Com bom histórico em competições regionais, Grêmio dá a largada na Primeira Liga

Clube tem um título e duas semifinais nos torneios que serviram de base para a criação da nova Liga Sul-Minas-Rio


Fonte: Diário Gaúcho

Com bom histórico em competições regionais, Grêmio dá a largada na Primeira Liga
Grêmio conquistou a Copa Sul em 1999, no Paraná
Foto: Fernando Gomes / Agencia RBS


O Grêmio dá a largada nesta quinta-feira na busca pela conquista da Primeira Liga, quando visita o Avaí, em Santa Catarina, às 21h45min. A trilha em competições regionais não é nova para o clube. Em um formato diferente, o Grêmio foi campeão da Copa Sul em 1999 — o primeiro título de Ronaldinho como profissional em um time que era treinado por Celso Roth.

Desta vez, a Primeira Liga terá um caráter nacionalizado. Além dos clubes da região sul do Brasil, mineiros e cariocas estão entre os participantes.

A Copa Sul, em 1999, foi a única que não contou com os times de Minas Gerais. O Grêmio ficou no Grupo A, ao lado de Coritiba, Criciúma e Tubarão. Foram seis jogos, em ida e volta, e o time de Roth ficou em segundo no grupo, atrás dos paranaenses.

Houve uma segunda fase, também em grupos — desta vez, de três times. Curiosamente, a chave teve apenas gaúchos: Grêmio, Inter e Juventude. O Tricolor levou a melhor nos critérios de desempate — os três terminaram com cinco pontos — e se classificou à final.

A decisão seria em melhor de três jogos. O primeiro, no Olímpico, foi vencido pelo Grêmio por 2 a 1. O Paraná venceu por 2 a 0 no Couto Pereira e levou a vantagem do empate para o terceiro jogo. No entanto, Ronaldo Alves marcou o gol decisivo no Pinheirão e garantiu o título gremista.

Outras participações

Já como Copa Sul-Minas, o torneio regional teve outras três edições — todas vencidas pelos mineiros. Em 2000, o Grêmio ficou em terceiro em um grupo que tinha Paraná (único classificado), Figueirense e Atlético-MG, e acabou eliminado. O América-MG foi o campeão daquele ano.

Em 2001, a equipe ficou em segundo no grupo, atrás do Coritiba e à frente de Figueirense e América-MG. Classificou-se às semifinais como melhor segundo, mas acabou eliminado pelo Coritiba, que perderia a final para o Cruzeiro.

A última edição, em 2002, teve um modelo diferente. Eram 16 clubes em um modelo semelhante ao Brasileirão da época — primeira fase em turno único, todos contra todos, e os quatro melhores avançavam às semifinais. O Grêmio ficou em terceiro na primeira fase, mas acabou eliminado pelo Atlético-PR na semifinal — o Cruzeiro repetiria o título do ano anterior.

Campanha do Grêmio na Copa Sul 1999

Primeira fase

Grêmio 1x0 Tubarão

Coritiba 2x1 Grêmio

Grêmio 2x0 Criciúma

Criciúma 3x1 Grêmio

Grêmio 3x2 Coritiba

Tubarão 0x2 Grêmio

Segunda fase

Grêmio 4x1 Juventude

Grêmio 1x1 Inter

Juventude 2x2 Grêmio

Inter 2x0 Grêmio

Finais

Grêmio 2x1 Paraná

Paraná 2x0 Grêmio

Paraná 0x1 Grêmio

O time da final:

Danrlei; Zé Carlos, Ronaldo Alves, Scheidt e Roger; Capitão, Fabinho, Goiano e Itaqui (Gavião); Macedo e Zé Alcino (Ronaldinho). Técnico: Celso Roth.

VEJA TAMBÉM
- TRICOLOR DE OLHO NO MERCADO! Laterais, Goleiro e novo comandante são Destaques.
- CASA CHEIA! Grêmio espera recorde de público na Arena para o duelo decisivo contra o Juventude!
- Grêmio deve ter foco total em fugir do Z4 e carimbar vaga na Sul-Americana: não é hora de xingar Renato nem de especular em público novo treinador






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

19/11/2024

18/11/2024