Grêmio planeja estender modelo de jogo para as categorias de base

Embalado pela boa fase em campo, Tricolor tenta expandir identidade do time principal aos métodos utilizados nos treinamentos dos jovens


Fonte: Globo Esporte

Grêmio planeja estender modelo de jogo para as categorias de base
Além de marcar época com títulos, a intenção da diretoria do Grêmio é transformar o atual modelo de jogo em uma referência na história do clube. Para tanto, já iniciou um trabalho de bastidores, ainda sem formato totalmente definido, para implantar o estilo do profissional às categorias de base, algo semelhante ao que o Bacelona implantou em La Masia, famoso centro de formação da equipe catalã que revelou Messi, Xavi e Iniesta, entre outros.



O jeito de jogar do clube gaúcho recebe elogios Brasil afora. Primeiro, pela maneira de se portar na partida, independentemente de adversário e local. O Grêmio mantém uma base no elenco desde 2015 e usa isso a seu favor. Aquele ano começou com Felipão no comando e se encerrou com Roger e um celebrado terceiro lugar no Brasileirão, com surpresa. Lá foi traçado o início do processo, que hoje é guiado por Renato com maestria e algumas correções, mas uma ideia clara por trás, conforme a seguir:

O NOVO ESTILO DO GRÊMIO

Valorização da posse de bola e troca passes em busca de espaço. Balança o adversário e propõe o jogo, mas com objetividade. Não fica com a bola só por ficar;
Jogo apoiado: trilha seu caminho rumo ao gol do adversário com troca de passes e toques curtos (veja no vídeo abaixo um exemplo). Tem os lançamentos longos só como recurso.

Encaixe individual na marcação: cada jogador tem definido, geralmente por encontro no campo, seu marcador. Extremas ficam com os laterais, laterais pegam atacantes... Um zagueiro faz a sobra, enquanto outro vai "caçar fora da área". E por aí vai.
Recomposição defensiva rápida com a reorganização da linha e pressão ao portador da bola.

Poucos cruzamentos pelo alto. Segundo dados do Footstats, é a equipe que menos manda bolas para a área no Brasileirão. Finaliza na maioria das vezes próximo do gol, por baixo.

– Talvez seja o momento de implantar essa filosofia do Grêmio nas categorias de base. O (Valdir) Espinosa (coordenador técnico) nos ajuda com sua experiência. É um futebol bonito, vistoso e que vence. Ele envolve o adversário que, se descuidar, o Grêmio faz gol. Estamos muito satisfeitos. É um time que encanta a todos – disse Odorico Roman, vice de futebol, na última semana.

Se estipulado como uma identidade do clube, isso pode ser trabalhado nas categorias de base. Independe, por exemplo, de esquema da preferência do técnico. É como o time precisa agir em campo, mesmo com diferentes disposições das peças no tabuleiro. Na última semana, o coordenador técnico Valdir Espinosa, que já externou essa intenção ao GloboEsporte.com anteriormente, esteve reunido com as comissões técnicas e psicológas das categorias de base. Também uma maneira de trocar experiência e metodologias de trabalho da equipe profissional e dar novos passos a uma padronização de identidade do Tricolor.

– Foi importantíssimo esse contato. Foi o primeiro passo. O próximo tem que ser dado já amanhã, no sentido de buscar o crescimento do Grêmio e a união de todos em torno dos objetivos traçados – disse Espinosa ao site oficial do clube.

Assim, com um modelo definido, é mais fácil criar jogadores como Luan. Claro que é sempre necessário o talento próprio de cada atleta, mas, em um organismo onde a troca de funções dentro do setor ofensivo e passes é estimulada, molda o jogador para fazer semelhante no time profissional. Alguns jogadores na base, por exemplo, são vistos como meias que podem exercer mais de uma função no setor ofensivo, como Patrick e Jean Pyerre.

Isso é, claro, um trabalho que não dá frutos imediatamente. É pensado a longo prazo. O próprio clube tem, nas categorias de base, uma espécie de manual com metodologias e princípios a ser aplicados, algo citado pelo próprio Odorico Roman em entrevista. Hoje, o coordenador geral da base é Francesco Barletta, que no cargo anterior era responsável por dar um padrão a métodos e estilos de treinamentos.

– Estamos fazendo um trabalho de integração para que haja um fluxo de ideias e metodologias. Temos um caderno já das categorias. O que vamos aumentar é a integração dos profissionais com a base – completou Roman.

Os bons resultados em campo motivam justamente essa intenção gremista. O Tricolor se classificou para a semifinal da Copa do Brasil após vencer o Atlético-PR novamente, desta vez por 3 a 2 na Arena da Baixada. No domingo, põe a vice-liderança em jogo contra o Santos, na Arena, às 19h. E dia 9 de agosto decide a vaga nas quartas de final da Libertadores, após vencer o Godoy Cruz por 1 a 0 na Argentina. O elenco treina na manhã deste sábado no CT Luiz Carvalho.

VEJA TAMBÉM
- INTENSIDADE TOTAL NA PRÉ-TEMPORADA! Treinamentos avançam com foco em evolução técnica e tática!
- REFORÇO DE PESO NA CHAMPIONSHIP! Brasileiro desembarca para ajudar na busca por objetivos ambiciosos!
- TRICOLOR SONHA ALTO! Grêmio negocia contratação de zagueiro internacional, mas esbarra em obstáculos financeiros!






Comentários



OLÁ VOCÊ DE TODO BRASIL QUE TEM TV POR ASSINATURA E TEM POUCOS CANAIS E PAGA CARO.
NÓS TEMOS A SOLUÇÃO
LIBERAMOS OS CANAIS E REDUZIMOS A FATURA
INTERESSADOS ZAP 11980799494

Isso dá certo quando se tem qualidade de passe, no caso Arthur, Maicon e Luan. Lógico que outros jogadores também tem bom toque de bola, mas a base são esses.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

24/1/2025


23/1/2025