eu vou continuar fazendo o meu trabalho normalmente. Não estaremos na Libertadores. A gente ainda tenta entrar na Copa do Brasil mais tarde, teremos a Sul-Americana. Vamos ter que nos organizar na parte de valores - disse o comandante.

O Grêmio é sétimo colocado no Brasileirão, com 60 pontos. Encerra a participação no ano no próximo domingo, quando enfrenta o Flamengo, às 17h, na Arena.

VEJA TAMBÉM
- Inter recebe provocações de Renato após derrota do Grêmio no clássico grenal
- EVITOU O PIOR? Torcedor agradece Marquesín após evitar derrota elástica no Gre-Nal.
- Renato elogia desempenho do Grêmio e alfineta o Internacional após Gre-Nal.






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

20/10/2024


19/10/2024