Tricolor Gaúcho está com a mão na taça após vitória por 3 a 1 em BH, mas precisa driblar ansiedade (Foto: Lucas Uebel/GFBPA)
O Grêmio não tomou conhecimento do Atlético-MG e venceu por 3 a 1 em pleno Mineirão na ida da final da Copa do Brasil, ficando muito perto da conquista. Porém, ainda restam 90 minutos para o fim da ansiedade do torcedor tricolor para voltar a comemorar um título nacional depois de 15 anos de jejum.
Nesta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), o Tricolor Gaúcho recebe o Galo em sua Arena podendo até perder por 2 a 0 para sagrar-se campeão. Ao Atlético, resta a esperança de conquistar mais uma virada histórica na base do “Eu acredito”, famoso grito que embalou sua torcida nas conquistas da Copa Libertadores de 2013 e da própria Copa do Brasil de 2014.
Tudo que o torcedor gremista quer é dar adeus à ansiedade. Para isso, é mais que necessário que o horário do jogo se aproxime. Isso porque o Tricolor Gaúcho quer amanhecer na quinta-feira com a certeza que o jejum de 15 anos se títulos nacionais se foi. E essa situação se agrava com a grande vitória tricolor em Belo Horizonte, que fez a equipe praticamente colocar a mão na taça.
Para levantar o troféu, no entanto, é preciso ter cautela. O adversário já mostrou que tem capacidade de virar – e histórico também. Atento, Renato Gaúcho mostrou sua malandragem ao blindar seu grupo. A concentração começou na segunda-feira, evitando assim qualquer clima de “já ganhou” do grupo.
Renato quer esquecer que seu time venceu o Atlético por 3 a 1 no Mineirão. O treinador quer manter a concentração, não quer mudança no clima, deseja seriedade total para enfrentar o Galo. O título está próximo, sobretudo por causa da vantagem, mas ainda restam 90 minutos.
Por todo foco, Renato fechou seus últimos treinos antes do jogo contra o Galo. Seu time titular fez um trabalho contra garotos da base que se comportou em campo como o Atlético costuma jogar. Seu único problema é o atacante Pedro Rocha, destaque do jogo de ida com dois gols, mas que foi expulso na etapa final e não poderá entrar em campo na grande decisão. Com isso, Everton deve herdar a vaga.
Pela volta do “Eu acredito!”
O cenário era péssimo. Mas, mesmo assim, quando o zagueiro Gabriel balançou as redes, aos 36 minutos do segundo tempo do jogo de ida das finais da Copa do Brasil, a torcida atleticana gritou: “eu acredito, eu acredito, eu acredito”. É preciso mesmo ter muita fé na virada, afinal, àquela altura, o Galo sofria a derrota por 2 a 1. Minutos depois, o Grêmio conseguiu o terceiro, em falha geral da defesa alvinegra que se lançava com vigor em busca do empate.
Para se preparar para essa decisão, o Galo mudou. Os resultados nos últimos meses não agradavam. Embora tivesse chegado à decisão da Copa do Brasil, o futebol apresentado pelo clube preto e branco era sofrível. Na visão de Daniel Nepomuceno, presidente atleticano, era preciso alterar alguma coisa. E foi no banco de reservas que ele achou a resposta – ou pelo menos supôs. Após a queda no Mineirão, Daniel desligou o técnico Marcelo Oliveira entre as duas partidas das finais – atitude nunca antes tomada por um clube em uma final de Copa do Brasil.
Sem Oliveira, pesou nas costas do jovem Diogo Giacomini a responsabilidade de virar o jogo. O treinador que há poucos dias comemorou o nascimento de mais um filho, deseja dar de presente para o seu novo pequeno a taça na bagagem no retorno a Belo Horizonte. Mas para isso acontecer, é preciso trabalhar, e muito.
