Além do 4 a 1: Grêmio de Felipão "tira" 10 pontos de rival e confirma ascensão

Treinador estreou com derrota em Gre-Nal em agosto e viu rival abrir nove pontos; depois de 19 jogos e goleada, está um ponto à frente e com números de vice-líder


Fonte: Globo Esporte

Além do 4 a 1: Grêmio de Felipão tira 10 pontos de rival e confirma ascensão
Grêmio só faz crescer desde derrota no 1º Gre-Nal (Foto: Jefferson Bernardes/ Agência Preview)

Foram 20 jogos, pouco mais de um turno. Um caminho delimitado por dois Gre-Nais. Um cenário capaz de apontar que a goleada de 4 1 ano domingo no último clássico não fora por acaso. Consolida a campanha de reação de Luiz Felipe Scolari com o Grêmio, que parte, agora, para as cinco rodadas finais no G-4 e à frente do maior rival, após descontar uma considerável diferença de pontos.

Felipão estreou em 10 de agosto na sua terceira passagem pelo Grêmio. Justamente num Gre-Nal. Foi derrotado no Beira-Rio, por 2 a 0, ficou em 11º e viu o adversário se tornar vice-líder e abrir nove pontos de diferença. Agora, está um ponto de vantagem. Na 30ª rodada, chegou a empatar em 50 pontos com o Colorado, mas viu novamente a diferença abrir levemente, antes da recente ultrapassagem.

O levantamento do GloboEsporte.com mostra que, a partir da vitória sobre o Criciúma, na rodada seguinte ao revés no Gre-Nal, até o clássico do 4 a 1 no domingo, Felipão e seu grupo só fizeram melhorar os números do Grêmio. Saltou o aproveitamento de 45% a 66%, fez mais gols e tomou bem menos. Para completar, no Brasileirão à parte, desde a estreia derrotada de Scolari, o treinador só pontuou menos do que o São Paulo.



Felipão celebra o momento. Em entrevista após o Gre-Nal 403, no último domingo, na Arena, vencido pelo Grêmio 4 a 1 - devolvendo o placar da final do Gauchão -, o técnico ressaltou que, dessa maneira, a confiança de tudo o grupo ganha reforço. O que, na visão dele, pode ajudar na conquista do objetivo, que é garantir uma vaga na Libertadores.

- O nosso time vem numa crescente principalmente em termos de pontos, porque estávamos no 11º lugar e agora estamos naquele bolo que eu sempre disse que queria estar. Isso dá confiança para que, no próximo jogo, a gente possa novamente imprimir um bom ritmo, mesmo fora de casa, e quem sabe conseguir o objetivo final - declarou.

Vitória por 4 a 1 no Gre-Nal eleva confiança do grupo tricolor (Foto: Jefferson Bernardes/ Agência Preview)

A evolução do Grêmio se explica em números. É verdade que o time continua marcando poucos gols - tem o mesmo número de tentos do Figueirense, com 31, na frente de Chapecoense, Sport, Bahia e Criciúma. Mas, no clássico, conseguiu somar saldo de três pela primeira vez neste Nacional, ultrapassando o Atlético-MG na tabela de classificação pelo critério de desempate. Os dois têm o mesmo número de pontos, 57, assim como o Corinthians, que ainda fica mais atrás por ter uma vitória a menos (15 contra 16). Alcançou saldo de 12 gols no Brasileirão. Só no segundo turno são nove.

- Se vencêssemos (o Gre-Nal) por 1 a 0 também estaríamos super satisfeitos. Claro que 4 a 1 é maravilhoso, até pelo saldo de gols, que melhora muita coisa. Queremos estar no grupos dos quatro, cinco, até os últimos jogos, porque aí temos chance - destaca Felipão.

* Diferente da 2ª parte da primeira tabela, está contabilizada a estreia de Felipão, no 2 a 0 a favor do Inter, em 10 de agosto

A equipe gaúcha ainda tem a defesa menos vazada, situação que se desenhou com a formação consistente de Felipão. Os três volantes no meio são uma de suas marcas. Na zaga, Geromel ganhou destaque e é um dos melhores da equipe. Marcelo Grohe continua fazendo boas e importantes intervenções. O Grêmio tem apenas 19 gols sofridos em 33 rodadas. E, sob a batuta de Felipão, levou nove gols em 20 jogos.

Somente no segundo turno, o aproveitamento gremista é de vice-líder do Brasileirão: 61,9% e 26 pontos conquistados, aparecendo em terceiro - mesma posição em que se encontra no campeonato, com aproveitamento total de 57,6%.

- Estamos dentro de uma pontuação que era a melhor que imaginávamos. Se tivéssemos esse time, essa mesma formação, esse mesmo espírito desde o início do campeonato, podia ser que a gente estivesse brigando por uma coisa melhor. Mas agora o melhor que podemos fazer é brigar para entrar na Libertadores, e isso é o que vamos continuar fazendo - salienta o técnico.

Gráfico mostra campanha do Grêmio e linha separa reação após o Gre-Nal na 14ª rodada (Foto: Reprodução)

Faltam cinco jogos para o fim do Brasileirão. O Grêmio tem condições de terminar dentro da zona da Libertadores. Para isso, precisará buscar o maior número de vitórias possível. Um dos fatores que pode contribuir para isso é a confiança, que aumentou com o triunfo no Gre-Nal. É o que os jogadores e o treinador indicam.

- As equipes que jogam contra o Grêmio são equipes muito fortes. Vamos buscar os três pontos e tratar de manter a alegria entre a gente - frisou o meia Alan Ruiz, autor de dois gols no clássico.

Na próxima rodada o Grêmio enfrenta o Criciúma, fora. Na sequência, duas "pedreiras": Cruzeiro em casa, e Corinthians fora. Bahia (F) e Flamengo (C) são os dois últimos adversários do Tricolor no Brasileirão.

VEJA TAMBÉM
- Lesão detectada e reforços apresentados: atualizações do Grêmio no futebol.
- Fluminense demonstra interesse em destaque do Grêmio para temporada de 2025
- Gurias gremistas se preparam para clássico decisivo no Gauchão Feminino






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

19/10/2024



















18/10/2024