Time de transição do Grêmio encabeça 3ª divisão gaúcha e dá esperança a jovens

Equipe treinada por Felipe Endres fechou primeira fase em primeiro do grupo e se prepara para a segunda; jovens já foram aproveitados no Brasileirão, contra o Sport


Fonte: Globoesporte.com

Time de transição do Grêmio encabeça 3ª divisão gaúcha e dá esperança a jovens
Projeto iniciado em 2015, o time de transição do Grêmio tem conseguido destaque no interior do Rio Grande do Sul. Na disputa da Segunda Divisão, que apesar da nomenclatura é a terceira divisão do Estado, o time B tricolor liderou seu grupo na fase classificatória de ponta a ponta e faz os jovens atletas sonharem com uma chance de Renato Portaluppi na equipe principal durante a temporada. Para alguns, ela já veio no domingo passado, na derrota para o Sport, pelo Brasileirão.

Comandado por Felipe Endres, o time de transição não tem uma formação homogênea. Além de promessas em busca de ascensão ao profissional, como Jean Pyerre, Esperon e Dudu, é formado por aqueles que já estiveram na equipe de cima, mas não ganharam sequência. Entre eles, Lucas Rex, Raul, Araújo e Ty. Há ainda os jogadores fora dos planos, como Rondinelly, Lucas Coelho, Maxi Rodríguez e Wallace Oliveira.



No formato da Segunda Divisão, as 15 equipes foram divididas em dois grupos. Na chave B, em turno e returno, o Grêmio ficou na primeira colocação após 12 jogos. Somou 31 pontos – nove acima do segundo –, com 10 vitórias, um empate e uma derrota. Marcou 32 gols e sofreu nove. Estreia na segunda fase neste domingo, contra o PRS, em Garibaldi.

Raul, titular nas últimas partidas, retornou de cirurgia no púbis. O lateral-direito usa o amigo e atualmente xodó da torcida Arthur para exemplificar onde a equipe pode os levar.

– É uma mescla de jovens jogadores em busca de crescimento. Todos trabalham por uma nova oportunidade no profissional. Por isso existe uma união para que o time renda bem. Desta forma, todos renderemos mais. No ano passado, alguns jogadores que hoje aparecem bem no time principal estavam ali. O Arthur é um exemplo – diz o jovem de 20 anos.

As partidas também servem de vitrine para o mercado, além do próprio clube. O zagueiro Lucas Rex, por exemplo, relacionado para os jogos da Primeira Liga e autor do gol no empate com o Ceará, na Arena, é capitão da equipe. Está com contrato por encerrar no fim do ano e já recebeu algumas sondagens. O Ypiranga procurou o jogador para a disputa da Série C.

Com Roger Machado, era praxe o elenco treinar no campo ao lado do time principal e, quase sempre, alguns jogadores eram chamados para compor o trabalho. Neste ano mesmo, Renato já observou vários em coletivos, como o volante Jeferson, que tenta se separar do apelido "Negueba".

– Eu procuro dar meu melhor sempre, estou focado dentro das partidas e quero me destacar para ser o melhor em campo. As coisas vão acontecer, os gols vão sair e tenho algumas partidas com dois gols marcados, várias participações diretas para gols e tenho certeza que isso conta muito. Estou esperando a oportunidade do Renato. Se ela não vier, paciência, vida continua, mas estou me empenhando o máximo para poder ajudar o Grêmio nas competições – comenta Jeferson, atuando em recuperação de problema físico.

Chance no Brasileirão

A tão sonhada chance apareceu, ainda que breve, já no início do Brasileirão. Depois de promover para treinos Lima, Jeferson, Nicolas Careca, Jadson e Pepê, Renato Gaúcho usou uma boa parcela do time de transição na derrota por 4 a 3 para o Sport, no último domingo, pela terceira rodada. Para poupar os titulares ao compromisso pela Copa do Brasil com o Fluminense, no meio da semana, o treinador escalou reservas e chamou os garotos para compor o grupo que foi a Recife.

Conrado e Nicolas Careca começaram entre os titulares. Lima e Pepê receberam a oportunidade no segundo tempo. O atacante, aliás, sofreu o pênalti que Fernandinho converteu no terceiro gol tricolor - embora também tenha perdido a dividida com André no quarto gol do Sport. Foram também para o banco de reservas: Raul, Denilson, Esperon e Jadson.

– Estou orgulhoso do time que jogou, honraram a camisa do Grêmio, fizeram o que foi pedido taticamente. Fizemos um grande primeiro tempo, poderíamos ter matado. O Sport cresceu muito no segundo tempo, tomamos a virada, mas não faltou luta por parte de nenhum jogador. Tivemos alguns probleminhas, a inocência e ritmo de alguns deles. Mas foram muito bem, o Gêmio tem garotada e mais cedo ou mais tarde temos que soltar para eles mostrarem o talento. Aproveitaram bem, outras virão – comentou Renato após a partida.

OS JOGOS DO TIME B

05/04 - Igrejinha 0 x 1 Grêmio (William, contra)

08/04 - Grêmio 7 x 1 Gaúcho (Kaio, duas vezes, Ty, três vezes, Wallace Oliveira e Kaio)

16/04 - Nova Prata 0 x 4 Grêmio (Jeferson, Lima, Matheus Henrique e Lucas Lovat)

20/04 - Grêmio 2 x 1 PRS (Jeferson e Lucas Coelho)

23/04 - Três Passos 1 x 1 Grêmio (Lucas Rex)

29/04 - Grêmio 1 x 1 Três Passos (Lucas Rex)

03/05 - PRS 2 x 3 Grêmio (Nicolas Careca, Pepê e Esperon)

06/05 - Grêmio 2 x 0 Nova Prata (Nicolas Careca e Dudu)

13/05 - Gaúcho 0 x 5 Grêmio (Pepê, duas vezes, Jadson, Nicolas Careca e Lucas Poletto)

17/05 - Grêmio 1 x 0 Igrejinha (Lima)

27/05 - Elite 1 x 3 Grêmio (Darlan e Kaio, duas vezes)


VEJA TAMBÉM
- ADEUS! Confira números de Marchesín no Grêmio
- GRÊMIO ENFRENTA IMPASSE EM NEGOCIAÇÕES! Reforço para a defesa segue indefinido!
- GRÊMIO LIDA COM PRESSÃO EXTERNA! Clube corre para evitar novas perdas no elenco!






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

22/1/2025









































21/1/2025