1Win

Grêmio amplia "maldição" da Arena e acumula decepções com a casa cheia

Tricolor gaúcho só tem três vitórias nas dez partidas de maior público do estádio; no sábado, perdeu sua terceira nesta estatística para o São Paulo e não entrou no G-4


Fonte: Globo Esporte

Grêmio amplia maldição da Arena e acumula decepções com a casa cheia
Grêmio não consegue vencer muitos jogos com Arena lotada (Foto: Wesley Santos/Press Digital)

Além de frear a ascensão rumo ao G-4 e terminar com a invencibilidade de Marcelo Grohe, a derrota para o São Paulo neste sábado confirmou outra tendência pouco alentadora aos gremistas: a "maldição" da Arena ainda assusta pelos lados do Humaitá. Mais uma vez, a vitória não veio diante de um grande público - desta vez, foram mais de 46 mil almas, na segunda maior assistência do palco.

A estatística é desfavorável ao Tricolor. O levantamento do GloboEsporte.com considera os dez jogos oficiais de maior público do estádio inaugurado no fim de 2012. Foram apenas três vitórias. O detalhe é que a última teve sabor amargo. Foi diante do San Lorenzo, 1 a 0, gol de Dudu. O Grêmio seria eliminado nos pênaltis da Libertadores deste ano.

A outra vitória foi nas oitavas da Libertadores de 2013, um 2 a 1 com o Santa Fé que seria desmanchado no jogo da volta, na Colômbia. O triunfo que mais dera alegria aos tricolores se deu justamente no primeiro jogo oficial do estádio, em janeiro de 2013. Na ocasião, o Grêmio bateu a LDU por 1 a 0 no tempo normal e, depois, nos pênaltis, avançando no torneio continental.

Contra os equatorianos e os argentinos, o público foi superior a 40 mil pessoas. O cenário se repetiu mais três vezes: empate com o Newell's Old Boys e Atlético-PR (que eliminou o time da Copa do Brasil de 2013) e a derrota mais recente, para o São Paulo. No total dos dez maiores públicos, portanto, o saldo é negativo: três vitórias, quatro e três derrotas, um aproveitamento de 43%, equivalente ao desempenho do décimo colocado no Brasileiro.

Antes dessa partida, Felipão tinha sete jogos em casa. Só havia perdido na Copa do Brasil, o 2 a 0 para o Santos que contou com injúrias raciais contra o goleiro Aranha. De resto, haviam sido um empate, também diante do Santos, pelo Brasileiro, e cinco vitórias. O maior público com Scolari na Arena tinha sido contra o Corinthians, com 32 mil pessoas. E a vitória aconteceu: 2 a 1.

*Sem contar jogos amistosos (Foto: Reprodução)

Mesmo com seu retrospecto particular ainda positivo em casa, Felipão já havia admitido, em entrevista coletiva semanas atrás, que existe certa tensão a mais quando o time precisa ser protagonista e propor a partida. Tanto que, longe da Arena, os resultados têm sido positivos.

- Temos um pouco de nervosismo quando jogamos em casa, parece que a bola queima no pé. Queremos forçar o ritmo. É natural que aconteça - avaliou.

No geral, o aproveitamento na Arena é bom. Em jogos oficiais, desde 2013, são 35 vitórias, 12 empates e nove derrotas, um desempenho de 69%. A chance de aumentar esse número é na quarta-feira, às 22h, quando Felipão e seus comandados recebem o Sport.

VEJA TAMBÉM
- Grêmio ganha do Estudiantes com um a menos e conquista primeira vitória na Libertadores
- Tricolor escalado para o jogo contra o Estudiantes
- Grêmio confiante para a Libertadores, e as lesões intermináveis





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

26/4/2024