Derrota para o Corinthians quebra marcas de 2017 e deixa lições para o Grêmio

Equipe perde a primeira na temporada dentro da Arena – e da história para o Timão no estádio – e precisa retomar ataque efetivo para o mata-mata. Mas nem tudo está errado


Fonte: Globoesporte.com

Derrota para o Corinthians quebra marcas de 2017 e deixa lições para o Grêmio
Não foi uma simples derrota para o líder do Brasileirão. O 1 a 0 sofrido para o Corinthians, na tarde de domingo, com segundo maior público da história da Arena, é marcante por uma série de quebras em bons números e marcas do Grêmio durante a temporada. Além da diferença de quatro pontos na liderança, a derrota deixa lições para um Tricolor que enfrentará decisões em competições de mata-mata nas próximas semanas. Por outro lado, claro, não se pode achar que tudo está errado.



O Brasileirão continua. Mas o jogo de domingo teve um ar de mata-mata. Foram mais de 54 mil torcedores na Arena, no maior público da competição até o momento. O jogo fez o Grêmio perder a primeira vez dentro de casa em 2017 – de quebra, sofrer a primeira derrota dentro do estádio para o Corinthians na história. E levar o primeiro gol em casa na competição. Também foi a primeira partida dos titulares na temporada sem balançar as redes – o último jogo que isso ocorreu foi a semifinal da Copa do Brasil, ano passado, contra o Cruzeiro, em novembro.

E não para por aí. Sempre elogiada, a dupla de zaga titular do Grêmio – Geromel e Kannemann – foi vazada pela primeira vez no Campeonato Brasileiro. Tudo isso em um confronto que mostrou a superioridade da melhor defesa, a do Timão, sobre o melhor ataque, que havia rompido outros três times que tinham essa marca ao enfrentar o time de Renato. O que não significa que o trabalho esteja em rumo incorreto.

– No Campeonato Brasileiro, o Grêmio perdeu a primeira partida do ano. Perdemos para uma equipe que disputa o primeiro lugar com a gente, mas todas as equipes vão brigar. O Corinthians vai tropeçar, o Grêmio vai tropeçar. Daqui a pouco, perde a segunda. Você não vai ganhar todos os jogos. O Grêmio vem numa sequência muito boa, mas não quer dizer que Corinthians ou Grêmio vai ganhar. O que pedi é que a gente sempre esteja no bolo da frente, nós sabíamos e sabemos que vamos começar a queimar gordura devido a Copa do Brasil e Libertadores – avaliou Renato.

Tudo isso tem suas razões. O Corinthians demonstrou dentro da Arena que não é líder à toa – o que soa óbvio e foi pontuado pelo próprio Renato. A equipe de Fábio Carille come os espaços dos rivais especialmente no último terço do campo. Foi o que fez durante o segundo tempo, principalmente depois de abrir o placar com Jadson. Não se furtou de deixar apenas Jô mais avançado. O restante se aproximava de sua meta e não dava brechas para o rival infiltrar, algo muito comum no jogo do Grêmio.

Para os duelos com Atlético-PR e Godoy Cruz, por Copa do Brasil e Libertadores, respectivamente, o Grêmio terá que voltar ao tempo de efetividade. Qualquer tropeço ou erros como os vistos contra o Corinthians podem custar uma eliminação nestas duas competições, tidas como prioridades frente ao Brasileirão – vide a preservação de titulares contra o Palmeiras, no próximo sábado.

– (Eles) defenderam muito bem, não conseguimos converter o pênalti. Isso tudo influenciou. Viemos de 30 jogos seguidos fazendo gol. É baixar a cabeça e trabalhar. Vamos dormir com a cabeça pesada, com um resultado que a gente não estava esperando. É absorver o golpe e tentar recuperar que quarta-feira tem mais. Com certeza não vamos deixar nos abalar – disse o capitão Geromel.
Derrota deixa lições

A primeira lição deixada pelo jogo vem com a substituição de Fernandinho. A jogada individual é essencial neste tipo de partida. Ainda mais pelos lados do campo. Faltou ao Grêmio abrir o campo ofensivo no momento de ataque. Ramiro teve um posicionamento mais centralizado, circulando por dentro. E combinou pouco com Edílson, responsável pela amplitude do Grêmio pela direita.

Isso deixou Barrios sem nenhuma chance de finalizar dentro da área. O que gera um outro avisa para os jogos eliminatórios: a eficiência precisa ser cada vez maior. O ataque gremista é o melhor do Brasileirão, com 23 gols. Teve apenas três chances contra a melhor defesa: duas com Luan, uma em um pênalti, e outra com Geromel. Cássio parou o camisa 7 gremista, enquanto o zagueiro errou o alvo em bola parada. O goleiro ainda defendeu dois chutes de longe, de Pedro Rocha, mais perigoso, e Lucas Barrios.

"O Corinthians aproveitou talvez a única chance que teve. E o gremio teve duas, três oportunidades e não conseguiu converter" (Odorico Roman, vice de futebol)

Claro que nem tudo está perdido. Afinal, era um confronto direto com o líder. O Grêmio perdeu em um lance discutível de Marcelo Grohe, que deixou a bola passar entre suas pernas, e um erro em cobrança de pênalti. Também viu o Corinthians trabalhar para anular seus pontos fortes, um claro sinal de respeito.

O tempo para corrigir os erros é apertado. Após a derrota, o elenco gremista se reapresenta nesta segunda-feira para recuperação antes de entrar em campo novamente na quarta-feira, na Arena, pelo primeiro jogo das quartas de final da Copa do Brasil, contra o Atlético-PR. A tendência é que a equipe seja a mesma da derrota para o Timão.

VEJA TAMBÉM
- TÉCNICO NÃO POUPA CRÍTICAS! Falta de comprometimento tático gera polêmica em derrota!
- GRÊMIO ANALISA MERCADO INTERNACIONAL! Clube pode surpreender em negociações estratégicas!
- ESTREIA COM MUITO A AJUSTAR! Grêmio busca equilíbrio após desempenho regular em campo!






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

23/1/2025




















22/1/2025