Ágil, técnico e preciso: Erik "Robinho" ganha elogios e espaço com Felipão

Garoto pode ser escalado como titular do Grêmio diante do Coritiba neste sábado


Fonte: Globo Esporte

Ágil, técnico e preciso: Erik Robinho ganha elogios e espaço com Felipão
Erik demonstrou bom desempenho em cobranças de falta (Foto: Eduardo Deconto/GloboEsporte.com)

Luiz Felipe Scolari comandou a primeira parte do treino da última sexta-feira com portões fechados no Estádio Olímpico. Parecia querer fazer mistério sobre a velocidade e a técnica de Erik. Escalado como titular na atividade, o jovem de 19 anos atraiu os olhares de quem acompanhou os trabalhos, quando abertos, na véspera da partida contra o Coritiba, às 18h30 deste sábado, e causou certo espanto por sua precisão nas bolas paradas. Mas a habilidade e a facilidade para se desenvencilhar dos adversários não vem de hoje.

Nascido em Três Rios, município do Sul do Rio de Janeiro, o garoto passou uma infância difícil, ao lado do pai, o eletricista Sandro do Nascimento, da mãe, Erika, e do irmão Alex. Vivia com o suficiente para se manter e para mostrar a desenvoltura com a bola. Tanto que recebeu um apelido singelo pelas características semelhantes à de um jogador de nível de seleção brasileira: Erik “Robinho”.

Aos 14 anos, o jovem despertou as atenções do empresário gaúcho Carlos Alberto Daneluz. O apelido célebre permaneceu em solo carioca, enquanto o bom futebol foi levado ao Juventude.
- A gente pediu para não levar o apelido adiante, para evitar pressão sobre ele, mas as características são semelhantes, sim. É um atleta de velocidade, técnica e muito domínio de finalização. O descobri por intermédio de amigos, e o levei para realizar testes no Juventude, em 2009. Ele permaneceu em Caxias do Sul até 2011, quando realizamos um negócio e ele se transferiu ao Grêmio - explica o empresário, em entrevista ao GloboEsporte.com.

Antes de chegar ao Tricolor, Erik teve de superar a saudade da família no convívio com os demais garotos da base do Juventude, onde morou por dois anos, até se transferir ao Grêmio. Em Porto Alegre, dividia um apartamento com outros atletas vinculados a Daneluz. A mudança para uma residência própria ocorreu apenas em 2014. As dificuldades o acompanharam de Três Rios até a estreia como profissional, na última quarta-feira. O garoto entrou em campo aos 40 do segundo tempo na vitória por 1 a 0 sobre o Figueirense, na Arena. Tanto que não escondeu a alegria pela participação na partida.

Felipão orienta Erik no treino do Grêmio (Foto: Eduardo Deconto/GloboEsporte.com)

- Ele ficou muito feliz. Me ligou depois do jogo, no dia seguinte. Não conseguiu nem dormir de tanta alegria. O Erik é um garoto com uma cabeça muito boa. Eu falei para ele não se preocupar em ser titular, que o que tem de acontecer vai acontecer - afirma o empresário.

Diante da ausência de Luan, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o jovem é cotado a assumir um posto de titular diante do Coxa. Mesmo que dispute a vaga com Alan Ruiz e Fernandinho, merece os elogios de quem o lapida como promessa gremista.

- Ele é um jogador que tem boa qualidade técnica e boa desenvoltura. É muito intenso e tem boa batida na bola, tanto parada quanto em movimento. Ele evoluiu muito desde que chegou. Muitos trabalhos de fundamentos foram feitos. Ele fez um bom trabalho de transição, e o Luiz Felipe conseguiu vislumbrar uma potencialidade e antecipar etapas. Vai ser um diferencial para o Grêmio no futuro. Se é um jogador do sub-20 que está no grupo principal, com certeza é um atleta no qual a diretoria deposita muita confiança - avalia o coordenador das categorias de base do Grêmio, Junior Chávare, ao GloboEsporte.com.

Talento desperta os elogios dos companheiros de Grêmio

Ramiro elogiou o jovem Erik nesta sexta-feira (Foto: Eduardo Deconto/GloboEsporte.com)

Não é de hoje que Erik desperta a atenção dos companheiros desde que foi integrado ao grupo principal, no início de outubro. Em especial, pela precisão na bola parada. Relacionado pela primeira vez para a partida contra o São Paulo, na 26ª rodada, o garoto recebeu elogios do goleiro Marcelo Grohe.

- Se ele chamou a atenção da imprensa, imagina a nossa. A gente estava conversando que ele tem muita qualidade na batida. Uma batida pesada. Nos surpreendeu. Tanto que fez alguns gols em nós - elogiou o goleiro Marcelo Grohe à época.
Possível titular diante do Coxa, o garoto recebeu incentivo de Ramiro, na entrevista coletiva desta sexta-feira. Mesmo que o volante despiste sobre a escalação dele no jogo das 18h30 deste sábado.

- Ele tem a característica parecida com a do Luan. Se optar por ele para jogar, não vai mudar muito. Tem característica de ter jogada individual muito forte. Tem leveza para jogar, facilidade de atacar. Não muda praticamente nada. Ainda tem muita qualidade na bola parada. Isso só vai acrescentar para a gente - elogia o volante.

Companheiro de Erik nas categorias de base, Mathus Biteco também não pouca bons adjetivos ao jovem. Na mesma linha de Ramiro, não "entregou" a escalação de Felipão, mas elencou as qualidades do meia.

- Me criei com ele na base, desde que cheguei ao Grêmio. Jogamos campeonatos juntos, é um jogador excepcional. O Felipão ainda não deu a escalação, mas se ele jogar vocês vão poder ver a qualidade dele. É rápido, tem velocidade, habilidade com a bola, a qualquer momento ele pode achar uma jogada e ganhar na velocidade. Ajuda muito - destaca.

As cobranças de falta de Erik podem ser um trunfo do Grêmio diante do Coxa, caso os indícios do treino da sexta-feira sejam confirmados. O Tricolor não marca gols de bola parada desde a segunda rodada do Brasileirão, quando Alan Ruiz anotou na vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-MG, na Arena.



VEJA TAMBÉM
- Grêmio define futuro de Diego Costa!
- BRAITHWAITE INSATISFEITO! Insatisfação de Braithwaite e provável despedida de Renato no Grêmio e do dinamarquês
- DECISÃO DE LUIS CASTRO PODE AGITAR O GRÊMIO! O futuro de Renato Portaluppi está em jogo com movimentações no mercado!






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

26/11/2024