Grandes tentam o que virou fato raro: todos decidindo os Estaduais


Fonte: ESPN

Grandes tentam o que virou fato raro: todos decidindo os Estaduais
ESPN.COM.BR Campeonatos Estaduais chegaram às fases decisivas
Em 2016, os 12 grandes do futebol brasileiro tentarão repetir o que não acontece há sete anos: todos estarem presentes nas decisões dos Estaduais de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

A última vez que isso aconteceu foi em 2009. Naquele ano, Palmeiras x Santos e Corinthians x São Paulo foram as semifinais do Paulistão e Vasco x Botafogo e Flamengo x Fluminense as semis do Carioca. Em Minas, Cruzeiro e Atlético-MG fizeram a final, enquanto o Gauchão foi decidido em um clássico Gre-Nal.

Foi também a única oportunidade neste século em que todos estiveram nessa situação.

Em São Paulo, por exemplo, os pequenos aprontaram muitas vezes, e os quatro grandes só apareceram entre os quatro primeiros do Estadual em três ocasiões: 2009, 2011 e 2015.

No Rio, foram seis vezes em que os gigantes da capital apareceram entre os quatro finalistas: 2008, 2009, 2010, 2012, 2013 e 2015. No Rio Grande do Sul, também foram seis Gre-Nais na final do Gaúcho: 2006, 2009, 2010, 2011, 2014 e 2015.

O Estado que mais vezes teve os grandes na decisão foi Minas: nove vezes (2003, 2004, 2007, 2008, 2009, 2011, 2012, 2013 e 2014).

Veja o que precisa acontecer em cada campeonato:

PAULISTA
As quartas de final começam neste final de semana, com dois jogos no sábado, um no domingo e um na segunda-feira.

Para que os quatro grandes cheguem à semi, o Santos precisa eliminar o São Bento e o Corinthians precisa passar pelo Red Bull Brasil no sábado.

No domingo, o São Paulo joga fora de casa contra o Audax, enquanto o Palmeiras só entra em campo na segunda-feira, contra o São Bernardo.

Vale lembrar que, no Paulistão, não há critério de desempate. Ou seja, caso um jogo termine empatado, a vaga na próxima fase será decidida nos pênaltis.

CARIOCA
No Rio de Janeiro, o campeonato está na última rodada da Taça Guanabara, o segundo turno do Estadual. Fluminense e Vasco, empatados com 14 pontos, fazem uma "final" neste domingo para saber quem irá levantar o troféu - ambos, porém, já estão classificados para a fase final.

Quem ainda não está assegurado é o Flamengo, 4º colocado e ameaçado pelo Volta Redonda. O time rubro-negro precisa ganhar do Bangu neste domingo, fora de casa, para se garantir na semifinal.

O 3º colocado Botafogo, por sua vez, já tem presença certa na semi, por ter 11 pontos, mas não tem chance de faturar a Taça Guanabara.

Caso os quatro grandes passem, o sistema de cruzamento na semifinal é 1º x 4º e 2º x 3º, com os jogos acontecendo a partir do final de semana do dia 24.

MINEIRO
Para se garantir na final, o Cruzeiro, líder da primeira fase, precisará eliminar o América-MG. O primeiro clássico acontece neste sábado, enquanto a partida de volta será dia 24.

Já o Atlético-MG, que conta com o artilheiro do campeonato (Robinho), pegará a surpreendente URT. A ida é neste domingo, enquanto a volta está marcada para dia 23.

GAÚCHO
Depois de eliminar o Brasil de Pelotas nas quartas de final, o Grêmio encara o Juventude nas semis. O duelo de ida será na quinta-feira, enquanto a volta é no domingo.

O Inter, que tirou o São Paulo-RS nas quartas, encara o São José, grande sensação do Estadual. A ida é neste sábado, enquanto a partida decisiva está marcada para dia 23.

VEJA TAMBÉM
- DE SAÍDA? Joia da base recusa renovação e deve sair do Grêmio
- NÃO VAI VOLTAR? Atlético-MG avança em negociações por ex-atacante do Grêmio
- REVIRAVOLTA? Grêmio pode perder atacante europeu para rival






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

10/1/2025