Léo Gerchmann lança "Viagem à Alma Tricolor em 7 Epopeias"

Jornalista conta histórias que formaram o perfil e a mística tricolores


Fonte: Site oficial

Léo Gerchmann lança Viagem à Alma Tricolor em 7 Epopeias
Fotos: Rodrigo Rodrigues / Grêmio FBPA
A dois dias dos seus 113 anos, o Grêmio abriu nesta terça-feira as programações de comemoração do seu aniversário. Na Hamburgueria 1903 do Shopping Praia de Belas, o jornalista Léo Gerchmann lançou o seu terceiro livro relativo à história do Tricolor. Em parceria com a AGE Editora, "Viagem à Alma Tricolor em 7 Epopeias" apresenta, em 127 páginas, sete histórias de superação que ajudaram a criar o perfil do Clube. O lançamento da obra também teve sessão de autógrafos com o autor.

De acordo com Léo Gerchmann, a escolha de sete epopeias tem uma explicação simples: Renato Portaluppi. Para o autor, "o 7 é o nosso 10. Renato é o 10 do Grêmio, como o Santos teve o seu 10. O Mundial e a Guerra de La Plata são as epopeias do Renato". Ele conta que foi direto às sete histórias, sem precisar fazer qualquer filtro e revela os seus capítulos inesquecíveis.

"Fui direto a elas. São sete histórias de superação, que fazem o perfil do Grêmio. Episódios que criaram a imortalidade, essa mística que o Grêmio carrega. Lembro que no Gre-Nal de 1977 eu chorava muito no estádio, mas um Mundial é algo fora do comum. E ainda tem a Batalha dos Aflitos, que não tem explicação", recordou.

Executivo de Marketing do Grêmio, Beto Carvalho esteve presente no lançamento e pegou o seu autógrafo. Para ele, Léo Gerchmann é o autor adequado para falar da alma gremista, traduzir em palavras o espírito que acompanha o Clube há 113 anos.

"O Léo é um dos autores mais adequados para falar da alma do Grêmio. Ele é um jornalista que tem um excelente texto, mas acima de tudo muita paixão pelo clube. Ele carrega sentimentos invulgares pelo Grêmio. Posso dizer que o Léo fala sobre o Grêmio com a alma".

Aos 52 anos, Léo Gerchmann está há onze anos no jornal Zero Hora. Teve uma passagem de mesmo período pela Folha de São Paulo e fechou sua trilogia sobre o Grêmio com o livro lançado nessa terça. Antes de "Viagem à Alma Tricolor em 7 Epopeias", Léo assinou "Coligay - Tricolor e de Todas as Cores" (2014) e "Somos Azuis, Pretos e Brancos" (2015). Na sua cabeça, haveria mais um livro.

"Esse livro fecha a trilogia. Eu tive vontade de fazer o livro do Alcindo. Mas infelizmente ele se foi". Entretanto, Léo também comemorou o fato de ter o apoio do Grêmio e dos gremistas neste lançamento. "É uma coisa muito boa. Uma grande honra fazer parte das comemorações de aniversário do Clube", finalizou.

"Viagem à Alma Tricolor em 7 Epopeias" narra jogos e campanhas. O primeiro capítulo é dedicado ao Gre-Nal Farroupilha, vencido pelo Grêmio em 1935 e comemorado até hoje - no próximo dia 22 acontece a 81ª edição do Jantar Farroupilha. Na sequência, o Gre-Nal de 1977, com o inesquecível gol de André Catimba. O livro segue falando sobre a Guerra de La Plata, pela Libertadores de 1983 e também a conquista do Mundial Interclubes. A campanha do bicampeonato da Copa Libertadores da América é tratada por inteiro. Por fim, Léo Gerchmann aborda a final contra a Portuguesa, que valeu o bicampeonato brasileiro, em 1996 e a Batalha dos Aflitos, de 2005.

VEJA TAMBÉM
- PROPOSTA ABAIXO DAS EXPECTATIVAS! Boca inicia investida, mas negociação esbarra em valores baixos!
- JOÃO LUCAS É TITULAR, GRANDO NÃO PODE FARDAR E EDENÍLSON É PÉ-FRIO
- NEGOCIAÇÃO HISTÓRICA EM ANDAMENTO! Grêmio perto de fechar maior compra de sua história!






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

15/1/2025


14/1/2025