Responsável por 58% dos gols, ataque titular do Grêmio é baixa contra Goiás

Barcos foi expulso e Dudu suspenso na derrota por 2 a 1 para o Palmeiras, no último sábado, em partida marcada por polêmicas com a arbitragem no Pacaembu


Fonte: Globo Esporte

Responsável por 58% dos gols, ataque titular do Grêmio é baixa contra Goiás
Barcos e Dudu são desfalques do Grêmio contra o Goiás (Foto: Marcos Ribolli)

Os três pontos desperdiçados na derrota de virada por 2 a 1 para o Palmeiras no Pacaembu, no último sábado, pela 28ª rodada do Brasileirão, não são o único rescaldo negativo do revés do Grêmio. A tensão do jogo, marcado por decisões polêmicas da arbitragem, resultaram em duas baixas no ataque titular gremista para a próxima partida na competição, diante do Goiás, na Serra Dourada. Barcos foi expulso em lance duvidoso, após entrada em Cristaldo, e Dudu recebeu o terceiro cartão amarelo. Ausente, a dupla leva consigo 58% dos gols da equipe no Brasileiro e acrescenta um desafio a mais à equipe na busca pelo retorno ao G-4, posto perdido com a vitória do Atlético-MG sobre o São Paulo, no domingo.

Um dos capitães da equipe - junto a Rhodolfo - Barcos é o principal goleador do Grêmio na temporada. Anotou 12 dos 24 tentos da equipe no Brasileirão, retrospecto que o torna vice-artilheiro da competição. Dudu balançou as redes apenas duas vezes, mas tem como trunfo a confiança de Felipão. O camisa 7 é o único jogador que iniciou as 16 partidas comandadas pelo treinador desde sua chegada, no dia 30 de julho.

Além dos atacantes, outros seis atletas marcaram pelo Grêmio. Luan, Lucas Coelho, Alan Ruiz anotaram dois cada, assim como Rodriguinho, que se transferiu para o Al-Sharjah, da Arábia Saudita, recentemente. Emprestado ao Vasco até o fim da temporada, Maxi Rodríguez e Giuliano completam a lista, com um gol cada. Mesmo diante da representatividade da dupla titular para a produção ofensiva, Felipão procura minimizar as ausências. O comandante aposta na força do elenco contra o Goiás.

- Eu fiquei na dúvida se tirava o Barcos. A gente imaginava que teria dificuldades em jogar o segundo tempo com cartão amarelo. Todo mundo leva cartão em jogo disputado. Os nervos aflorescem um pouco mais. Um ou outro erro acontece. Aconteceu com o Dudu e agora tenho que achar outro jogador. E nós temos - destacou.

Se Felipão adota um discurso mais comedido ao avaliar as baixas, o desempenho de Sandro Meira Ricci na partida causou revolta entre jogadores e direção. Na saída de campo, Bressan, Dudu e Ramiro já demonstravam irritação ao avaliar as decisões do árbitro, em especial ao expulsar Barcos (veja no vídeo ao lado). Mas foi o diretor executivo Rui Costa quem liderou as críticas à arbitragem na derrota em entrevista concedida ainda no Pacaembu.

- No intervalo, eu e o Felipão falamos com os jogadores. Falamos que ele (Ricci) estava louco para expulsar alguém. O Barcos não tocou (no Cristaldo). Não houve contato. O Grêmio não pode ser prejudicado como tem sido prejudicado. Não podemos ser privados de um empate ou até de uma vitória. Na medida que a arbitragem tira o principal jogador do nosso time e o resultado muda… Não vão impedir o Grêmio de ganhar no campo. Se tiver que ganhar de tudo, vamos ganhar de tudo e de todos - disse o executivo.

Reforços de Seleção

Nem tudo é lamentação e revolta para os gremistas. Felipão conta com o retorno de quatro atletas para armar o time que enfrenta o Goiás. Um dos grandes responsáveis pela defesa da equipe, a melhor do Brasileirão, Marcelo Grohe, retorna ao Grêmio após defender a seleção brasileira nos amistosos contra a Argentina e o Japão.

O meia Luan e o volante Matheus Biteco, convocados por Alexandre Gallo para a Seleção sub-21 para partidas contra a equipe principal da Bolívia e a sub-23 dos Estados Unidos, devem ficar à disposição. Suspenso pelo terceiro cartão amarelo contra o Palmeiras, Walace também tem condições de jogo.

Marcelo Grohe deve retornar ao Grêmio diante do Goiás (Foto: Eduardo Deconto/GloboEsporte.com)

Disputa pela vaga de Dudu
Centroavante reserva, Lucas Coelho entrou em campo no segundo tempo da derrota para o Verdão e é o substituto natural para Barcos. A principal indefinição de Felipão ao longo da semana de trabalhos deve recair sobre quem será o escolhido para ingressar na vaga de Dudu.

A tendência é de que três atletas briguem por duas posições no setor ofensivo. Ausente das duas últimas partidas, Luan é um dos postulantes. Alan Ruiz teve bom desempenho no lugar do jovem na armação e também é cotado na equipe. Pouco aproveitado pelo treinador, Fernandinho tem características semelhantes às de Dudu - velocidade e dribles pelas laterais do campo - e não obrigaria o comandante a alterar o estilo de jogo.

Outras formações não estão descartadas. Contra o Palmeiras, Matías Rodríguez atuou no meio-campo, como jogou na Itália. Portanto, também pode ser adaptado ao setor.

O Grêmio é quinto colocado no Brasileirão, com 46 pontos - foi ultrapassado pelo Atlético-MG no domingo, que pulou para 47 pontos ao vencer o São Paulo. O próximo confronto tricolor é diante do Goiás, no Serra Dourada, às 18h30 do próximo sábado.

VEJA TAMBÉM
- Lesão detectada e reforços apresentados: atualizações do Grêmio no futebol.
- Fluminense demonstra interesse em destaque do Grêmio para temporada de 2025
- Gurias gremistas se preparam para clássico decisivo no Gauchão Feminino






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

18/10/2024





































17/10/2024