Segurança, confiança, sequência: o que pensa Roger para mudar o Grêmio

Técnico sinaliza troca de jogadores para o jogo de domingo contra o líder Palmeiras, mas esconde se retomará o 4-2-3-1 pela tranquilidade ou se insistirá com 3 volantes


Fonte: Globo esporte

Segurança, confiança, sequência: o que pensa Roger para mudar o Grêmio
Roger Machado pode alterar esquema e jogadores contra o Palmeiras (Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação)
Os únicos dois treinos antes do duelo com o Palmeiras serão fechados. Na entrevista coletiva de sexta-feira, nenhum indicativo concreto de quais jogadores iniciarão a partida das 18h30 de domingo, na Arena. Roger Machado deixou uma fresta da porta aberta para uma mudança tanto de esquema quanto de algumas peças no time do Grêmio. O lado esquerdo, principalmente, tem sido alvo de críticas. E, pelo seu discurso, é ali que o treinador pode mexer.

Os jogadores mais criticados pela torcida nas duas derrotas consecutivas foram o lateral-esquerdo Marcelo Oliveira, o volante Ramiro e o centroavante Henrique Almeida. Destes, é certa a saída do último, com o retorno de Miller Bolaños da seleção equatoriana.

– Treinador faz exercício toda hora, todo momento. Não só no momento que perde ou passa por instabilidade. É feito em todos os momentos. Não é à toa que a gente revê os jogos. Salientei que o treinador é feito de apostas, de ideias, treinamento, avaliação do treino. Quando por vezes colocamos um jogador em uma posição que (vocês) não estão habituados a vê-lo jogar, parece invenção, obra de uma ideia maluca. Sempre passa pela nossa cabeça.

Claro que nesse momento de instabilidade circunstancial se questiona sobre alguns aspectos – avalia Roger.

Na lateral, o técnico tem duas opções para a vaga de Marcelo Oliveira, caso opte por sua saída – há o atenuante de que o camisa 26 é o capitão do time na ausência de Maicon. A tendência é a entrada do zagueiro Kannemann na função. Até por conta do entendimento do clube ao contratá-lo, sempre ressaltando que poderia fazer aquela posição em uma eventual necessidade. O jovem Iago também é alternativa, embora corra por fora em uma hipótese de mudança.


Kannemann pode entrar na vaga de Marcelo Oliveira, e Pedro Rocha na de Ramiro


O argentino reforçaria a marcação pelo lado – nos últimos jogos, o Grêmio levou dois gols parecidos pela esquerda, com contra-ataque rápido após erros do próprio time no campo ofensivo. Marcelo Oliveira, por outro lado, é uma das bases da organização da bola aérea – embora Kannemann também tenha bom aproveitamento neste fundamento.

Iago seria opção mais ofensiva, por ser meia de origem, e poderia dar um posicionamento mais adiantado.

No meio-campo, caso o treinador queira manter a formação em losango, a tendência é por uma troca de peça. Pelo discurso na entrevista de sexta, pode mudar a característica do escolhido para dar nova vida ao time. Dentro disto, se encaixaria o jovem Lincoln, que atuou pelo lado esquerdo da faixa central no segundo tempo da derrota para o Flamengo, em Brasília. Sem Maicon, só restaria a entrada de Kaio, da base, para manter a formação com três volantes.


Marcelo Oliveira e Ramiro podem deixar o time
(Foto: Eduardo Deconto / GloboEsporte.com)


Ramiro também é o candidato a deixar a equipe titular caso Roger opte por retomar o esquema anterior, o 4-2-3-1. Pedro Rocha, assim, é o principal aspirante ao setor.

Reformataria o esquema com Jailson e Walace alinhados, Pedro Rocha, Douglas e Luan ou Bolaños fechando o lado – o outro como jogador mais avançado. A velocidade do atacante pelos lados dá chance aos laterais voltarem a subir pelo centro do campo, algo muito comum no trabalho do treinador.

– Neste momento que as críticas chegam, tanto eles (jogadores) quanto o comando não ficam à parte, você começa a duvidar da capacidade. É recobrar e reafirmar a confiança em cada um. Em muitos momentos de instabilidade, o fator mais importante é permitir que o jogador esteja em campo no conforto daquilo que tem feito há mais tempo – comentou Roger.

Resta saber o que o comandante gremista fará. No treino deste sábado, o técnico deve manter o mistério. A palavra do momento é segurança para os jogadores retomarem o bom momento. Assim, a tendência é de retorno ao modelo anterior.

>> GRÊMIO X PALMEIRAS - 24ª RODADA

Local: Arena, em Porto Alegre.
Data e horário: domingo (11/09), às 18h30 (de Brasília).

Provável escalação do Grêmio:

Marcelo Grohe; Edílson, Geromel, Wallace Reis e Marcelo Oliveira (Kannemann); Jailson, Walace e Ramiro (Pedro Rocha ou Lincoln); Douglas, Luan e Miller Bolaños.
Desfalques: Maicon, Negueba, Everton, Moisés, Gabriel
Pendurados: Marcelo Hermes, Bolaños, Douglas, Marcelo Grohe, Ramiro, Luan.

Arbitragem: Emerson de Almeida Ferreira (aspirante à Fifa), auxiliado por Luiz Antonio Barbosa e Marconi Helbert Vieira, todos de MG.
Transmissão: SporTV (menos RS) e Premiere (com Milton Leite e Maurício Noriega).




VEJA TAMBÉM
- PROPOSTA ABAIXO DAS EXPECTATIVAS! Boca inicia investida, mas negociação esbarra em valores baixos!
- JOÃO LUCAS É TITULAR, GRANDO NÃO PODE FARDAR E EDENÍLSON É PÉ-FRIO
- NEGOCIAÇÃO HISTÓRICA EM ANDAMENTO! Grêmio perto de fechar maior compra de sua história!






Comentários



esse Roger pensa muito e só faz cagadas.

esse Roger pensa muito e só faz cagadas.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

15/1/2025


14/1/2025