Xadrez do Gre-Nal: laterais do Inter e bola aérea tricolor terão duelo à parte

Enquanto Grêmio tem a velocidade e intensidade, potencializados com Miller Bolaños, alas colorados surgem como opção para abrir os caminhos para o confronto na Arena


Fonte: GloboEsporte

Xadrez do Gre-Nal: laterais do Inter e bola aérea tricolor terão duelo à parte

Por mais que se classifique um Gre-Nal como imprevisível, o clássico de número 409 que vale por dois campeonatos – Gauchão e Primeira Liga – pode ter seus “atalhos”. Enquanto na última quarta-feira o Grêmio mostrou a velocidade e intensidade como características, o Inter deve apostar nas jogadas de linha de fundo com seus laterais cada vez mais em destaque pelo ímpeto ofensivo.

Essas são algumas características que prometem dar ar de um jogo de xadrez nesse duelo tático de Roger e Argel. O confronto na Arena está marcado para as 18h30 e tem peso dobrado: além de ficar à frente do rival no Estadual, o vitorioso garante classificação pela nova competição.
SAÍDA PELAS LATERAIS
Artur Inter Passo Fundo (Foto: Ricardo Duarte/Divulgação Inter)
Artur assegurou titularidade na temporada (Foto: Ricardo Duarte/Divulgação Inter)
Os avanços de William e Artur, aliás, batem de frente com a maior preocupação defensiva do time de Roger Machado neste início de 2016. As estatísticas mostram que a bola aérea é responsável por oito dos 14 gols sofridos pelo Grêmio nos primeiros meses do ano.
Os laterais colorados ainda deram assistências nas últimas cinco partidas em sequência. William foi o responsável por três passes para gols, e Artur, dois. Ainda há o reserva Geferson, que também deixou companheiros prontos para marcar em duas oportunidades. O trio já participou de 37% dos tentos do Inter na temporada.

PREOCUPAÇÃO PELO ALTO

Fred ganhou a vaga ao lado de Geromel (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)


Mesmo sem ter sido vazado diante da LDU, os jogos anteriores depõem contra o sistema de retaguarda gremista. Na derrota para o São Paulo-RS por 3 a 2, dois tentos saíram de cruzamentos. Apesar da vitória de 4 a 2 sobre o Glória, o time de Vacaria chegou às redes tricolores em uma das ocasiões após lance de linha de fundo.

Na entrevista coletiva de sexta-feira, Roger reconheceu os problemas pelo alto, mas reiterou que o adversário do último compromisso pela Libertadores tinha a mesma característica, e conseguiu neutralizá-la. Segundo o treinador, Argel conseguiu adaptar a virtude dos jogadores que tem a seu esquema. Para bloquear este tipo de jogada, aposta na busca por amplitude em campo.

– É estar atento, até porque no último jogo a LDU também tinha esse estilo: tranca um volante, libera os dois laterais, traz os meias do lado para o centro, para ganhar superioridade, e agride a área com mais gente. Vamos trabalhar, fechar a primeira linha, estar com a área cheia e explorar os espaços que acontecem naturalmente – definiu Roger.
Foi preenchendo esses espaços deixados pela defesa do Inter que o Veranópolis virou o placar em pleno Beira-Rio e venceu por 2 a 1 na sexta rodada do Gauchão.

VELOCIDADE COMO ARMA

Bolaños e Luan opções para o contra-ataque do Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio)


A velocidade imposta pelo Grêmio na última quarta, com Bolaños e Luan móveis na frente, pode se tornar a melhor arma azul diante do rival. Na primeira amostra da dupla, um início promissor:
goleada por 4 a 0 sobre a LDU, com direito a gol do equatoriano e duas assistências do garoto tricolor.

Argel sabe dos pontos fortes gremistas. Mas preferiu não tecer comentários sobre o time de Roger em sua coletiva, também na sexta.

– Não procuro avaliar o rival. A preocupação é com meu time, como vamos jogar, a estratégia. São treinadores há muito tempo à frente das equipes. O Roger conhece muito bem nosso time, e eu, o Grêmio. Estamos preparados para fazer uma grande partida – afirmou.

MISTÉRIO COMO INGREDIENTE

Argel deve manter o padrão de jogo de Inter x Juventude (Foto: Ricardo Duarte/Divulgação Inter)


Com o time praticamente definido, Argel não teria muito a esconder para o Gre-Nal. A única dúvida que paira sobre o Beira-Rio é a presença ou não de Vitinho, recuperado de lesão muscular na coxa direita. O treinador pode escolher o atacante e sacar Andrigo, tornando mais evidente o esquema 4-2-3-1.

Com o jovem meia, Sasha também pode recuar do 4-4-2 e fechar a linha de três meias. Ainda existe a possibilidade de Anderson atuar como volante na vaga de Fabinho, que substituiu o lesionado Fernando Bob contra o Juventude. Dessa forma, Vitinho retornaria à equipe sem sacrificar Andrigo.

O time está definido, tenho convicção. Mas a escalação passarei 45 minutos antes. O importante é ter todos à disposição. Colocarei o que entendo ser melhor para nós neste domingo.
Argel, técnico do Inter

Roger Machado já adiantou que todos os jogadores com condições de atuar vão para campo. O problema é que ao menos quatro dos atuais titulares sequer treinaram desde o jogo contra a LDU. Wallace Oliveira, Giuliano e Fred sentiram problemas físicos e permanecem sem trabalhar com o grupo. Na sexta-feira, Edinho "reforçou" o grupo.

O jogo de xadrez entre os dois treinadores terá mais um ensaio neste sábado, quando o Tricolor treina pela manhã, e o Inter, à tarde. O duelo na Arena está marcado para as 18h30 de domingo. De quem será o xeque-mate?

VEJA TAMBÉM
- TUDO OU NADA NA ARENA! Grêmio convoca a torcida para transformar o estádio em um caldeirão contra o Juventude!
- GRÊMIO ENTRA EM CAMPO CONTRA O JUVENTUDE! Villasanti é dúvida, e torcida espera show na Arena!
- Transmissão, horário e escalações: Grêmio x Juventude, dados SofaScore.






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

20/11/2024





19/11/2024