Sem gols, casa vazia e vaias marcam 1º Gre-Nal ocorrido na manhã; relembre

GloboEsporte.com relembra como foi o clássico terminado 0 a 0 em 1987 no Beira-Rio


Fonte: Globo esporte

Sem gols, casa vazia e vaias marcam 1º Gre-Nal ocorrido na manhã; relembre
Lance polêmico no Gre-Nal de número 288 (Foto: Reprodução / RBS TV)
Inusitado, mas não inédito. Após 29 anos, um Gre-Nal voltará a ser disputado pela parte da manhã. Neste domingo, a partir das 11h, no Beira-Rio, será a segunda vez que o clássico regional será disputado em período matutino. O GloboEsporte.com relembra então aquela outra partida disputada em 28 de junho de 1987, que encerraria sem gols, um lance que seria discutido e raríssima emoção.

Na ocasião em questão, no clássico de número 288, 18 mil pagantes estiveram no Beira-Rio para empurrar as equipes rumo ao topo do primeiro turno do hexagonal final do Gauchão. A edição do jornal Zero Hora do dia seguinte disse que "as torcidas saíram frustradas" com o "futebol ausente". Já a RBS TV, em matéria que veiculada na segunda-feira, destacou que o primeiro tempo seria acometido pela "sonolência". E foi mesmo.

ênio x Felipão

Inter de Ênio Andrade
Taffarel; Luiz Carlos Winck, Pinga, Aloísio e Beto; Norberto, Aírton Caixão, Balalo e Marquinhos; Paulinho Gaúcho e Amarildo

O Inter esteve desfalcado de Luiz Fernando e Bandeira. Sem os homens de armação, Ênio Andrade priorizou e organizou a equipe com: Taffarel; Luiz Carlos Winck, Pinga, Aloísio e Beto; Norberto, Aírton Caixão, Balalo e Marquinhos; Paulinho Gaúcho e Amarildo. Já Luiz Felipe Scolari organizaria o Grêmio com: Mazaropi; Alfinete, Luís Eduardo, Henrique e Casemiro; China, Bonamigo, Cristóvão e Fernando; Jorge Veras e Lima.

Grêmio de Felipão
Mazaropi; Alfinete, Luís Eduardo, Henrique e Casemiro; China, Bonamigo, Cristóvão e Fernando; Jorge Veras e Lima

No início da partida, Aloísio teve a chance de marcar para o Inter, mas a bola rebateria em Casemiro. A resposta do Grêmio seria com Bonamigo, em chute de fora da área, para grande defesa de Taffarel. No final da etapa, um daqueles lances discutíveis e típicos de clássicos. Fernando foi derrubado pro Beto dentro da área, mas o árbitro mandou seguir.

Na segunda etapa, as chances foram ainda reduzidas. Fernando disparou um chute cruzado que Taffarel desviou com os olhos. Outra oportunidade gremista foi com Luís Eduardo, após desviar escanteio de Veras. E parou por aí.

troca de gentilezas

Um dos presentes no clássico, o ex-volante gremista China, admitiu o "clássico morno". E lembrou que a partida teve "troca de gentilezas" antes da bola rolar.

O Gre-Nal foi razoavelmente morno, embora isso não exista em Gre-Nal. Dei umas pegadinhas no Norberto, mas o jogo não teve tantas emoções

China relembra o clássico 288

- Estava um pouco frio, mas era uma manhã ensolarada. Antes houve troca de gentilezas. Rosas foram distribuídas. O Gre-Nal foi razoavelmente morno, embora isso não exista em Gre-Nal. Dei umas pegadinhas no Norberto, mas o jogo não teve tantas emoções – conta, em contato telefônico com o GloboEsporte.com.

sem emoção e vaias

Após a partida, o jornal Zero Hora trouxe a declaração do então atacante tricolor Lima, que criticava a postura dos mandantes. A reclamação foi de que o Inter abusaria da retranca.

- O Internacional não é uma equipe de criação. Com a saída do Luiz Fernando, o meio-campo montado por Ênio Andrade passou a cumprir exclusivamente funções de marcação. Eles não tocam a bola, não buscam a bola e nem mesmo chutam a gol. Merecíamos ter vencido, uma vez que tivemos mais volume de jogo e soubemos construir lances de ataque com habilidade e inteligência.

A partida acabou marcada pela insatisfação dos presentes, que vaiaram os jogadores assim que o árbitro Carlos Martins encerrou o confronto. O Colorado, sabedor dos problemas que enfrentava, tratou de valorizar o resultado, como enfatizou o então vice de futebol Pedro Paulo Záchia, à época:

- Foi um resultado bom. Se os nossos jogadores deixaram a desejar tecnicamente, ao menos compensaram com muito esforço e dedicação.

Que o Gre-Nal deste domingo dê mais alegrias aos torcedores. Atualmente, o Grêmio está em terceiro na tabela do Brasileirão, com 21 pontos. O Inter vem logo atrás, com 20. O clássico será disputado a partir das 11h no Beira-Rio.



VEJA TAMBÉM
- REFORÇO DE PESO! Grêmio mira a contratação de Erick Pulgar, do Flamengo
- QUAL A SUA OPINIÃO? 3 volantes para o Grêmio observar no mercado da bola
- QUER JOGAR NO PALMEIRAS: situação de Villasanti expõe a falta de convicção, grandeza e estratégia da direção do Grêmio






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

5/1/2025

4/1/2025