Contas pelo G-4: Grêmio calcula fazer 60% dos pontos para garantir a vaga

Jogadores projetam três vitórias ou nove pontos por Libertadores em 2015


Fonte: Globoesporte.com

Contas pelo G-4: Grêmio calcula fazer 60% dos pontos para garantir a vaga
Felipão precisa manter aproveitamento para garantir vaga (Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)

A cinco rodadas do encerramento do Brasileirão, chega o momento de utilizar a calculadora para realizar projeções. Para assegurar vaga na Libertadores, o Grêmio projeta chegar aos 66 pontos ao final do campeonato. Ou seja, precisaria somar nove pontos nas últimas cinco partidas, em um aproveitamento de 60%.

Entre o grupo de jogadores o cálculo é simplificado: o Grêmio necessita de três vitórias. Por isso, a partida diante do lanterna Criciúma, neste sábado, redobra-se em importância.

– Comparando com outros anos, acho que a gente já garante a classificação com vitória em três jogos. Mas só temos confrontos difíceis daqui para frente. Precisamos tentar pontuar o mais rápido possível para classificar – calcula o zagueiro Rhodolfo.

Os números do Brasileirão atual revelam maior equilíbrio em relação às edições anteriores. Com um jogo a menos do vice São Paulo e o terceiro colocado Inter, o Grêmio está atualmente em quarto na tabela, com 57 pontos – a mesma pontuação de Atlético-MG, Corinthians, além do arquirrival gaúcho.



Diretor de futebol, Duda Kroeff vê o Grêmio com saldo na busca pela vaga. Com duas vitórias consecutivas, considera que um empate no Heriberto Hülse torna-se suficiente para manter o time no páreo.

– Particularmente, penso sete pontos a cada três jogos. Como já fizemos seis nos últimos dois, poderíamos empatar em Santa Catarina. Nos três jogos seguintes, precisaríamos de mais sete pontos. E depois vamos ver como ficam as coisas para enfrentar o Flamengo – projeta.

O fator complicador é a dificuldade dos adversários no horizonte gremista. Além do confronto contra o lanterna Criciúma, time desesperado contra o rebaixamento, terá duelos contra equipes da ponta de cima da tabela em sequência: o líder Cruzeiro e o Corinthians, sexto colocado. Somado a isso, conta o fato de o clube contar com somente dois jogos na Arena nas últimas rodadas.



Pelos cálculos, basicamente o Grêmio precisaria manter o aproveitamento recente com Luiz Felipe Scolari. Nas últimas cinco partidas, por exemplo, o time conquistou 11 pontos – mais do que o suficiente para garantir a sonhada vaga. Nesse período, somente Atlético-PR e Fluminense (com 12) e o São Paulo (13) somaram mais do que o time de Felipão.

– Estamos na briga e esse é o nosso objetivo. Quero muito estar na Libertadores para tentar ganhá-la de tudo que é jeito – acrescenta Duda.

Mas é claro, as projeções deverão se alterar rodada a rodada. Um fator importante para o clube gaúcho é a abertura de vaga extra, a partir da final mineira da Copa do Brasil, entre Cruzeiro e Atlético-MG. Para que o G-4 se torne G-5, o Grêmio precisa secar o São Paulo na Sul-Americana e ainda torcer para que o campeão da Copa do Brasil fique entre os quatro primeiros do nacional.

VEJA TAMBÉM
- Lesão detectada e reforços apresentados: atualizações do Grêmio no futebol.
- Fluminense demonstra interesse em destaque do Grêmio para temporada de 2025
- Gurias gremistas se preparam para clássico decisivo no Gauchão Feminino






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

19/10/2024



















18/10/2024