Reservas freiam ascensão no Brasileiro, mas Grêmio mantém convicção

Sem os titulares, time já perdeu seis pontos em derrotas para Sport e Palmeiras. Corinthians pode ampliar ainda mais vantagem na ponta, enquanto Flamengo se aproxima


Fonte: Globoesporte.com

Reservas freiam ascensão no Brasileiro, mas Grêmio mantém convicção
ela segunda vez no Brasileirão, o Grêmio usou reservas e perdeu. Depois da derrota para o Sport de virada por 4 a 3, os suplentes de Renato Gaúcho não conseguiram segurar o Palmeiras na tarde de sábado e levaram 1 a 0, com direito a gol contra do volante Machado. Assim, são seis pontos que deixaram de ser somados pelo Tricolor, que neste domingo pode ver o Corinthians ampliar sua distância na ponta da tabela e ainda começar a vislumbrar outros rivais pelo retrovisor. De qualquer forma, o clube mantém convicção no planejamento para seguir vivo nas três competições que disputa simultaneamente.



Após 11 jogos, o Grêmio tem três derrotas no Campeonato Brasileiro. Somente no revés por 1 a 0 para o Timão foram usados titulares. Na estratégia adotada para a Série A, Copa do Brasil e Libertadores, o fim de semana foi de descanso para o time principal devido ao compromisso já na terça-feira contra o Godoy Cruz, na Argentina, em busca do tri da América.

O discurso é de que o elenco pode sustentar a sequência de partidas. Mas quando os reservas foram chamados para o dever, não corresponderam. Na terceira rodada do nacional, o time alternativo foi a Recife e abriu 2 a 0 sobre o Sport. Terminou derrotado por 4 a 3. O mesmo aconteceu no sábado, quando o Palmeiras não teve muitas forças. Porém, um gol contra decretou o revés.

"Nós estamos olhando sempre os próximos dois jogos. Temos o Godoy Cruz e depois (jogo) pelo Campeonato Brasileiro. Temos que ter um time competitivo para o mata-mata e para o Brasileiro. O Corinthians disparou. Fazer o quê? Não adianta sair em uma corrida atrás do Corinthians e depois perder tudo logo ali na frente". (Odorico Roman, vice de futebol)

Neste domingo, Flamengo, em quinto, e Corinthians jogam em casa. Se os dois vencerem, a situação complica para o Grêmio. Os cariocas podem chegar aos 20 pontos e diminuir a diferença para apenas dois dos gaúchos. Os paulistas têm chance de disparar na liderança. Já o Verdão chegou aos 19. Apesar disso, o Tricolor não perde a vice-liderança, com 22.

– (A derrota) Preocupa em termos de Campeonato Brasileiro, porque sete pontos fica muito distante. Mas têm muitas rodadas ainda. Um, dois vacilos do Corinthians e a gente busca de novo. É uma escolha que fizemos. Ganhar um campeonato é muito difícil. Se o Grêmio quiser ganhar todos, certamente não vai ganhar nenhum. No momento, priorizamos o mata-mata. Se o Corinthians não tivesse um desempenho tão acima nos números, nós estaríamos em uma situação melhor – explica o vice de futebol Odorico Roman.

Uma opção para Renato Gaúcho poderia ser a mescla entre titulares e reservas. Ou seja, poupar os jogadores mais desgastados e escalar aqueles em melhores condições. Depois de feito o balanço, se preenche o time com os suplentes em melhor momento. A teoria parece fácil, mas a prática está longe disso. Segundo o treinador, há risco de lesões e comprometimento do avanço no mata-mata, algo mais urgente que uma competição de pontos corridos.

– A moeda tem os dois lados. Coloco os titulares, um deles machuca e perco para a Libertadores. Lógico que se tivessem outros jogadores o time estaria mais forte. Mas no momento o mais importante é o jogo de terça-feira em relação ao de hoje (sábado). É mata-mata. Se descuidar, você sai da competição. Não é o Renato que decide sozinho as coisas no Grêmio. A gente procura sempre fazer o melhor para o clube. Não estamos deixando de lado o Campeonato Brasileiro. Deixamos uma ou outra partida para jogar Copa do Brasil e Libertadores – comentou Renato.

Atenção redobrada

O confronto contra o Palmeiras não pode ser considerado um laboratório para a partida de ida das oitavas de final da Libertadores, na terça-feira, contra o Godoy Cruz, em Mendoza. Entretanto, o próprio comandante ressaltou que serviu para sentir o ritmo de jogo de Bolaños e Marcelo Oliveira, principalmente. Antes titulares, ambos retornaram de lesão após cerca de dois meses parados.
Por outro lado, algumas opções decepcionaram. Na terceira temporada com o grupo profissional, o jovem Lincoln não engrena. Apesar dos 18 anos, perdeu mais uma oportunidade de mostrar evolução. No sábado, errou passes em demasia e beirou a indolência em campo, tanto que foi substituído no segundo tempo.

O lateral-direito Leonardo e os volantes Jailson e Kaio sofreram com os avanços dos palmeirenses. Como consequência, os zagueiros Rafael Thyere e Bressan estavam sempre sobrecarregados. Faltou controlar a posse de bola ao Grêmio, e o meio de campo sucumbiu. O resultado foi pressão alviverde do início ao fim. Somente o atacante Everton, praticamente sem parceria, deu trabalho aos marcadores adversários em algumas arrancadas. Mas foi pouco. Ou quase nada.

Eu já sabia que eles (Bolaños e Marcelo Oliveira) não iam estar bem pela falta de ritmo de jogo. Sentiram. Mas tem uma hora que eles têm que jogar para recuperar isso. Estava tudo no esquema, previsto. Se colocasse mais jovens, poderia entrar em outro problema, que é a falta de experiência, como vimos contra o Sport. O bom é que daqui a pouco todos eles vão estar com ritmo de jogo e nos dar mais opções – afirmou Renato.

Enquanto o grupo que viajou a São Paulo segue para a Argentina, os titulares saem do descanso em Porto Alegre com o mesmo destino neste domingo. A previsão é de que a delegação tricolor esteja reunida em Mendoza, palco do jogo de terça-feira, no final da tarde. O jogo contra o Godoy Cruz está marcado para as 19h15 de terça-feira no Estádio Malvinas Argentinas, pela ida das oitavas de final da Libertadores.


VEJA TAMBÉM
- TÉCNICO NÃO POUPA CRÍTICAS! Falta de comprometimento tático gera polêmica em derrota!
- GRÊMIO ANALISA MERCADO INTERNACIONAL! Clube pode surpreender em negociações estratégicas!
- ESTREIA TRUNCADA NO GAUCHÃO! Grêmio empata em jogo marcado por poucas chances e muitas faltas!






Comentários



Time sem entrosamento sem preparo físico 1 x 0 foi pouco.

O Lincoln e uma ferida.

Varios jogadores resevas do gremio sao banco de time de segunda divisão! Bressan, Marcelo Oliveira, Lincon qie as vezes entram no time titular sao muito ruins.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

23/1/2025





























22/1/2025