E foi isso que o Atlético fez. A equipe aproveitou o tempo pelo adiamento da partida na última semana por conta da tragédia com o avião da Chapecoense na Colômbia e se preparou ainda mais. Será a oportunidade para Giacomini colocar em campo sua filosofia de jogo. Ele, inclusive, deve mudar o modo de o Galo jogar. O que será feito, no entanto, ninguém sabe ao certo, a não ser jogadores e comissão técnica. Isso porque o treinador fechou todos os trabalhos antes da decisão.
O pouco que Giacomini deixou a imprensa perceber foi que pode usar um esquema com três volantes. Uma pequena parte de um trabalho que foi visto tinha no meio campo Rafael Carioca, Júnior Urso e Leandro Donizete. O jovem Luan, porém, se recuperou de contusão e pode retornar à equipe. Se optar por Luan, o Galo ganha em velocidade com um atleta que já cumpriu funções de volante apoiando o ataque – como um terceiro homem de meio campo.
Se for Carioca, terá a habilidade na saída de bola e mais força na marcação. Em entrevista coletiva, o camisa 5, inclusive, mostrou um dos pedidos de Giacomini. “Diogo conversa com a gente pra espelhar o que o Grêmio faz. Grêmio teve muito a bola no Mineirão, com mais jogadores no meio. É importante ter a posse de bola”, observou.
Para o jogo, o Galo não terá o meia Romulo Otero, ainda entregue ao departamento médico. Porém, ganhará o reforço de todo o elenco que viaja para Porto Alegre para apoiar os companheiros que vão para a partida.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X ATLÉTICO-MG
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 07 de dezembro de 2016, quarta-feira
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Kleber Lúcio Gil (SC)
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edílson, Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Ramiro, Douglas e Everton; Luan
Técnico: Renato Gaúcho
ATLÉTICO-MG: Victor; Marcos Rocha, Erazo, Gabriel e Fábio Santos; Leandro Donizete, Júnior Urso, Rafael Carioca (Luan) e Maicosuel; Robinho e Lucas Pratto
Técnico: Diogo Giacomini
VEJA TAMBÉM
- Grêmio reformula comissão técnica e departamento de futebol para próxima temporada.
- Planejamento 2026! Grêmio define planejamento para 2026 após contratação de Luís Castro
- Trio de saída? Grêmio encaminha venda de jogadores para 2026

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio fecha transferência de goleiro para clube português
Grêmio acerta empréstimo de Adriel para clube português: saiba mais detalhes.
Grêmio encerra contrato de atletas do elenco principal feminino.
Grêmio reformula comissão técnica e departamento de futebol para próxima temporada.
Nova base do Grêmio é apresentada no Centro de Formação Tricolor.
Torcida gremista aprova contratação de Luís Castro com grande maioria em enquete.
Grêmio planeja fortalecer base e define plano com Luís Castro para 2026.
Planejamento 2026! Grêmio define planejamento para 2026 após contratação de Luís Castro
Grêmio mira conquista inédita na final da Copa Feminina.
Grêmio lança campanha de antecipação de mensalidades para sócios do clube
ceo do grêmio alerta para desejo do flamengo de dominar o brasileirão
Trio de saída? Grêmio encaminha venda de jogadores para 2026
Ceo do Grêmio pede união dos times para evitar domínio do Flamengo
dirigente do grêmio prevê domínio do flamengo no futebol brasileiro.
Grêmio demite treinador de goleiros em reestruturação da comissão técnica.
Sérgio Ilha Moreira Recebe Título de Associado Benemérito no Grêmio
Ceos de clubes se unem contra projeto "Bundesliga" do Flamengo no Brasil.
Ceos de clubes se unem contra projeto "Bundesliga" do Flamengo no Brasil.
Flamengo busca transformar Campeonato Brasileiro em uma Bundesliga
Flamengo pretende transformar Brasileirão em "Bundesliga", diz CEO do Grêmio
Gremio dispensa treinador de goleiros com chegada de Luis Castro
Desafio superado: técnico do Grêmio destaca oportunidade na Copinha Feminina.
Volante do Grêmio avalia propostas de transferência e pode sair do clube