5 momentos marcantes da trajetória de Renato como técnico do Grêmio


Fonte: 90MIN

5 momentos marcantes da trajetória de Renato como técnico do Grêmio
O ídolo voltou! Renato Portaluppi chega nesta segunda-feira a Porto Alegre para iniciar sua terceira passagem como técnico do Grêmio. Para refrescar a memória do torcedor gremista, fizemos um pequeno apanhado da trajetória do treinador a frente do tricolor gaúcho.

5. A primeira vitória



A primeira vitória do Grêmio sob o comando de Renato aconteceu no dia 15 de agosto de 2010, contra o Goiás, pela 14ª rodada do Brasileirão. Dias antes, o próprio Esmeraldino havia vencido o tricolor gaúcho na estreia do treinador, em duelo válido pela Copa Sul-Americana. Os dois gols do Grêmio foram marcados por Willian Magrão (lembra dele?).

Contratado para assumir o lugar de Silas, Portaluppi começava a construir uma reação impressionante naquele Brasileirão.

4. A arrancada



Renato arrumou o time. Resgatou o futebol de Douglas e contou com muita inspiração da dupla de ataque Jonas, artilheiro daquele Brasileirão, e André Lima?. Da zona de rebaixamento, o tricolor foi derrubando adversários até chegar ao G-4.

A vaga na Libertadores, grande prêmio daquela temporada, veio com uma pitada de sorte. Na final da Copa Sul-Americana, o Goiás - aquele que havia derrotado o tricolor na estreia de Renato - perdeu para o Independiente, fazendo com que o 4º lugar do Campeonato Brasileiro também ganhasse vaga na competição continental.

3. A queda em 2011



O ano de 2011 não aconteceu no Grêmio. Renato não se entendeu com a nova direção (Paulo Odone foi eleito no final de 2010) e a saída de Jonas ?foi um baque muito forte no poder ofensivo do time.

A derrota para o Inter na final do Gauchão e a eliminação na Libertadores para o Universidad Católica dinamitaram o trabalho do ídolo na casamata tricolor. Dentro de campo, a equipe não reagia e o técnico acabou pedindo demissão após uma série de maus resultados no Brasileirão.

2. O retorno

?

Dois anos mais tarde, o retorno. Aposta pessoal do presidente Fábio Koff, Renato retornou a Porto Alegre para assumir o lugar de Vanderlei Luxemburgo, demitido após um primeiro semestre muito fraco do tricolor.

Assim como em 2010, Portaluppi rapidamente conseguiu dar liga ao time, que logo começou a dar sinais de reação na temporada. Em sua estreia, o Grêmio venceu o Botafogo com dois gols do chileno Eduardo Vargas.

1. Vice-campeonato brasileiro



Com um estilo de jogo muito pragmático, o Grêmio fez um belo segundo semestre. Apesar de não jogar um futebol vistoso, o tricolor conquistou resultados importantes - muitas vezes com vitórias por 1x0. Renato levou o time ao vice-campeonato do Brasileirão, colocando novamente o clube na Copa Libertadores. Na Copa do Brasil, a campanha parou nas semifinais.

Apesar do bom trabalho, não houve acerto para a renovação de contrato. Portaluppi deixou o clube no final do ano e a direção contratou Enderson Moreira para 2014.

VEJA TAMBÉM
- GRÊMIO DIZ NÃO A NOVA OPÇÃO NA LATERAL! Clube mantém foco em perfis diferentes para a temporada!
- REFORÇO À VISTA NO GRÊMIO! Clube avança em negociações para fortalecer a defesa em 2025!
- PRESSÃO E INCERTEZA NO GRÊMIO! Clube argentino intensifica interesse em peça-chave do elenco!






Comentários



boa sorte.Renato q Deus te conduza nos caminhos p vitórias e glórias

vamos lá Renato bota ordem na casa vitória quarta feira na arena

DESBLOQUEAMOS OS CANAIS PREMIERE, TELECINE, HBO, COMBATE E CANAIS ADULTOS PARA ASSINANTES DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL E TAMBÉM REDUZIMOS O VALOR DA FATURA.

MAIORES INFORMAÇÕES PELO WHATSAPP 11949348549

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

15/1/2025













14/1/2025