1Win

Grêmio recebe aval de autoridades chinesas para projeto ambicioso

Escola de Futebol do Tricolor levará metodologia própria a 150 instituições públicas em Zhuhai


Fonte: Site Oficial

Grêmio recebe aval de autoridades chinesas para projeto ambicioso
Fotos: Grêmio / Divulgação
Os representantes do Grêmio retornaram nesta semana da China, onde foram chancelar a parceria Tricolor com a Escola Black Panthers. Os emissários, chefiados pelo chefe de gabinete da presidência Marco Bobsin, junto do Diretor da Escola, Deco Nascimento, e do coordenador técnico, William Mikhailenko, além do supervisor de formação, Daniel Otto, retornam com perspectivas reais de que a cidade de Zhuhai, localizada na província de Guangdong, ao sul da China, irá transformar a rotina de crianças de 150 escolas da rede pública de ensino da região.

Segundo explica Deco, foram 11 dias de extensas reuniões com o governo local e com o Ministro da Educação na China, Yuan Guiren, detalhando a metodologia utilizada na formação de atletas nas escolas distribuídas pelo Brasil e no mundo: “Para nossa surpresa, o projeto teve um impacto tão grande entre as autoridades presentes, que o número de escolas chinesas inscritas para inserir o futebol no currículo a partir de 2017 subiu de 40 para 150”, vibra ele.

Além dos estabelecimentos de ensino já definidos, o projeto já conta com sede própria para alocar a central administrativa do Grêmio, com toda a infraestrutura necessária para a formação das equipes de trabalho.

Os representantes do Grêmio aproveitaram também a oportunidade e foram a Guangzhou visitar o técnico Luiz Felipe Scolari, líder do campeonato chinês e atual campeão da Liga dos Campeões da Ásia comandando o Guangzhou Evergrande. “Felipão será, a partir de agora, o embaixador da Escola do Grêmio na China, fazendo palestras para os meninos chineses nas escolas públicas”, destacou Deco.

"O Felipão fará palestras na China sobre o projeto. Ele fará como um gremista. Irá apoiar a implantação das escolas de futebol nas instituições de ensino chinesas e contar a sua história aos meninos chineses", completou Marco Bobsin.

Com resultados tão satisfatórios na primeira visita à China, o futuro será de mais encontros. No próximo mês, uma comitiva chinesa deve estar em Porto Alegre para conhecer as instalações do Grêmio. Segundo Marco Bobsin, "duas empresas chinesas virão a Porto Alegre conhecer o Grêmio e suas instalações. Querem conhecer o Clube e buscar alternativas de negócio com o Clube".

Sede em Zhuhai

A Escola Black Panthers precisou de autorização do governo chinês para prospectar uma escola de formação parceira no Brasil, e a partir dessa aprovação os laços ficaram estreitos, dando ao Grêmio, inclusive, uma sede. O governo já cedeu um prédio de 1.500 metros quadrados, que será a casa gremista na China. O escritório abrigará toda a estrutura administrativa da parceria Grêmio/Black Panthers, e a escola chinesa fará a administração diária do local.

Há, inclusive, o projeto de montar, nesta sede, um museu do Grêmio, contando a história de quase 113 anos de um dos maiores clubes do Mundo. A sede terá ainda uma bandeira do Grêmio e outras identidades visuais sinalizando a presença do Clube no país.

A sede ainda conta com um auditório, salas de aula e servirá de local para o ensino teórico aos treinadores chineses que farão parte da parceria da Escola do Grêmio com a Escola Black Panthers.

Uniforme e paineis

Desde que a parceria foi firmada, no mês de outubro de 2015, a Black Panthers já utiliza uniformes semelhantes ao do Grêmio e, além disso, um patch com o distintivo do Clube na manga das camisas. Há, ainda, a marca do Grêmio nos parques destinados ao ensino do futebol, conforme relata o chefe de gabinete da presidência Marco Bobsin.

"Tudo tem bandeira e painel do Tricolor. Existe uma loja da Black Panthers dentro desse complexo com painel do Grêmio e até foto do Luan. Todos produtos da Black Panthers têm o distintivo do Grêmio”.

Futuro

A perspectiva da parceria é grande. O CEO da Black Panthers, Hugo Manzanilla, buscará patrocinadores para expandir a metodologia de ensino gremista em escolas públicas por todo o país.

"Eu vejo com simplicidade, pois o modelo é o mesmo em todas as escolas. É a metodologia gremista. Estamos discutindo alternativas de acompanhamento virtual. A estrutura demora a ser montada, é necessário ter investimento. Mas é a nossa metodologia, e nós já temos o know how", destaca Deco Nascimento.

Em outubro também acontecerá uma visita de crianças chinesas para realizar um jogo contra a Escola do Grêmio e outras escolas, em mais uma iniciativa de integração.

O futebol profissional não ficou de lado. Durante a visita, representantes do governo chinês demonstraram seu interesse em receber o time no país, em uma ideia que pode ser desenvolvida nos próximos meses.

"Quando falávamos sobre o time, eles afirmaram que seria muito bom receber o Grêmio lá. Dada a relação que ficou estabelecida, eles gostariam de, no futuro, receber o Grêmio para um jogo", contou Bobsin.

A partir de uma metodologia desenvolvida há 47 anos, o Grêmio ocupa lugar de expressão no futebol chinês e abre as portas para a formação de jogadores naquele país. O governo local projeta seu futebol sendo protagonista mundial em até 15 anos. A fórmula é simples: incluir o ensino do futebol nas escolas públicas. Em todo o país. E, a partir de Zhuhai, o Grêmio finca sua bandeira na Ásia. Em 15 anos, quando um jogador chinês for destaque no futebol mundial, saberemos: seu sucesso carrega o selo do Grêmio.

Aqui você pode conferir uma matéria publicada no jornal Guangdong News sobre a parceria Grêmio/Black Panthers para formação de jogadores de futebol nas escolas chinesas.

VEJA TAMBÉM
- Renato mudar time do Grêmio contra o Criciúma
- Dodi valoriza empate do Grêmio e prevê jogo de volta com apoio da torcida
- Tricolor escalado para o jogo contra o Operário-PR





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

3/5/2024































2/5/2024