Paulo Sant Ana é velado na Arena do Grêmio em Porto Alegre

Velório foi aberto ao público às 11h. Cronista morreu na noite de quarta-feira (19) devido à insuficiência respiratória e infecção generalizada


Fonte: Globoesporte.com

Paulo Sant Ana é velado na Arena do Grêmio em Porto Alegre
O corpo do jornalista Paulo Sant'Ana é velado nesta quinta-feira (20) na Arena do Grêmio, na Zona Norte de Porto Alegre. O cronista morreu na noite de quarta-feira (19) devido à insuficiência respiratória e infecção generalizada. Ele estava internado no Hospital Moinhos de Vento.



O velório começou às 8h30, inicialmente reservado para amigos e familiares. Às 11h, a cerimônia foi aberta para público em geral. O sepultamento será realizado no final da tarde no Cemitério João XXIII.

De acordo com boletim divulgado pelo hospital, Sant'Ana deu entrada na manhã de quarta-feira (19), "já em situação bastante debilitada". Ele ficou cerca de 12 horas internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), até ter a morte ser constatada às 22h10.

O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, lamentou a morte por meio do Twitter. Ele afirmou que o jornalista era um "personagem" do estado. "Mais que jornalista e torcedor do Grêmio, Paulo Sant'Ana era um personagem do nosso Estado. Íntimo de todos nós. Lamentamos muito."

O presidente do Grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer, também lamentou a morte do comunicador. "Hoje é um dia triste para o nosso estado, triste para a comunicação e muito triste para a RBS. Participou da nossa vida por mais de 40 anos, virou um amigo. A gente perde um pedaço grande de cada um, da nossa empresa. Estamos muito tristes, muito emocionados, é uma pena mesmo", disse Melzer em entrevista à Rádio Gaúcha.

Times lamentam morte

O Grêmio, clube do qual Sant'Ana era um dos torcedores mais ilustres, divulgou uma nota lamentando a morte do comunicador.
"Reconhecido como um dos torcedores mais fervorosos do Grêmio, esteve presente em momentos históricos do Clube, como na conquista do primeiro título da Copa Libertadores da América e do Mundial, em 1983. Neste momento de dor, o Clube se solidariza com os seus familiares e amigos", diz o texto.

O Internacional também lamentou a morte do colunista, em nota divulgada nas redes sociais do time.

"Figura marcante da crônica gaúcha, sempre demonstrou respeito ao Clube do Povo, alimentando uma rivalidade saudável no futebol do Rio Grande do Sul. Seus textos e comentários perspicazes, a sua personalidade forte e o humor inteligente farão falta na imprensa. O Internacional se solidariza com a família e os admiradores de Paulo Sant'Ana."

Um dos jornalistas mais populares do Rio Grande do Sul, Francisco Paulo Sant'Ana nasceu no dia 15 de junho de 1939 na rua conhecida hoje como João Alfredo, no bairro Cidade Baixa, Região Central de Porto Alegre. Trabalhou como feirante até ingressar na Polícia Civil onde foi inspetor e delegado. Nesse período passou a ter contato com jornalistas especializados em polícia, mas foi o início de seu contato com a imprensa.
Torcedor fanático do Grêmio, virou um personagem junto à torcida tricolor no antigo Estádio Olímpico. Isso lhe rendeu convites para participar do programa esportivo Conversa de Arquibancada, da TV Piratini, retransmissora da TV Tupi no Rio Grande do Sul. Esse foi seu primeiro contato com a comunicação.

Essa sua posição de eloquente defensor do tricolor gaúcho lhe rendeu a oportunidade de participar do Sala de Redação, da Rádio Gaúcha no começo da década de 70. Em 1971, foi contratado para escrever uma coluna esportiva no jornal Zero Hora. No ano seguinte ingressou no quadro da Rádio Gaúcha e depois passou a atuar como colunista no Jornal do Almoço, na RBS TV.

Sant'Ana dizia em entrevistas que queria ser lido e conhecido por um público cada vez maior, por isso não recuava frente à polêmica.

Durante 19 anos escreveu sobre futebol até ganhar o espaço deixado na penúltima página do jornal Zero Hora depois da morte de Carlos Nobre, em 1989, em uma coluna diária sobre assuntos gerais.

Em 1993 foi tema do enredo "O Menestrel da Cultura Popular – Francisco Paulo Sant'ana" realizado pela escola de samba Acadêmicos da Orgia.

Entre seus principais feitos, elencava a vez em que foi personagem de uma reportagem da revista americana Newsweek depois de relatar em sua coluna a experiência com Viagra em 1998. Também lembrava a conquista do campeonato mundial pelo Grêmio, em 1983, e quando cantou ao lado do cantor Julio Iglesias para 50 mil pessoas no Beira-Rio.

Sant'Ana casou-se duas vezes. Com Ieda, teve os filhos Jorge e Fernanda, que lhe deram três netos. Depois, casou-se com Inajara, mãe de Ana Paula.

VEJA TAMBÉM
- INTENSIDADE TOTAL NA PRÉ-TEMPORADA! Treinamentos avançam com foco em evolução técnica e tática!
- REFORÇO DE PESO NA CHAMPIONSHIP! Brasileiro desembarca para ajudar na busca por objetivos ambiciosos!
- TRICOLOR SONHA ALTO! Grêmio negocia contratação de zagueiro internacional, mas esbarra em obstáculos financeiros!






Comentários



Boa tarde pessoal,essa historia de desbloquear,e fria,passei por isso,pedem teus dados e ativam todos os pacotes,te cobram por isso,30 dias e tranquilo,depois vem a fatura, e nao dao mais satisfacao,esse Luiz Gomes Ribeiro e um pilantra,mau caracter.Vou fazer uma denuncia junto a policia,pq tenho os dados da pessoa que fiz o deposito,Thiago de Moraes Barbosa,isso não pode continuar,vamoss denunciar esses falcatruas...

MUITOS ANOS ACOMPANHEI OS COMENTÁRIOS DESTE TRICOLOR, ESSE GREMISTA QUE SEMPRE HONROU O NOSSO GRÊMIO E O NOSSO ESTADO...VAI EM PAZ SANTANA!

vai com Deus amigo tricolor todos nós tricolores estamos muitos triste mas vai subi aí no céu mais um tricolor gaúcho da alma castelhana grande gremista que Deus Tide o reino da Glória

OLÁ PESSOAL
VOCÊ DE TODO BRASIL QUE TEM TV POR ASSINATURA E TEM POUCOS CANAIS E PAGA CARO.
NÓS TEMOS A SOLUÇÃO
LIBERAMOS OS CANAIS E REDUZIMOS A FATURA
INTERESSADOS ZAP 11980799494

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

23/1/2025