Contra o Coritiba, Renato tem desafio de manter "melhor futebol" sem Ramiro

Com características diferentes à do volante, suspenso, Fernandinho, Maicon e Gata Fernández brigam pela vaga no duelo desta quinta-feira, na Arena, pela 9ª rodada do Brasileirão


Fonte: Globoesporte.com

Contra o Coritiba, Renato tem desafio de manter melhor futebol sem Ramiro
O Grêmio recebe o Coritiba, nesta quinta-feira, às 21h, na Arena, pela 9ª rodada do Brasileirão, em busca de um triunfo para evitar desgarrar do líder Corinthians, às vésperas de um confronto direto pela ponta da tabela. Mas distante da matemática pela liderança, Renato Portaluppi depara com uma missão à parte ao delinear sua formação para encarar o Coxa. Entre mistérios, o treinador conta com uma série de opções para fazer sua equipe manter o nível das atuações recentes, que rendem até o título de melhor futebol do país: a ausência de Ramiro.


Suspenso após receber o terceiro cartão amarelo, o volante é desfalque do Tricolor para o duelo desta quinta. Abre, assim, espaço para um leque de alternativas com características e posições diferentes para tentar suprir sua baixa de peso, dado seu papel vital como um dos pilares de sustentação da dinâmica e do bom momento da equipe.

Sem o camisa 17, Maicon, Gastón Fernández e Fernandinho despontam como principais peças de reposição. Há ainda a possibilidade de Lucas Barrios atuar na vaga de Everton no ataque. Vale lembrar: Kannemann também é desfalque, com uma pubalgia. Mas neste caso Rafael Thyere entra naturalmente no time.

– (O Grêmio) Vai ter ter que mudar de um jeito ou de outro. Ele (Ramiro) é dinâmico, tem ofensividade e defensivamente ajuda muito a gente. E tem feito gols. A gente vai sentir falta dele, mas temos outros jogadores que vão entrar e dar conta do recado com características diferentes – avalia o zagueiro Pedro Geromel.

Após o empate em 3 a 3 contra o Cruzeiro, no Mineirão, a delegação do Grêmio retornou de Belo Horizonte apenas na noite da terça-feira e teve apenas um treinamento no CT Luiz Carvalho, já na quarta. Com tempo escasso para trabalhos, a atividade não apresentou indícios da equipe. Mesmo com mistério, o GloboEsporte.com lista abaixo como funcionariam os possíveis encaixes da equipe sem Ramiro:

Opção por Fernandinho



Fernandinho é a opção que menos demandaria mudanças estruturais de parte de Renato Gaúcho na equipe para encarar o Coxa, até pela posição preferencial do atleta, que costuma atuar justamente pelo lado direito do campo. Com o atacante, o treinador pode manter Luan centralizado na linha de meias, com Michel e Arthur como volantes de origem para municiar o sistema ofensivo.

Por característica, Fernandinho também torna o ataque gremista mais incisivo, em especial por suas frequentes jogadas individuais, em que conduz a bola e procura a finalização de pé esquerdo ao fazer o corte para o meio. Em contrapartida, a equipe perde, em tese, na consistência defensiva, com uma peça de menor dinâmica e até intensidade na recomposição, mesmo que o atacante cumpra a função de retornar para auxiliar o lateral na marcação.

Opção por Maicon



Na última segunda-feira, Maicon foi "sujeito homem", aos olhos de Renato, e pediu para ficar fora do time titular contra o Cruzeiro, por entender que há companheiros em melhores condições físicas, após um longo período em recuperação de uma lesão muscular. Em sua ausência, Arthur cavocou espaço com destaque na equipe. E é justamente aí, nessa parceria, que reside uma nova indefinição na formação, acerca de quem atuará mais adiantado e quem permanecerá como volante, de fato.

Ainda com Ramiro, o treinador armou o Grêmio com Michel, Arthur e Maicon em duas partidas, ambas com vitórias. No 1 a 0 sobre o Bahia, na Arena, o garoto foi deslocado à função de meia e teve rendimento abaixo das partidas anteriores. Depois, no 2 a 0 diante do Fluminense, no Maracanã, foi a vez do capitão ser adiantado e também com uma atuação aquém, até pelo ritmo de jogo.

Além de uma eventual alteração no posicionamento de Arthur, a opção por Maicon acarretaria no deslocamento de Luan para a direita na trinca de meias. Com o capitão, o Tricolor perde em intensidade e torna seu jogo mais cadenciado, com maior volume e trocas de passes pelo meio.

Opção por Gata



Gastón Fernández é outro que surge como alternativa para Renato delinear sua equipe. A presença do gringo na meia também obriga uma mudança no posicionamento de Luan, deslocado para o lado do campo, mas Arthur permanece na origem, como volante. Com o argentino, o Grêmio ganha com o toque de um meia mais semelhante à figura que Douglas costumava fazer.

Camisa 10, Gata ficaria encarregado da distribuição do jogo, com eventuais pifadas, como as duas que deu para gols na goleada por 4 a 0 sobre o Zamora, pela Libertadores. O gringo também tem vocação mais ofensiva, até como segundo atacante que procura mais o gol. Demandaria, porém, que Luan retornasse para auxiliar na recomposição defensiva.

VEJA TAMBÉM
- ADEUS! Confira números de Marchesín no Grêmio
- GRÊMIO ENFRENTA IMPASSE EM NEGOCIAÇÕES! Reforço para a defesa segue indefinido!
- GRÊMIO LIDA COM PRESSÃO EXTERNA! Clube corre para evitar novas perdas no elenco!






Comentários



vai jogar o maicon sem dúvida

vamos para cima deles

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

23/1/2025











22/1/2025