Para encarar a altitude de Quito, Grêmio aposta em compactação

Técnico Roger Machado pede jogo de aproximação em treinos no Equador


Fonte: Diário gaúcho

Para encarar a altitude de Quito, Grêmio aposta em compactação
Foto: Lucas Uebel / Divulgação Grêmio
Esta frase do técnico Roger Machado é recorrente nos treinos do Grêmio em Quito. Para minimizar os efeitos da altitude de 2,8 mil metros na cidade equatoriana, onde a bola corre em maior velocidade, o treinador orienta seus jogadores a todo momento para realizar jogadas em aproximação, deixando o time mais compacto em seu posicionamento.

No treino tático realizado neste domingo, no CT da seleção equatoriana, era possível notar a maior proximidade entre os atletas. A receita parece simples na teoria: quanto mais de perto forem realizados os passes, menor é a chance de erro. Mas, na prática, o desgaste físico causado pela altitude aumenta a dificuldade. Até pela velocidade do raciocínio, que é afetada pela fadiga.

Isto, é claro, não proíbe os jogadores de tentarem lançamentos em maiores distâncias. Mas tudo é dosado. Esta responsabilidade fica mais centralizada em Douglas e Giuliano, especialistas neste fundamento. Mas, na dúvida, vale a orientação de Roger: bola no pé.

- Se você toca mais no lado, é difícil pegar porque a bola fica muito rápida - explica o centroavante Bobô, já recuperado de dores musculares.

A orientação será repetida por Roger no treino da tarde desta segunda, o último no CT da seleção equatoriana. Na terça-feira, o time fará o reconhecimento do estádio Casa Blanca, palco do jogo decisivo de quarta-feira contra a LDU.

VEJA TAMBÉM
- DE SAÍDA? Joia da base recusa renovação e deve sair do Grêmio
- NÃO VAI VOLTAR? Atlético-MG avança em negociações por ex-atacante do Grêmio
- REVIRAVOLTA? Grêmio pode perder atacante europeu para rival






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

11/1/2025


10/1/2025