Barcos decide, eficaz Grêmio vence o Botafogo no Maracanã e cola no G4

Pirata chega a 11 gols no Campeonato Brasileiro e Tricolor completa oitavo jogo sem ser vazado na competição. Alvinegro pode voltar à zona do descenso ainda nesta rodada


Fonte: Lance Net!

Barcos decide, eficaz Grêmio vence o Botafogo no Maracanã e cola no G4
Lá dentro! Barcos vence Jefferson pela primeira vez (Foto: Wagner Meier/LANCE!Press)

Sobra eficiência ao Grêmio de Luiz Felipe Scolari. Neste domingo, o Tricolor alcançou o nono jogo invicto no Campeonato Brasileiro, sendo oito sem sofrer gols. Isso mesmo. Oito. O time da vez que não conseguiu transpor o goleiro Marcelo Grohe, agora com 810 minutos sem buscar uma bola sequer na rede, foi o Botafogo. Além de não conquistar tal objetivo, o Alvinegro ainda viu Barcos marcar os dois gols gremistas na vitória, por 2 a 0, em pleno Maracanã. O resultado, válido pela 25ª rodada da competição, fez o Grêmio colar no G4.

Com os três pontos conquistados no Rio de Janeiro, o Grêmio chegou aos 43 e só não entrou no G4 do Brasileirão pois tem saldo de gols inferior comparando com o São Paulo, o quarto colocado. O duelo deste domingo ainda foi o 20º do Tricolor sem ser derrotado por equipes cariocas no Brasileirão. Agora são 15 vitórias e cinco empates. Já o Botafogo, agora com 27 pontos, ficará na dependência do complemento da rodada para saber se retornará à zona do rebaixamento.

O Botafogo volta a atuar no Campeonato Brasileiro no próximo sábado, quando enfrentará o Vitória, no Barradão, a partir das 16h20. Antes, o Alvinegro carioca terá o Santos como adversário, nesta quarta-feira, às 20h30. O duelo, no Maracanã, será o primeiro pelas quartas de final da Copa do Brasil. Já o Grêmio, pelo Brasileirão, receberá o São Paulo como rival, no sábado, a partir das 16h20 e na Arena.

GRÊMIO SUPERIOR

Atuando diante da sua torcida no Maracanã, era de se esperar por um Botafogo chamando a responsabilidade, propondo o jogo. Mas não foi isso que aconteceu nos primeiros 45 minutos de bola rolando. O Grêmio é que tratou de ter o controle do jogo, o que foi evidenciado pela posse de bola: 65% contra 35% do Alvinegro.

Ora Luan, ora Dudu trabalhavam como articuladores. Os volantes Ramiro e Fellipe Bastos participaram muito mais do que Ramírez e Zeballos, a dupla que deveria criar para o Botafogo. Deveria, pois não criou. Faltou, na prática, transpor o sempre eficaz Jefferson para o Tricolor gaúcho, que foi superior. A melhor chance foi com Barcos, aos 11 minutos.

Momento exato em que Jefferson impede gol de Barcos (Foto: Wagner Meier/LANCE!Press)

Sem a bola na maioria do tempo e chamando, perigosamente, o Grêmio para o seu campo, o Botafogo foi refém dos contra-ataques. Só que eles não vieram. Perigo para Marcelo Grohe com seus mais de 700 minutos sem buscar uma bola sequer na rede? Nenhum. As finalizações de Rogério e Sheik, por exemplo, foram facilmente defendidas. O Botafogo mais assistiu do que jogou, mas o Grêmio não teve o capricho necessário para ir para o intervalo em vantagem.

BOTAFOGO 'DIFERENTE' E... GRÊMIO NA FRENTE!

Vagner Mancini teve que mudar o Botafogo. Zeballos, que praticamente nada fez, deixou o jogo para a entrada de Wallyson.

A proposta era clara: mais velocidade no ataque. A mudança que, de fato, precisa acontecer foi vista logo com um minuto. Mais dedicado, o Alvinegro tratou de pressionar o Grêmio e quase abriu o placar em uma belíssima jogada. Ramírez, de trivela, serviu Emerson. De voleio, o camisa 7 viu Grohe operar um milagre. Eis que veio um balde de água fria para o time carioca.

Após Ramírez escorregar, o Grêmio teve a bola e, após envolvente troca de passes, abriu o placar com Barcos, aos cinco minutos. Décimo gol do Pirata no Brasileirão.

Ciente da necessidade de tornar o Botafogo mais perigoso e com mais qualidade técnica para transpor a eficaz marcação gremista, Vagner Mancini apostou em Carlos Alberto na vaga de Dankler, levando Gabriel para a lateral direita. Mais exposto, o Botafogo bem que tentou, mas parou exatamente na eficácia defensiva do rival e em suas próprias limitações.

Além de não mostrar a qualidade necessária, o Botafogo ainda colaborou. Após bola mal afastada, Gabriel deu condição para Barcos, que, cara a cara com Jefferson, mostrou frieza e ampliou, aos 31, marcando pela 11ª vez no Brasileirão. Marcelo Moreno, com 12, é o artilheiro. Foi o gol que confirmou o triunfo tricolor. Triunfo de um eficaz Grêmio de Luiz Felipe Scolari. O Botafogo não conseguiu, em nenhum momento, ser um time capaz de vencer seu rival e seguirá sofrendo na luta contra o rebaixamento.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 0 X 2 GRÊMIO

Local:
Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data-hora: 28/9/2014 – 16h
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Auxiliares: Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa-GO) e Bruno Raphael Pires (GO)
Renda/Público:R$ 263.010,00/10.462 pagantes/12.498 presentes
Cartões amarelos: Airton, Gabriel e Dankler (BOT); Dudu, Wallace, Barcos e Alán Ruiz (GRE)
Cartões vermelhos: Não houve.

Gols: Barcos, 5'/2ºT(0-1) e Barcos, 31'/2ºT.

BOTAFOGO: Jefferson, Dankler (Carlos Alberto, 20'/2ºT), Bolívar, André Bahia e Julio Cesar; Airton, Gabriel, Ramírez e Zeballos (Wallyson, Intervalo); Rogério (Ferreyra, 33'/2ºT) e Emerson – Técnico: Vagner Mancini.

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Rhodolfo, Pedro Geromel e Zé Roberto; Walace, Ramiro, Fellipe Bastos (Riveros, 43'/2ºT) e Luan (Alán Ruiz, 24'/2ºT); Dudu (Matheus Biteco, 36'/2ºT) e Barcos – Técnico: Luiz Felipe Scolari.


VEJA TAMBÉM
- CRISE NO GRÊMIO! Matías Arezo revela frustração com pouco espaço e deixa futuro incerto no Tricolor Gaúcho
- GRÊMIO MAIS PERTO DA POSSE TOTAL DA ARENA! Justiça avança em processo e clube pode evitar penhora do estádio!
- CRISE NA LATERAL-ESQUERDA DO GRÊMIO! Setor problemático ameaça planejamento para 2025






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

26/11/2024


25/11/2024