Gauchão pode mudar fórmula em 2017 para se adaptar à Primeira Liga

Dupla Gre-Nal aceitaria reduzir verba da TV para compensar o Interior


Fonte: Diário Gaúcho

Gauchão pode mudar fórmula em 2017 para se adaptar à Primeira Liga
Novelletto estuda mudança no formato do Gauchão
Foto: Adriana Franciosi / Agencia RBS


Com o provável crescimento da Primeira Liga em 2017, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) estuda mudar a fórmula de disputa do Gauchão. Com a adaptação ao novo torneio, o Estadual exigiria, no máximo, 10 datas da dupla Gre-Nal - oito a menos em relação a este ano.

A possibilidade foi discutida na última terça-feira, em um encontro entre os presidentes Francisco Novelletto, da FGF, Romildo Bolzan, do Grêmio, e Vitorio Piffero, do Inter. A principal mudança no formato seria a disputa da primeira fase apenas com equipes do Interior, com 10 clubes jogando entre si.

Desta forma, os seis melhores avançariam para a segunda etapa, na qual a dupla Gre-Nal entraria no campeonato, que seria jogada em dois quadrangulares com partidas de ida e volta. Assim, os dois primeiros de cada chave se classificariam à semifinal, que, a exemplo da final, seria disputada em dois jogos.

— Ainda estamos numa fase de estudos, não há nada de oficial — esclarece Novelletto.

O presidente da FGF também informa que Piffero e Bolzan aceitariam abrir mão de até metade da cota de TV do Gauchão (hoje, R$ 7,5 milhões para cada clube) para reduzir o número de jogos que a Dupla disputaria.

Isto seria compensado com a receita gerada pelos direitos de transmissão da Primeira Liga, que pode ser ampliada para até 10 datas em 2017, o dobro das cinco previstas para este ano. Assim, a FGF poderia aumentar o valor repassado aos clubes do Interior.

— O pagamento a Grêmio e Inter seria proporcional ao número de jogos. Se vão disputar metade, precisam abrir mão de algum percentual. Se não tiver compensação, uma mudança destas quebraria o futebol do Interior — argumenta Novelletto.

Como ficaria o novo Gauchão:
- Primeira fase com 10 clubes do Interior, que jogariam entre si;
- Os seis melhores avançam para a segunda fase, com Grêmio e Inter;
- A segunda fase seria disputada em dois quadrangulares, com quatro clubes cada, em jogos de ida e volta;
- Os dois melhores de cada chave se enfrentam nas semifinais;
- A semifinal e a final seriam disputadas em jogos de ida e volta;
- A dupla Gre-Nal jogaria, no máximo, 10 jogos, em comparação aos atuais 18 possíveis.

VEJA TAMBÉM
- TRICOLOR DE OLHO NO MERCADO! Laterais, Goleiro e novo comandante são Destaques.
- CASA CHEIA! Grêmio espera recorde de público na Arena para o duelo decisivo contra o Juventude!
- Grêmio deve ter foco total em fugir do Z4 e carimbar vaga na Sul-Americana: não é hora de xingar Renato nem de especular em público novo treinador






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

19/11/2024




18/11/2024