Da resenha ao maior desafio, lateral muda até nome por chance no Grêmio

Último reforço do Grêmio, Leonardo virou Léo Gomes ao assinar com o clube por três anos, após indicação do auxiliar do técnico Renato Gaúcho, Alexandre Mendes


Fonte: Globoesporte

Da resenha ao maior desafio, lateral muda até nome por chance no Grêmio
A vida de Leonardo guinou rumo a uma transformação severa em 2017, ao deixar o Boa Esporte, recém-promovido à Série B, para disputar a Libertadores com o Grêmio. O lateral-direito vivencia mudanças que transcendem o salto de patamar em um dos gigantes de nosso futebol. Em Porto Alegre, o jovem mudou até de nome. Virou Léo Gomes aos olhos do clube, ao passo que encara o maior desafio de sua carreira. Tudo isso, graças a uma indicação nascida numa "resenha" com o técnico Renato Gaúcho.

A história da contratação – a terceira dos gremistas para 2017 – surge em meio a um papo despretensioso entre Portaluppi, o auxiliar Alexandre Mendes, o Gabeira, e o amigo Roni, seu colega e comandado nos tempos de Fluminense. O ex-atacante, hoje empresário, agencia a carreira de Léo Gomes e o mencionou em uma conversa informal.

Do papo entre parceiros, o nome do jogador maturou na cabeça de Gabeira. Após a observação de um vídeo, veio a indicação à diretoria de futebol, seguida da análise mais detalhada do atleta e a uma consulta ao técnico Julinho Camargo, do Boa Esporte. O resto está formalizado no contrato por três temporadas, assinado pelo atleta na última quinta-feira, no CT Luiz Carvalho.

– Como eu sou amigo do Renato, nós jogamos juntos, e do Alexandre, também, estávamos conversando, uma conversa informal, e falei para ele do atleta. Eles gostaram, indicaram para a diretoria do Grêmio. Aí, buscaram informações, ligaram para o treinador, me ligaram e disseram que havia o interesse. A partir daí, abriram a negociação – afirma Roni, ao GloboEsporte.com.

polivalente, e intenso... Mas é preciso ter calma

O ex-atacante conheceu Leo Gomes ainda nos tempos atleta, no Vila Nova, antes de encerrar a carreira. Do time principal, via com admiração o talento do garoto, dono de boa batida na bola e de precisão no passe e no cruzamento. Ao pendurar as chuteiras, se aproximou da família para agenciar os próximos passos do menino, então volante na base do clube goiano.

– Quando eu estava encerrando minha carreira, já estava observando. Aí, assim que parei, chamei o pai e a mãe dele e comecei a administrar a vida dele. É um jogador muito tático e muito intenso, que começou como volante. A versatilidade foi algo falado pelo Grêmio. É fisicamente muito forte. Trabalha 90 minutos em alta rotação, erra muito pouco passe, com boa batida na bola. Também é muito obediente taticamente – avalia Roni.

A mudança de chave total para a lateral direita veio com Julinho Camargo, já no Boa Esporte, em 2015. O treinador logo identificou no biotipo e nas qualidades do atleta virtudes de sobra para contar com um atleta "equilibrado' para auxiliar tanto na recomposição quanto nas investidas ao ataque. E que encaixou com destaque para atuar em 31 partidas, com um gol marcado, pelo clube mineiro.

Na Série C, Léo Gomes brilhou, claro, pelas valências técnicas, mas também pela disciplina e pela forma física. Ficou fora de apenas uma partida na competição, devido ao terceiro cartão amarelo. Tudo isso, claro, fica no passado. No Grêmio, em outro patamar, o conselho de Julinho Camargo reside em ter paciência para que o garoto possa desabrochar no Tricolor.

– É um jogador que trabalha bem nas duas ações e que tem uma biotipia que me agrada, com um bom jogo aéreo defensivo. Mesmo com pouca idade, ele avançou no processo de entendimento de tática neste ano. Mas tem que ter paciência. Ele é jovem, recém saindo do Boa para viver um grupo com companheiros de Libertadores. Vai ter que buscar espaço aos poucos – sentencia Camargo.

Léo Gomes é o terceiro reforço oficializado pelo Grêmio para a temporada. Além do garoto, Léo Moura e Michel são as outras duas caras novas do Tricolor para a disputa da Libertadores. No elenco gremista, o jovem terá de brigar com o titular Edílson e com o xará de 38 anos por uma vaga na lateral direita.

VEJA TAMBÉM
- Estrutura de trabalho do Grêmio elogiada por Quinteros.
- Grêmio mira zagueiro sérvio, recebe proposta por atacante e reforça time na copinha.
- QUAL SUA OPINIÃO? Grêmio opta por não contratar zagueiros para a próxima temporada






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

18/1/2025