À la Grohe: Tiago brilha, ganha elogios e já tem invencibilidade a ser testada

Goleiro de 21 anos entra na vaga deixada pelo titular, que está na seleção brasileira; foram ao menos três defesas difíceis a ponto de o próprio jogador se dar nota 10


Fonte: Globo Esporte

À la Grohe: Tiago brilha, ganha elogios e já tem invencibilidade a ser testada
Tiago concedeu entrevista após o jogo (Foto: Tatiana Lopes/GloboEsporte.com)

De boné folgado e mascando chiclete, com semblante bastante tranquilo, Tiago saiu do vestiário após a vitória de 2 a 0 do Grêmio sobre o Sport, na Arena, para conceder entrevistas. Cercado por câmeras e microfones, não se intimidou. Mostrou personalidade, ainda que com somente 21 anos, para afirmar que confia em seu potencial na tarefa complicada de substituir o titular Marcelo Grohe, convocado pela Seleção. No primeiro teste, se saiu bem. Fez cinco defesas difíceis e deixou o gramado sem ser vazado ao mesmo tempo que comemorou os três pontos com a equipe tricolor. Nada mais justo do que uma avaliação positiva. Questionado sobre que nota atribuía a ele mesmo pela atuação, não titubeou:

- Dou uma nota boa, 10. Quando não toma gol é 100% - disse, ao fim da partida.

A avaliação se faz valer a partir dos números do camisa 24 no confronto. Foram cinco defesas difíceis e uma considerada normal. Marcelo Grohe já alcançou um total de 35 defesas difíceis no Brasileirão, com média de 1,40 por jogo. Por falar em Grohe, que chegou a 803 minutos sem ser vazado no Nacional, Tiago pode se orgulhar de uma série invicta. Ainda não levou gol como profissional. Atuou 90 minutos contra o Pelotas no Gauchão e mais um tempo em cada um dos dois amistosos durante a Copa em Londrina. Com a partida desta quarta, são 270 minutos, ou quatro horas e meia sem ser vazado.

O preparador de goleiros Rogério Godoy ressaltou, principalmente, a serenidade do jogador.

- O Tiago sempre se destacou nas categorias de base e só vem a confirmar tudo o que se falava dele. Não sentiu o jogo. É um goleiro frio e muito seguro, tenho certeza que vai dar muita alegria para a torcida. Chegou com 15 anos, e logo assumiu posto de titular no infantil. É um menino que tem segurança, e essa é uma das virtudes dele.

Filho de Luis Carlos Machowski, que também foi goleiro no futebol paranaense, Tiago salienta que a tranquilidade vem de família.

- Desde pequeno eu era goleiro por causa dele - contou. - Meu pai sempre foi bem tranquilo também, é uma das coisas que me ajuda quando entro em campo.

Felipão deixou possibilidades abertas. Mesmo com a boa fase de Marcelo Grohe:

- Quanto ao Tiago, ótimo que ele jogou bem. Não vou casar com nenhum deles. Joga quem estiver melhor. Não adianta servir à Seleção, ao Exército… joga quem estiver melhor. Nome não me interessa, não - pontuou.

Tiago fez grandes defesas diante do Sport (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)



Primeiro tempo

Tiago não foi muito exigido na etapa inicial. Mas fez duas defesas difíceis. Na primeira, logo aos cinco minutos de jogo, se viu em uma situação complicada. O Sport ganhou falta na entrada da área e Neto Baiano se posicionou para cobrar. No apito do juiz, o atacante chutou bem. A bola explodiu no travessão, mas ele garante ter dado um leve desvio. Foi bastante aplaudido pela torcida e cumprimentado pelos companheiros. Depois da boa defesa, voltou a ser exigido com maior dificuldade aos 27 minutos, quando Patric recebeu um lançamento na área e desviou de cabeça. No susto, Tiago caiu no gramado e conseguiu afastar com as mãos, mandando para escanteio. O Sport não aproveitou a bola parada.

Nos recuos, também se saiu bem. Em um deles, amorteceu a bola no peito, deixou ela quicar no chão, e depois segurou, com tranquilidade. Em outro, saiu com o pé quando era pressionado. Ao sair do campo para o vestiário, no intervalo,Tiago se disse satisfeito com a atuação dos 45 minutos iniciais:

- Foi tranquilo, consegui suportar bem. O importante é não sofrer gol, estamos ali para isso. Substituir o Marcelo é uma tarefa difícil, mas estamos bem preparados para isso - destacou, para falar sobre as defesas: - Isso dá um ânimo para seguir.

Segundo tempo

Na segunda metade do jogo, Tiago foi mais exigido. Mas até o apito final cumpriu seu papel, de fechar o gol e não ser vazado. O Sport pressionou o Grêmio, principalmente nos últimos minutos e nos acréscimos, mas o placar permaneceu em 2 a 0.

Aos 11 minutos, o goleiro se sobressaiu em meio a uma confusão dentro da área. A bola havia sido lançada por Patric, e Tiago saltou para espalmar. No lance, ainda se chocou com o zagueiro Rhodolfo, que ficou caído no gramado - mais tarde, com dores, seria substituído por Bressan, e ouviria os pedidos de desculpas do companheiro do gol. Na sequência da jogada, ainda tirou outra bola, de soco.

Pouco menos de 20 minutos depois, novamente o goleiro afastou duas bolas de dentro da área com socos. E aí, quando o cronômetro já se encaminhava para o fim, Tiago foi testado um pouco mais, em sequência, até o árbitro assinalar o encerramento da partida. Segurou um chute de Ananias, de fora da área, e fez três grandes defesas. Em uma delas conseguiu espalmar uma bola para escanteio mais uma vez. Recebeu mais aplausos e comemorou com a torcida.

Tiago comemora com a torcida a vitória e a atuação sem tomar gols (Foto: Tatiana Lopes/GloboEsporte.com)


VEJA TAMBÉM
- Santos Dá Chapéu no Grêmio e Mira Soteldo para Brilhar na Série A!
- Clima de decisão! Grêmio treina com força máxima para o Gre-Nal do ano!
- Grêmio, pare de insistir em medalhões ou em jogadores despejados por outros clubes






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

18/10/2024






























17/10/2024