Vídeos, conversas e repouso: a estratégia do Grêmio para suportar 14 partidas em 46 dias

Treinamento visual, prática adotada na Seleção Brasileira, fará parte do conjunto de medidas para prevenir atletas de lesões musculares


Fonte: zero hora

Vídeos, conversas e repouso: a estratégia do Grêmio para suportar 14 partidas em 46 dias
Prática lançada por Vanderlei Luxemburgo, o "pijama training" será utilizado nos próximos dias por Renato Portaluppi no Grêmio.
´


Com um calendário desgastante, que promete 14 partidas nos próximos 46 dias, com média de um jogo a cada três dias, o treinador será obrigado a apostar mais na conversa, nos vídeos e na recuperação dos jogadores do que nos treinos.

Além disso, será necessário poupar. Depois do início do mata-mata com o Atlético-PR pela Copa do Brasil, nesta quarta (28), Renato dará descanso a seus titulares no sábado, contra o Palmeiras, pelo Brasileirão, no Pacaembu.

— Na quarta-feira joga o time principal. Sábado, descansa. Temos um jogo importante pela Libertadores. Não gostaria de poupar. Mas sou obrigado, porque senão daqui a pouco vai estar todo mundo no departamento médico — observa Renato.

O "pijama training" afeta até a logística do clube. Após o jogo com o Palmeiras, às 16h de sábado, o time reserva jantará em São Paulo e embarcará de volta a Porto Alegre à noite.

O grupo se reapresentará no domingo de manhã para realizar revisão médica e um rápido treinamento no CT. No início da tarde, às 13h, embarca para Buenos Aires, onde fará conexão a Mendoza, com chegada prevista para 18h15min.

O retorno da Argentina ocorrerá na manhã de quarta, dia seguinte ao jogo com o Godoy, com desembarque em Porto Alegre previsto para o meio-dia. Desta vez, ao contrário do que ocorreu na fase de grupos, a viagem não ocorrerá com voo fretado.

Além do rodízio de jogadores, a comissão técnica realiza o acompanhamento constante do desgaste muscular dos atletas. Além de realizar exames periódicos para avaliar os níveis de lactato e CK (creatina quinase), os preparadores, fisiologistas e médicos se utilizam do feedback dos atletas para definir as cargas de exercícios.

— Nós monitoramos fisiologicamente cada atleta. Também é importante não fazer um tratamento igualitário, cada um tem características diferentes. A gente monta grupos até por faixa etária. Não podemos fazer a mesma programação para o Barrios e o Everton, por exemplo — conta o médico Paulo Rabaldo.

Para não aumentar o desgaste do grupo, a comissão técnica pode optar até pelo treinamento visual para orientar os jogadores. Auxiliar de Tite na Seleção, Cleber Xavier passou a utilizar esta ferramenta junto ao técnico no Corinthians, em 2010.

— Aquele atleta que não pode treinar por estar desgastado vê o treino final junto com um auxiliar e fica interagindo sobre situações defensivas ou ofensivas. O atleta, cada vez mais, tem a compreensão do jogo. São muitas viagens, muito desgaste e, para acelerar este processo, o vídeo é muito utilizado — explica Xavier.

O calendário Tricolor

28/6 - Grêmio x Atlético-PR (quartas da Copa do Brasil)
1/7 - Palmeiras x Grêmio (Brasileirão)
4/7 - Godoy Cruz x Grêmio (oitavas da Libertadores)
9/7 - Grêmio x Avaí (Brasileirão)
13/7 - Flamengo x Grêmio (Brasileirão)
16/7 - Grêmio x Ponte Preta (Brasileirão)
19/7 - Vitória x Grêmio (Brasileirão)
23/7 - São Paulo x Grêmio (Brasileirão)
27/7 - Atlético-PR x Grêmio (quartas da Copa do Brasil)
30/7 - Grêmio x Santos (Brasileirão)
2/8 - Atlético-GO x Grêmio (Brasileirão)
6/8 - Grêmio x Atlético-MG (Brasileirão)
9/8 - Grêmio x Godoy Cruz (oitavas da Libertadores)
13/8 - Botafogo x Grêmio (Brasileirão)

VEJA TAMBÉM
- TÉCNICO NÃO POUPA CRÍTICAS! Falta de comprometimento tático gera polêmica em derrota!
- GRÊMIO ANALISA MERCADO INTERNACIONAL! Clube pode surpreender em negociações estratégicas!
- ESTREIA COM MUITO A AJUSTAR! Grêmio busca equilíbrio após desempenho regular em campo!






Comentários



Renato só colocar jogar os da panelinha dele vai queimar Bolanõs como queimou Máxi o grêmio é um milagre q tá acontecendo vamos ver para frente com Renato o q vai dar

agora é a hora de ver se temos reservas,qdo eles atuarem bem e conseguirem pontos,mas vamos ver,no primeiro jogo dos reservas nao aguentarao...

É melhor um coelho na cartola do que três voando, quem tudo quer acaba sem nada... quero Libertadores da lhe Grêmio

Maratona cansativa e complicada. Renato terá que tirar coelhos da cartola para conseguir êxito nas três competições.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

23/1/2025




















22/1/2025