OFF - Brasileirão tem os piores números desde que passou a ter 20 clubes

Média de gols da edição de 2014 é de 1,09 por partida, a pior desde 2006. Estatísticas são as piores também nas finalizações, dribles e cruzamentos


Fonte: SPORTV

OFF - Brasileirão tem os piores números desde que passou a ter 20 clubes
Jogadores sofrem para marcar gols no Brasileirode 2014 (Foto: Denilton Dias / Futura Press)

O jornal Folha de S.Paulo publicou nesta quarta-feira, através do instituto de pesquisa Datafolha, números alarmantes do Campeonato Brasileiro de 2014, que terminou a 13ª rodada no último fim de semana. A atual edição tem as menores médias de gols, finalizações, dribles e cruzamentos desde 2006, quando a maior competição do futebol nacional passou a ter 20 clubes.

A média de gols do Brasileirão deste ano é de 1,09 gol por jogo, enquanto nos oito anos anteriores sempre foi maior que 1,20, chegando a 1,45 em 2009. As finalizações certas chegam à média de 6,8 por jogo. O índice de dribles é de apenas 8,8 por partida, enquanto até a edição passada sempre foi superior a 10 e em 2006 chegou a 14,4. Os cruzamentos certos chegam à média de apenas 4,4 por partida e os lançamentos certos ficam em 2,7 por duelo, estatística que já chegou a 7,8 em 2006.

- Para ter um problema sistêmico dessa maneira, com tantos clubes, é algo que vem de baixo, de formação. Primeiro que não formamos jogadores com perfis que poderíamos formar, por opção de formar jogadores “tipo exportação”. Não sei se, por exemplo, um “Conca brasileiro” subindo agora teria condição de subir como o Conca subiu na Argentina, um tipo de meia que a gente não produz mais aqui por opção. Ao mesmo tempo temos jogador subindo sem alguns fundamentos. O problema vem de baixo - destacou o jornalista David Butter.

Se existe alguma estatística favorável ao Campeonato Brasileiro de 2014, ela diz respeito aos ataques de Cruzeiro e Fluminense. Pela primeira vez nos últimos 15 anos, os líderes possuem os melhores ataques, com 29 gols marcados pela Raposa e 22 pelo Tricolor carioca.

- Apenas 6,8 finalizações por jogo, isso é muito pobre, muito pouco. Imagina durante 90 minutos, em que você pagar um ingresso caro de Campeonato Brasileiro, e vê apenas sete finalizações certas, realmente é uma média muito baixa. Dribles também despencando. (...) São números que fazem um bom raio-x até aqui do Brasileiro nessas 13 primeiras rodadas. As estatísticas, quando bem usadas, são muito interessantes - afirmou o apresentador do “Redação SporTV” e jornalista André Rizek.

VEJA TAMBÉM
- Grêmio pode firmar parceria com clube português e mira emprestar 6 jogadores
- ETERNIZADO! Grêmio apresenta exposição sobre trajetória do zagueiro Pedro Geromel.
- NOVO TÉCNICO?? Repórter revela técnico favorito nos bastidores do Grêmio






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

24/11/2024




23/11/2024