Lincoln faz gol de arte marcial e marca pelo 3º jogo seguido

Jovem de 17 anos começa a ganhar espaço com Roger Machado no Grêmio, com direito a golaço de calcanhar semelhante a lances típicos de centroavante sueco


Fonte: GloboEsporte

Lincoln faz gol de arte marcial e marca pelo 3º jogo seguido
Linconln repetiu marca de Barcos em 2014 (Foto: Lucas Uebel/Divulgação, Grêmio)

Quando a confiança de um jogador está nas alturas, qualquer lance pode acabar em gol. A bola bate na cintura, na barriga, no dedão do pé, ou onde quer que seja. Mas ela entra. Se aparece na frente de quem tem talento, qualquer movimento pode transformar o lance em mágica. Foi o que fez o jovem Lincoln, de 17 anos, na vitória do Grêmio por 2 a 1 sobre o Ypiranga, pela 10ª rodada do Gauchão, na noite de domingo. A pintura de calcanhar do garoto que ainda engatinha como profissional logo lembrou lances do já consagrado sueco Zlatan Ibrahimovic, com direito a afago do técnico Roger Machado.

Aos 34 minutos do primeiro tempo da partida em Erechim, no norte do Rio Grande do Sul, Pedro Rocha livrou-se da marcação e cruzou da direita. Lincoln acompanhou a jogada e esperou a bola na marca do pênalti. Ele poderia dominá-la, facilitado pela queda do marcador, mas deu as costas para o gol e tocou com o calcanhar esquerdo, sem chances para o goleiro Carlão.

LANCE DE CRAQUE

A plástica do chute recordou os movimentos acrobáticos do atacante do Paris Saint-Germain, que já marcou pelo menos três gols dessa forma. Ibrahimovic, aliás, tem o cacoete das artes marciais. Aos 17 anos, recebeu a faixa preta de taekwondo quando ainda vivia em Malmö, sua cidade-natal.


Lincoln faz golaço contra o Ypiranga (Foto: Reprodução / SporTV)

Lincoln não. É só talento. O status de joia que recebeu desde que foi chamado por Felipão para a pré-temporada do ano passado, mesmo aos 16 anos, começa a ganhar destaque no Grêmio. São três gols marcados nos últimos três jogos. A torcida pede com mais ênfase seu nome entre os titulares, ainda que Roger não tenha garantido sua escalação no time principal – o técnico usou time misto contra o Ypiranga. Contudo, mostra sinais de que pode se render ao diferencial do garoto.

– Não temos como deixar de citar o belo gol que o Lincoln fez. Na verdade, foi um prêmio pela atuação, coletiva e individualmente. Enche os olhos quando vê o Lincoln jogar – resumiu o treinador após a partida em Erechim.

MARCA COM ROGER

Lincoln é o primeiro jogador da "era Roger" a anotar gol em três jogos consecutivos. Neste ano, Luan, duas vezes, Everton e Henrique Almeida haviam conseguido marcar tentos em duas partidas seguidas.

O último gremista a conseguir tal feito foi o centroavante Barcos, atualmente no Sporting. No início de 2014, o Pirata anotou em Gre-Nal, pelo Gauchão, além de Atlético Nacional e Nacional-URU, pela Libertadores.

O clube toma todos os cuidados para blindar o jogador do deslumbramento no início da carreira. Tanto que foi pouco aproveitado em 2015 após a chegada de Roger Machado. Com apartamento comprado pelo Delcir Sonda em área nobre de Porto Alegre, o garoto se excedeu. Ele próprio já admitiu que entrou em 2016 mais focado no trabalho em campo. Para o comandante, o novo momento é fruto de conversa e orientação.

– Do ano passado para cá, quando eu cheguei, percebi o Lincoln prestando atenção em muitas outras coisas que não propriamente dentro do clube e da carreira. Já tive a idade dele e sei quais são os apelos. Então tenho por estilo chamar para o lado, conversar. Além das orientações de jogo, sempre quando dá, falo sobre outros aspectos também. No final do ano passado, disse: “Lincoln, preciso que tu voltes bem porque vai ser um ano importante para ti”. Fiquei feliz quando li, perto do fim das férias, que ele tinha treinado. É um menino que tem um potencial muito grande. E a gente toma cuidado para orientar para que ele consiga continuar nesse desenvolvimento – emendou Roger.

OS GOLS DE "TAEKWONDO" DE IBRAHIMOVIC

Relembre três gols do sueco Ibrahimovic em movimento semelhante ao de Lincoln:


Ibrahimovic ajeita o corpo para marcar golaço contra o Bastia, em 2013 (Foto: AFP)


Na goleada em Paris, o primeiro gol foi mais uma pintura de Ibra. O brasileiro Lucas avançou pela direita e cruzou para a área. A bola desviou em Matuidi e subiu. A um passo da pequena área, o sueco esperou que ela caísse, inclinou o corpo para frente e, em mais um golpe com o calcanhar, mandou-a, outra vez, no ângulo.

Inter de Milão 2 x 1 Bologna, Campeonato Italiano, 2008

Na ponta esquerda, Adriano, então o "Imperador", driblou o marcador e cruzou forte para a área. Ibrahimovic se antecipou ao zagueiro e, de dentro da pequena área, retorceu-se para escorar de calcanhar. Para variar, a bola entrou no ângulo do goleiro. Foi o primeiro gol da Inter na partida.

Suécia 1 x 1 Itália, Euro 2004

Em uma cobrança de escanteio pelo lado esquerdo, a bola viajou até a segunda trave. De cabeça, um jogador sueco mandou a bola em direção à linha de fundo, mas um companheiro a jogou para o meio da área. Começou uma disputa entre a defesa e o ataque, com jogadores das duas equipes trombando e caindo. Esperto, Ibrahimovic correu para o meio da área e, de costas para o gol de Buffon, golpeou com o calcanhar a bola, que entrou no ângulo, encobrindo um defensor italiano. Foi o gol de empate da Suécia.

VEJA TAMBÉM
- NOVO ATACANTE! Grêmio pode esquecer Villa para ir atrás de novo jogador!
- CONTRATAÇÃO A CAMINHO? Zagueiro pode reforçar o Grêmio após ligação de Quinteros.
- NOVO PROF! Bastidores dos primeiros dias de Gustavo Quinteros no Grêmio






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

11/1/2025