Novo coordenador da base do Grêmio traça estrutura e captação como metas

Francesco Barletta está desde 2003 no Tricolor e quer aumentar número de observadores no país e saúda construção do prédio da saúde em CT Hélio Dourado


Fonte: Globoesporte

Novo coordenador da base do Grêmio traça estrutura e captação como metas
O fim de 2016 marcou uma mudança no comando das categorias de base do Grêmio. Mas a sucessão é, na verdade, uma continuidade do trabalho já realizado. Ex-coordenador geral, Júnior Chávare pediu desligamento do clube. Na sua vaga, assume o então coordenador técnico Francesco Barletta. Entre as missões do dirigente estão manter a captação forte gremista, que já rendeu frutos como Luan, Pedro Rocha, Everton e Walace, além aumentar o número de olheiros e melhorar a estrutura do Centro de Treinamentos Hélio Dourado, em Eldorado, região metropolitana de Porto Alegre.

Barletta, inclusive, deixou de ir para a Copa São Paulo para ajustar todas as etapas na mudança de cargo. Na prática, são poucas alterações no dia a dia do educador físico formado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pós-graduado em futebol e futsal e em administração pela Gama Filho, do Rio de Janeiro. Terá uma série de responsabilidade mais administrativas, sem esquecer da parte técnica e da captação.

É justamente esse ponto – a captação – uma das intenções para evolução. Atualmente, o Grêmio conta com dois observadores no Rio Grande do Sul, além de quatro em São Paulo. Quer aumentar este número de profissionais e espalhá-los por outras regiões.

- A ideia é dar sequência no que vinha sendo feito em relação a continuar com a captação forte que a gente vem tendo, ampliar o setor de captação, estamos conversando para se tornar cada vez mais presente no país. O jogador que tem qualidade e que tem margem para crescer, estamos interessados. Pode ser de 10 ou 20 anos. Buscamos expansão através de pessoal, ao colocar pessoas em outros locais, e parcerias. A gente acompanha muitos meninos, as contratações não são feitas por uma competição. Por isso a margem de erro é baixa - diz Barletta ao GloboEsporte.com, por telefone.

O outro ponto é melhorar a estrutura do CT da base. O local vai ganhar um prédio da saúde, com área de academia, fisioterapia e departamento médico integrado. Recentemente, o clube conseguiu dar condições de jogos nacionais em Eldorado e obteve o certificado ISO 9001:2008 para a formação na base.

- Temos a construção do prédio da saúde, com áreas integradas. São recursos do clube investidos na estrutura. Temos o projeto para a construção de alojamentos e refeitórios que estamos captando recursos a partir de um projeto federal - comentou.

A manutenção também vale para a filosofia de jogo. O Tricolor hoje tem a ideia definida de montar times competitivos, que gostem da bola e sejam agressivos com a posse e também quando estão marcando. A partir daí, inicia-se os trabalhos dos treinadores em todas as categorias. Por sinal, os times devem viajar mais para amistosos, como foi feito com o sub-14 e o sub-16 para jogos na Argentina.

VEJA TAMBÉM
- Estrutura de trabalho do Grêmio elogiada por Quinteros.
- Grêmio mira zagueiro sérvio, recebe proposta por atacante e reforça time na copinha.
- QUAL SUA OPINIÃO? Grêmio opta por não contratar zagueiros para a próxima temporada






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

18/1/2025